Economia criativa e turismo em áreas patrimoniais: processos e relacionamentos no Centro Histórico de São Luís, Maranhão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogo com a Economia Criativa |
Texto Completo: | https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/394 |
Resumo: | Na contemporaneidade, o interesse pelo patrimônio cultural em suas múltiplas vertentes acentua a implantação de projetos de valorização e revitalização de áreas urbanas e patrimoniais como foco nos processos de inovação, nas indústrias criativas e na articulação entre os distintos atores sociais. O objetivo principal do artigo consiste em promover uma discussão teórica e inicial sobre as ações de fomento aos setores criativos na área patrimonial da cidade de São Luís, bem como tecer reflexões em torno da valorização do centro histórico com o turismo cultural e criativo. A metodologia adotada consistiu numa abordagem qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica e documental sobre as ações governamentais de fomento aos setores criativos no centro histórico de São Luís, com vistas a compreender os processos e os relacionamentos relacionados ao empresariamento urbano da área patrimonial e seu agenciamento por meio dos setores criativos em articulação com o turismo cultural. O centro histórico de São Luís apresenta algumas ações convergentes de estímulo aos setores criativos, o que nos leva a afirmar que a área dispõe de atratividade para fortalecer os setores culturais e promover ações compartilhadas de valorização dos sabres e fazeres tradicionais como vias para o desenvolvimento. Ressaltamos a necessidade de captação de negócios comunitários inclusivos nas áreas das culturas populares e da gestão de governança que possa articular os diferentes atores sociais- governos, classe criativa e comunidades em torno de objetivos comuns. |
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Economia criativa e turismo em áreas patrimoniais: processos e relacionamentos no Centro Histórico de São Luís, MaranhãoNa contemporaneidade, o interesse pelo patrimônio cultural em suas múltiplas vertentes acentua a implantação de projetos de valorização e revitalização de áreas urbanas e patrimoniais como foco nos processos de inovação, nas indústrias criativas e na articulação entre os distintos atores sociais. O objetivo principal do artigo consiste em promover uma discussão teórica e inicial sobre as ações de fomento aos setores criativos na área patrimonial da cidade de São Luís, bem como tecer reflexões em torno da valorização do centro histórico com o turismo cultural e criativo. A metodologia adotada consistiu numa abordagem qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica e documental sobre as ações governamentais de fomento aos setores criativos no centro histórico de São Luís, com vistas a compreender os processos e os relacionamentos relacionados ao empresariamento urbano da área patrimonial e seu agenciamento por meio dos setores criativos em articulação com o turismo cultural. O centro histórico de São Luís apresenta algumas ações convergentes de estímulo aos setores criativos, o que nos leva a afirmar que a área dispõe de atratividade para fortalecer os setores culturais e promover ações compartilhadas de valorização dos sabres e fazeres tradicionais como vias para o desenvolvimento. Ressaltamos a necessidade de captação de negócios comunitários inclusivos nas áreas das culturas populares e da gestão de governança que possa articular os diferentes atores sociais- governos, classe criativa e comunidades em torno de objetivos comuns.Escola Superior de Propaganda e Marketing2022-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/39410.22398/2525-2828.7199-27Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 7 No. 19 (2022); 9-27Diálogo com a Economia Criativa; v. 7 n. 19 (2022); 9-272525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/394/pdfCopyright (c) 2022 Karoliny Diniz Carvalhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Karoliny Diniz2023-02-03T14:16:32Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/394Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2023-02-03T14:16:32Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
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