Publicidade: o corpo modificado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/4 |
Resumo: | Neste artigo, resultado parcial de uma pesquisa a respeito do imaginário do corpo na publicidade brasileira, analisamos alguns aspectos da representação de corpo em anúncios de clínicas de estética e de cirurgia plástica e também em depoimentos veiculados em revistas do mercado editorial brasileiro em janeiro e fevereiro de 2004. Nos referidos anúncios, identificamos uma desqualificação do corpo "natural" e uma necessidade de modificá-lo por meio de cirurgias. Também identificamos que a publicidade, associando os discursos médico e tecnológico, propõe um novo paradigma de corpo. Palavras-chaves: corpo, cirurgia, publicidade. ABSTRACT In this article, as apartial result of a research on the imaginary body in the Brazilian advertisement, we analyzed some aspects of body representation in advertising for a esthetic and lastic surgery clinics and also in narratives published in some magazines from the Brazilian editorial market during January and February of 2004. In the referred group of advertising, we identified the existence of a negative qualification of "natural" body and a necessity of modijying it through surgery. We also identified that the advertisement, associating the medical and technological discourses, proposes a new body paradigm. Keywords: body, cirurgic intervention, advertising. |
id |
ESPM-3_3a1c62091787d84bc1a4072be5872cbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/4 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Publicidade: o corpo modificadoNeste artigo, resultado parcial de uma pesquisa a respeito do imaginário do corpo na publicidade brasileira, analisamos alguns aspectos da representação de corpo em anúncios de clínicas de estética e de cirurgia plástica e também em depoimentos veiculados em revistas do mercado editorial brasileiro em janeiro e fevereiro de 2004. Nos referidos anúncios, identificamos uma desqualificação do corpo "natural" e uma necessidade de modificá-lo por meio de cirurgias. Também identificamos que a publicidade, associando os discursos médico e tecnológico, propõe um novo paradigma de corpo. Palavras-chaves: corpo, cirurgia, publicidade. ABSTRACT In this article, as apartial result of a research on the imaginary body in the Brazilian advertisement, we analyzed some aspects of body representation in advertising for a esthetic and lastic surgery clinics and also in narratives published in some magazines from the Brazilian editorial market during January and February of 2004. In the referred group of advertising, we identified the existence of a negative qualification of "natural" body and a necessity of modijying it through surgery. We also identified that the advertisement, associating the medical and technological discourses, proposes a new body paradigm. Keywords: body, cirurgic intervention, advertising.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/410.18568/cmc.v1i1.4Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 1 No. 1 (2004): Corpo e sexualidade na mídia; 52-62Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 1 Núm. 1 (2004): Corpo e sexualidade na mídia; 52-62Comunicação Mídia e Consumo; v. 1 n. 1 (2004): Corpo e sexualidade na mídia; 52-621983-707010.18568/cmc.v1i1reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/4/4Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHoff, Tânia Márcia Cezar2012-04-11T19:48:18Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/4Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:48:18Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Publicidade: o corpo modificado |
title |
Publicidade: o corpo modificado |
spellingShingle |
Publicidade: o corpo modificado Hoff, Tânia Márcia Cezar |
title_short |
Publicidade: o corpo modificado |
title_full |
Publicidade: o corpo modificado |
title_fullStr |
Publicidade: o corpo modificado |
title_full_unstemmed |
Publicidade: o corpo modificado |
title_sort |
Publicidade: o corpo modificado |
author |
Hoff, Tânia Márcia Cezar |
author_facet |
Hoff, Tânia Márcia Cezar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hoff, Tânia Márcia Cezar |
description |
Neste artigo, resultado parcial de uma pesquisa a respeito do imaginário do corpo na publicidade brasileira, analisamos alguns aspectos da representação de corpo em anúncios de clínicas de estética e de cirurgia plástica e também em depoimentos veiculados em revistas do mercado editorial brasileiro em janeiro e fevereiro de 2004. Nos referidos anúncios, identificamos uma desqualificação do corpo "natural" e uma necessidade de modificá-lo por meio de cirurgias. Também identificamos que a publicidade, associando os discursos médico e tecnológico, propõe um novo paradigma de corpo. Palavras-chaves: corpo, cirurgia, publicidade. ABSTRACT In this article, as apartial result of a research on the imaginary body in the Brazilian advertisement, we analyzed some aspects of body representation in advertising for a esthetic and lastic surgery clinics and also in narratives published in some magazines from the Brazilian editorial market during January and February of 2004. In the referred group of advertising, we identified the existence of a negative qualification of "natural" body and a necessity of modijying it through surgery. We also identified that the advertisement, associating the medical and technological discourses, proposes a new body paradigm. Keywords: body, cirurgic intervention, advertising. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/4 10.18568/cmc.v1i1.4 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/4 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v1i1.4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/4/4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 1 No. 1 (2004): Corpo e sexualidade na mídia; 52-62 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 1 Núm. 1 (2004): Corpo e sexualidade na mídia; 52-62 Comunicação Mídia e Consumo; v. 1 n. 1 (2004): Corpo e sexualidade na mídia; 52-62 1983-7070 10.18568/cmc.v1i1 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890298572570624 |