Concentração administrativa: fator de melhoria da efetividade das Forças Armadas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) |
Texto Completo: | https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1214 |
Resumo: | Apesar do interesse recente que a questão dos serviços compartilhados vem despertando nas organizações, que se veem diante do desafio de cumprir com eficiência e eficácia os seus objetivos organizacionais, ainda há poucos exemplos práticos da implantação de centros de serviços compartilhados no âmbito do serviço público brasileiro. O que motivou a realização deste estudo foram os objetivos principais pertinentes à implantação de um modelo de serviços compartilhados, visando a sua aplicação no âmbito do Ministério da Defesa, uma vez que tais objetivos consistem em minimizar as despesas gerais e de administração; liberar recursos estratégicos de gestão das unidades de negócio para atuarem diretamente nas atividades finalísticas da organização; e criar massa crítica para as atividades de apoio, que passam a ter uma gestão mais experiente e profissional. O presente estudo busca aprofundar-se no tema concentração administrativa com base nas referências bibliográficas pertinentes aos centros de serviços compartilhados, apresenta diversos exemplos práticos de operação de serviços compartilhados no âmbito da iniciativa privada e do serviço público, e ressalta a relevância da governança como pré-requisito para a sua implantação. Por fim, investiga e compara as bases estabelecidas por Schulman et al. (1999), que estabelece critérios para a verificação da adequabilidade do modelo para uma determinada organização, e a realidade do Ministério da Defesa e discute as consequências práticas dessas observações para a sua gestão. Os resultados da análise sugerem que o ambiente de serviços compartilhados é apropriado para o referido Ministério. |
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Concentração administrativa: fator de melhoria da efetividade das Forças ArmadasGovernança públicaForças Armadas - BrasilMinistério da DefesaAdministração públicaApesar do interesse recente que a questão dos serviços compartilhados vem despertando nas organizações, que se veem diante do desafio de cumprir com eficiência e eficácia os seus objetivos organizacionais, ainda há poucos exemplos práticos da implantação de centros de serviços compartilhados no âmbito do serviço público brasileiro. O que motivou a realização deste estudo foram os objetivos principais pertinentes à implantação de um modelo de serviços compartilhados, visando a sua aplicação no âmbito do Ministério da Defesa, uma vez que tais objetivos consistem em minimizar as despesas gerais e de administração; liberar recursos estratégicos de gestão das unidades de negócio para atuarem diretamente nas atividades finalísticas da organização; e criar massa crítica para as atividades de apoio, que passam a ter uma gestão mais experiente e profissional. O presente estudo busca aprofundar-se no tema concentração administrativa com base nas referências bibliográficas pertinentes aos centros de serviços compartilhados, apresenta diversos exemplos práticos de operação de serviços compartilhados no âmbito da iniciativa privada e do serviço público, e ressalta a relevância da governança como pré-requisito para a sua implantação. Por fim, investiga e compara as bases estabelecidas por Schulman et al. (1999), que estabelece critérios para a verificação da adequabilidade do modelo para uma determinada organização, e a realidade do Ministério da Defesa e discute as consequências práticas dessas observações para a sua gestão. Os resultados da análise sugerem que o ambiente de serviços compartilhados é apropriado para o referido Ministério.Shared services have recently aroused interest in different organizations seeing that they find themselves facing the challenge of fulfilling their organizational objectives in an efficient and effective way. But despite this fact, there are only a very few practical examples of the implementation of shared service centers within the Brazilian civil service. The motivation for this present study was raised up by the main objectives which are relevant to the implementation of the shared services model. These objectives consist of minimizing overheads and administration as well as releasing strategic resources of the business unit management. These resources will act directly on the end activities of the organization and consequently will create critical mass to the backup activities, which, as a result, will profit from a more experienced and professional management. Therefore the application of these objectives within the Ministry of Defence is of significant importance. This present study seeks a more in depth understanding of the theme of administrative concentration based on bibliography relevant to the shared service centers. It also presents several practical examples of shared service operations within the private sector and the public service, as well as underlines the importance of governance as a pre-requisite for its implementation. Finally, this study investigates and compares the foundations laid by Schulman et al. (1999) establishing criteria for checking the suitability of this model for a given organization, while also taking into consideration the reality of the Ministry of Defence. It also discusses the practical consequences in the implementation of these observations. The result of the analysis suggests that the shared services environment is suitable for the above mentioned Ministry.Escola Superior de Guerra (Campus Rio de Janeiro)Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE)Fiuza, José Fernando CruzNogueira, Alexandre Santana2021-02-22T00:23:04Z2021-02-22T00:23:04Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.esg.br/handle/123456789/1214porreponame:Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG)instname:Escola Superior de Guerra (ESG)instacron:ESGinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-22T09:25:13Zoai:repositorio.esg.br:123456789/1214Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.esg.brpatricia.ajus@esg.bropendoar:2021-02-22T09:25:13Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) - Escola Superior de Guerra (ESG)false |
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