Pensamento visual e inteligência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REM. Revista Escola de Minas (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672001000100013 |
Resumo: | O ensino de Desenho nas escolas brasileiras, nesses últimos anos, raras vezes tem ido além da memorização de seqüências ou algoritmos para solucionar problemas geométricos. Assim, suprimida sua função cultural, o Desenho acabou alijado da escola elementar e média. Contudo pesquisas sobre o funcionamento do cérebro permitem avaliar a importância da expressão gráfica para a formação integral da pessoa. Isto permite concluir que a volta do Desenho à escola deve ser feita em um novo padrão, capaz de estimular as capacidades mentais, utilizando a habilidade manual, a sensibilidade artística e a expressão gráfica para desenvolver a inteligência intuitiva, sem esquecer o lado racional, lógico e seqüencial do cérebro. Esse trabalho mostra alguns exercícios para chegar a esse objetivo, como um primeiro passo para mudar o sistema educacional dentro de um esforço integrado por Psicologia, Pedagogia, Neurociências e professores de Desenho. |
id |
ESCOLADEMINAS-1_36b883ff6f0ac6411da0416816572c9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0370-44672001000100013 |
network_acronym_str |
ESCOLADEMINAS-1 |
network_name_str |
REM. Revista Escola de Minas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pensamento visual e inteligênciaDesenhoInteligência IntuitivaCapacidades MentaisCérebroNeurociênciasO ensino de Desenho nas escolas brasileiras, nesses últimos anos, raras vezes tem ido além da memorização de seqüências ou algoritmos para solucionar problemas geométricos. Assim, suprimida sua função cultural, o Desenho acabou alijado da escola elementar e média. Contudo pesquisas sobre o funcionamento do cérebro permitem avaliar a importância da expressão gráfica para a formação integral da pessoa. Isto permite concluir que a volta do Desenho à escola deve ser feita em um novo padrão, capaz de estimular as capacidades mentais, utilizando a habilidade manual, a sensibilidade artística e a expressão gráfica para desenvolver a inteligência intuitiva, sem esquecer o lado racional, lógico e seqüencial do cérebro. Esse trabalho mostra alguns exercícios para chegar a esse objetivo, como um primeiro passo para mudar o sistema educacional dentro de um esforço integrado por Psicologia, Pedagogia, Neurociências e professores de Desenho.Escola de Minas2001-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672001000100013Rem: Revista Escola de Minas v.54 n.1 2001reponame:REM. Revista Escola de Minas (Online)instname:Escola de Minasinstacron:ESCOLA DE MINAS10.1590/S0370-44672001000100013info:eu-repo/semantics/openAccessMontenegro,Gildo A.por2003-08-21T00:00:00Zoai:scielo:S0370-44672001000100013Revistahttp://www.scielo.br/remhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpeditor@rem.com.br1807-03530370-4467opendoar:2003-08-21T00:00REM. Revista Escola de Minas (Online) - Escola de Minasfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensamento visual e inteligência |
title |
Pensamento visual e inteligência |
spellingShingle |
Pensamento visual e inteligência Montenegro,Gildo A. Desenho Inteligência Intuitiva Capacidades Mentais Cérebro Neurociências |
title_short |
Pensamento visual e inteligência |
title_full |
Pensamento visual e inteligência |
title_fullStr |
Pensamento visual e inteligência |
title_full_unstemmed |
Pensamento visual e inteligência |
title_sort |
Pensamento visual e inteligência |
author |
Montenegro,Gildo A. |
author_facet |
Montenegro,Gildo A. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montenegro,Gildo A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Inteligência Intuitiva Capacidades Mentais Cérebro Neurociências |
topic |
Desenho Inteligência Intuitiva Capacidades Mentais Cérebro Neurociências |
description |
O ensino de Desenho nas escolas brasileiras, nesses últimos anos, raras vezes tem ido além da memorização de seqüências ou algoritmos para solucionar problemas geométricos. Assim, suprimida sua função cultural, o Desenho acabou alijado da escola elementar e média. Contudo pesquisas sobre o funcionamento do cérebro permitem avaliar a importância da expressão gráfica para a formação integral da pessoa. Isto permite concluir que a volta do Desenho à escola deve ser feita em um novo padrão, capaz de estimular as capacidades mentais, utilizando a habilidade manual, a sensibilidade artística e a expressão gráfica para desenvolver a inteligência intuitiva, sem esquecer o lado racional, lógico e seqüencial do cérebro. Esse trabalho mostra alguns exercícios para chegar a esse objetivo, como um primeiro passo para mudar o sistema educacional dentro de um esforço integrado por Psicologia, Pedagogia, Neurociências e professores de Desenho. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672001000100013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672001000100013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0370-44672001000100013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rem: Revista Escola de Minas v.54 n.1 2001 reponame:REM. Revista Escola de Minas (Online) instname:Escola de Minas instacron:ESCOLA DE MINAS |
instname_str |
Escola de Minas |
instacron_str |
ESCOLA DE MINAS |
institution |
ESCOLA DE MINAS |
reponame_str |
REM. Revista Escola de Minas (Online) |
collection |
REM. Revista Escola de Minas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
REM. Revista Escola de Minas (Online) - Escola de Minas |
repository.mail.fl_str_mv |
editor@rem.com.br |
_version_ |
1754122195849707520 |