Avaliação da resistência à torção em parafusos utilizados em implantes - um panorama brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kliauga,Andrea Madeira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silva,Paulo Sergio Carvalho Pereira da, Girodano,Enrico J., Epiphanio,Ivan Della Vale, Canimaga,Celio, Bolfarini,Claudemiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REM. Revista Escola de Minas (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672010000100029
Resumo: Desde 2004, o CCDM realiza ensaios mecânicos em implantes ortopédicos. Os componentes mais utilizados - e conseqüentemente ensaiados - são parafusos, comumente fabricados com aço inoxidável ASTM F138, ou liga de titânio ASTM F136. O objetivo desse trabalho é avaliar os resultados referentes aos ensaios de torção em parafusos metálicos, dando um panorama das propriedades médias dos produtos ensaiados. Tais resultados provieram de material fornecido por 15 fabricantes diferentes, num total de 451 ensaios, que cobriram quase todo o espectro de parafusos utilizados em implantes: ortodontia, parafusos pediculares, parafusos para ossos corticais e esponjosos, parafusos de bloqueio e de ancoragem. A dispersão dos resultados de ângulo de ruptura é elevada. A maioria dos resultados, no entanto, apresenta valores acima do mínimo exigido pela norma ASTM F543.
id ESCOLADEMINAS-1_8fd3aa221e2749bcf51dadff6bf08950
oai_identifier_str oai:scielo:S0370-44672010000100029
network_acronym_str ESCOLADEMINAS-1
network_name_str REM. Revista Escola de Minas (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da resistência à torção em parafusos utilizados em implantes - um panorama brasileiroParafusos para implantes ortopédicosensaios de torçãoDesde 2004, o CCDM realiza ensaios mecânicos em implantes ortopédicos. Os componentes mais utilizados - e conseqüentemente ensaiados - são parafusos, comumente fabricados com aço inoxidável ASTM F138, ou liga de titânio ASTM F136. O objetivo desse trabalho é avaliar os resultados referentes aos ensaios de torção em parafusos metálicos, dando um panorama das propriedades médias dos produtos ensaiados. Tais resultados provieram de material fornecido por 15 fabricantes diferentes, num total de 451 ensaios, que cobriram quase todo o espectro de parafusos utilizados em implantes: ortodontia, parafusos pediculares, parafusos para ossos corticais e esponjosos, parafusos de bloqueio e de ancoragem. A dispersão dos resultados de ângulo de ruptura é elevada. A maioria dos resultados, no entanto, apresenta valores acima do mínimo exigido pela norma ASTM F543.Escola de Minas2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672010000100029Rem: Revista Escola de Minas v.63 n.1 2010reponame:REM. Revista Escola de Minas (Online)instname:Escola de Minasinstacron:ESCOLA DE MINAS10.1590/S0370-44672010000100029info:eu-repo/semantics/openAccessKliauga,Andrea MadeiraSilva,Paulo Sergio Carvalho Pereira daGirodano,Enrico J.Epiphanio,Ivan Della ValeCanimaga,CelioBolfarini,Claudemiropor2010-04-08T00:00:00Zoai:scielo:S0370-44672010000100029Revistahttp://www.scielo.br/remhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpeditor@rem.com.br1807-03530370-4467opendoar:2010-04-08T00:00REM. Revista Escola de Minas (Online) - Escola de Minasfalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da resistência à torção em parafusos utilizados em implantes - um panorama brasileiro
title Avaliação da resistência à torção em parafusos utilizados em implantes - um panorama brasileiro
spellingShingle Avaliação da resistência à torção em parafusos utilizados em implantes - um panorama brasileiro
Kliauga,Andrea Madeira
Parafusos para implantes ortopédicos
ensaios de torção
title_short Avaliação da resistência à torção em parafusos utilizados em implantes - um panorama brasileiro
title_full Avaliação da resistência à torção em parafusos utilizados em implantes - um panorama brasileiro
title_fullStr Avaliação da resistência à torção em parafusos utilizados em implantes - um panorama brasileiro
title_full_unstemmed Avaliação da resistência à torção em parafusos utilizados em implantes - um panorama brasileiro
title_sort Avaliação da resistência à torção em parafusos utilizados em implantes - um panorama brasileiro
author Kliauga,Andrea Madeira
author_facet Kliauga,Andrea Madeira
Silva,Paulo Sergio Carvalho Pereira da
Girodano,Enrico J.
Epiphanio,Ivan Della Vale
Canimaga,Celio
Bolfarini,Claudemiro
author_role author
author2 Silva,Paulo Sergio Carvalho Pereira da
Girodano,Enrico J.
Epiphanio,Ivan Della Vale
Canimaga,Celio
Bolfarini,Claudemiro
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kliauga,Andrea Madeira
Silva,Paulo Sergio Carvalho Pereira da
Girodano,Enrico J.
Epiphanio,Ivan Della Vale
Canimaga,Celio
Bolfarini,Claudemiro
dc.subject.por.fl_str_mv Parafusos para implantes ortopédicos
ensaios de torção
topic Parafusos para implantes ortopédicos
ensaios de torção
description Desde 2004, o CCDM realiza ensaios mecânicos em implantes ortopédicos. Os componentes mais utilizados - e conseqüentemente ensaiados - são parafusos, comumente fabricados com aço inoxidável ASTM F138, ou liga de titânio ASTM F136. O objetivo desse trabalho é avaliar os resultados referentes aos ensaios de torção em parafusos metálicos, dando um panorama das propriedades médias dos produtos ensaiados. Tais resultados provieram de material fornecido por 15 fabricantes diferentes, num total de 451 ensaios, que cobriram quase todo o espectro de parafusos utilizados em implantes: ortodontia, parafusos pediculares, parafusos para ossos corticais e esponjosos, parafusos de bloqueio e de ancoragem. A dispersão dos resultados de ângulo de ruptura é elevada. A maioria dos resultados, no entanto, apresenta valores acima do mínimo exigido pela norma ASTM F543.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672010000100029
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672010000100029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0370-44672010000100029
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Minas
publisher.none.fl_str_mv Escola de Minas
dc.source.none.fl_str_mv Rem: Revista Escola de Minas v.63 n.1 2010
reponame:REM. Revista Escola de Minas (Online)
instname:Escola de Minas
instacron:ESCOLA DE MINAS
instname_str Escola de Minas
instacron_str ESCOLA DE MINAS
institution ESCOLA DE MINAS
reponame_str REM. Revista Escola de Minas (Online)
collection REM. Revista Escola de Minas (Online)
repository.name.fl_str_mv REM. Revista Escola de Minas (Online) - Escola de Minas
repository.mail.fl_str_mv editor@rem.com.br
_version_ 1754122197821030400