Repensar a comunicação comunitária a partir da filosofia africana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2483 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a estabelecer um diálogo teórico sul-sul entre as concepções contemporâneas da noção de comum e de comunicação comunitária. Parte de uma revisão bibliográfica narrativa sobre o tema, enfocando nas contribuições de Muniz Sodré e Raquel Paiva Paiva, mas também abordando outros autores ocidentais e latino-americanos. Logo, apresenta e reflexiona sobre a filosofia africana do comum, o Ubu-ntu, explicitando suas principais características. Por fim, argumenta a potência do Ubu-ntu para repensar e aprofundar os estudos de comunicação comunitária, a partir do sul global. |
id |
ESPM-3_3ee53eb22fa186a8937350ccf1bfd786 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/2483 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Repensar a comunicação comunitária a partir da filosofia africanaEste trabalho se propõe a estabelecer um diálogo teórico sul-sul entre as concepções contemporâneas da noção de comum e de comunicação comunitária. Parte de uma revisão bibliográfica narrativa sobre o tema, enfocando nas contribuições de Muniz Sodré e Raquel Paiva Paiva, mas também abordando outros autores ocidentais e latino-americanos. Logo, apresenta e reflexiona sobre a filosofia africana do comum, o Ubu-ntu, explicitando suas principais características. Por fim, argumenta a potência do Ubu-ntu para repensar e aprofundar os estudos de comunicação comunitária, a partir do sul global.Escola Superior de Propaganda e Marketing2021-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/248310.18568/cmc.v18i52.2483Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 18 No. 52 (2021): MAIO/AGOSTOComunicação Mídia e Consumo; Vol. 18 Núm. 52 (2021): MAIO/AGOSTOComunicação Mídia e Consumo; v. 18 n. 52 (2021): MAIO/AGOSTO1983-707010.18568/cmc.v18i52reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporenghttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2483/pdf_1https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2483/pdfCopyright (c) 2021 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes de Sousa, Ana Lúcia2022-06-22T13:42:19Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/2483Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2022-06-22T13:42:19Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repensar a comunicação comunitária a partir da filosofia africana |
title |
Repensar a comunicação comunitária a partir da filosofia africana |
spellingShingle |
Repensar a comunicação comunitária a partir da filosofia africana Nunes de Sousa, Ana Lúcia |
title_short |
Repensar a comunicação comunitária a partir da filosofia africana |
title_full |
Repensar a comunicação comunitária a partir da filosofia africana |
title_fullStr |
Repensar a comunicação comunitária a partir da filosofia africana |
title_full_unstemmed |
Repensar a comunicação comunitária a partir da filosofia africana |
title_sort |
Repensar a comunicação comunitária a partir da filosofia africana |
author |
Nunes de Sousa, Ana Lúcia |
author_facet |
Nunes de Sousa, Ana Lúcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes de Sousa, Ana Lúcia |
description |
Este trabalho se propõe a estabelecer um diálogo teórico sul-sul entre as concepções contemporâneas da noção de comum e de comunicação comunitária. Parte de uma revisão bibliográfica narrativa sobre o tema, enfocando nas contribuições de Muniz Sodré e Raquel Paiva Paiva, mas também abordando outros autores ocidentais e latino-americanos. Logo, apresenta e reflexiona sobre a filosofia africana do comum, o Ubu-ntu, explicitando suas principais características. Por fim, argumenta a potência do Ubu-ntu para repensar e aprofundar os estudos de comunicação comunitária, a partir do sul global. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2483 10.18568/cmc.v18i52.2483 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2483 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v18i52.2483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2483/pdf_1 https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2483/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 18 No. 52 (2021): MAIO/AGOSTO Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 18 Núm. 52 (2021): MAIO/AGOSTO Comunicação Mídia e Consumo; v. 18 n. 52 (2021): MAIO/AGOSTO 1983-7070 10.18568/cmc.v18i52 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890300939206656 |