A criação de identidades virtuais através das linguagens digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matuck, Artur
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Meucci, Artur
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/41
Resumo: Este artigo trata do processo de construção identitária na Internet no que se convencionou chamar de ciberespaço e tem como seu objeto os recursos textuais e estéticos utilizados na criação, construção e divulgação de identidades virtuais, por meio de blogs, fotologs e comunidades virtuais como o Orkut. Na análise dessas identidades virtuais enfatizamos os aspectos estéticos, psicológicos, sociais e culturais. Tanto os processos de autodefinição como os de alo-definição desses indivíduos emergentes no ciberespaço foram abordados no sentido de esclarecer a complexidade semiótica envolvida. Palavras-chave: Identidade; estética; autodefinição; alo-definição; linguagens digitais. ABSTRACT This paper deals with the process of identity construction in the Internet in what is conventionally known as cyberspace. Its objects of analysis are the textual and aesthetic resources used in the creation, construction and dissemination of virtual identities through blogs, flogs and virtual communities such as Orkut. In analyzing these virtual identities, we emphasize their aesthetic, psychological, social and cultural aspects. Processes of self-definition and outer-definition of emergent individuals in cyberspace are approached in order to clarify the semiotic complexity involved. Keywords: Identity; aesthetics; self-definition; outer-definition; digital languages.
id ESPM-3_d815b74e1e55250885ed36f3dd47dd85
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/41
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling A criação de identidades virtuais através das linguagens digitaisEste artigo trata do processo de construção identitária na Internet no que se convencionou chamar de ciberespaço e tem como seu objeto os recursos textuais e estéticos utilizados na criação, construção e divulgação de identidades virtuais, por meio de blogs, fotologs e comunidades virtuais como o Orkut. Na análise dessas identidades virtuais enfatizamos os aspectos estéticos, psicológicos, sociais e culturais. Tanto os processos de autodefinição como os de alo-definição desses indivíduos emergentes no ciberespaço foram abordados no sentido de esclarecer a complexidade semiótica envolvida. Palavras-chave: Identidade; estética; autodefinição; alo-definição; linguagens digitais. ABSTRACT This paper deals with the process of identity construction in the Internet in what is conventionally known as cyberspace. Its objects of analysis are the textual and aesthetic resources used in the creation, construction and dissemination of virtual identities through blogs, flogs and virtual communities such as Orkut. In analyzing these virtual identities, we emphasize their aesthetic, psychological, social and cultural aspects. Processes of self-definition and outer-definition of emergent individuals in cyberspace are approached in order to clarify the semiotic complexity involved. Keywords: Identity; aesthetics; self-definition; outer-definition; digital languages.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/4110.18568/cmc.v2i4.41Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 No. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 157-182Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 Núm. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 157-182Comunicação Mídia e Consumo; v. 2 n. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 157-1821983-707010.18568/cmc.v2i4reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/41/41https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/41/42Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatuck, ArturMeucci, Artur2012-04-11T19:49:50Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/41Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:49:50Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv A criação de identidades virtuais através das linguagens digitais
title A criação de identidades virtuais através das linguagens digitais
spellingShingle A criação de identidades virtuais através das linguagens digitais
Matuck, Artur
title_short A criação de identidades virtuais através das linguagens digitais
title_full A criação de identidades virtuais através das linguagens digitais
title_fullStr A criação de identidades virtuais através das linguagens digitais
title_full_unstemmed A criação de identidades virtuais através das linguagens digitais
title_sort A criação de identidades virtuais através das linguagens digitais
author Matuck, Artur
author_facet Matuck, Artur
Meucci, Artur
author_role author
author2 Meucci, Artur
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matuck, Artur
Meucci, Artur
description Este artigo trata do processo de construção identitária na Internet no que se convencionou chamar de ciberespaço e tem como seu objeto os recursos textuais e estéticos utilizados na criação, construção e divulgação de identidades virtuais, por meio de blogs, fotologs e comunidades virtuais como o Orkut. Na análise dessas identidades virtuais enfatizamos os aspectos estéticos, psicológicos, sociais e culturais. Tanto os processos de autodefinição como os de alo-definição desses indivíduos emergentes no ciberespaço foram abordados no sentido de esclarecer a complexidade semiótica envolvida. Palavras-chave: Identidade; estética; autodefinição; alo-definição; linguagens digitais. ABSTRACT This paper deals with the process of identity construction in the Internet in what is conventionally known as cyberspace. Its objects of analysis are the textual and aesthetic resources used in the creation, construction and dissemination of virtual identities through blogs, flogs and virtual communities such as Orkut. In analyzing these virtual identities, we emphasize their aesthetic, psychological, social and cultural aspects. Processes of self-definition and outer-definition of emergent individuals in cyberspace are approached in order to clarify the semiotic complexity involved. Keywords: Identity; aesthetics; self-definition; outer-definition; digital languages.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/41
10.18568/cmc.v2i4.41
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/41
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v2i4.41
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/41/41
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/41/42
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 No. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 157-182
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 Núm. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 157-182
Comunicação Mídia e Consumo; v. 2 n. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 157-182
1983-7070
10.18568/cmc.v2i4
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890298624999424