Identificação e exploração de oportunidades internacionais: estudo de caso Cecilia Prado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Veronica Bidart de Castro Nelson
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Mylena Vicente da Rocha de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogo com a Economia Criativa
Texto Completo: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/202
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de identificação e exploração de oportunidades internacionais de uma empresa brasileira da indústria criativa, atuante no mercado de moda feminina, mais precisamente em peças hand made de tricô, na implementação da sua estratégia de internacionalização. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com a utilização de estudo de caso único e coleta de dados por meio de entrevistas em profundidade e pesquisa documental. Os resultados obtidos permitem observar que o modelo de identificação e exploração de oportunidades, desenvolvido por Lumpkin e Hills (2001), pode ser aplicado nas estratégias de internacionalização de empresas, conforme análise realizada no caso Cecilia Prado. Todas as etapas do modelo, identificação de fontes de oportunidades e gaps de mercado, busca por informações, identificação, avaliação e desenvolvimento da oportunidade foram identificadas no primeiro movimento internacional da empresa. Os conhecimentos, aprendizados e relacionamentos com agentes no Brasil e no exterior foram essenciais para a empresa no processo de desenvolvimento de novas capacidades e competências empresariais que garantiram a Cecilia Prado não somente identificar e explorar oportunidades internacionais, bem como maximizar a criação e a entrega de valor superior para o mercado de moda mundial.
id ESPM-4_c372e93a5a1dec29bec8ef3e878673ad
oai_identifier_str oai:ojs.dialogo.espm.br:article/202
network_acronym_str ESPM-4
network_name_str Diálogo com a Economia Criativa
repository_id_str
spelling Identificação e exploração de oportunidades internacionais: estudo de caso Cecilia PradoO presente estudo tem como objetivo analisar o processo de identificação e exploração de oportunidades internacionais de uma empresa brasileira da indústria criativa, atuante no mercado de moda feminina, mais precisamente em peças hand made de tricô, na implementação da sua estratégia de internacionalização. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com a utilização de estudo de caso único e coleta de dados por meio de entrevistas em profundidade e pesquisa documental. Os resultados obtidos permitem observar que o modelo de identificação e exploração de oportunidades, desenvolvido por Lumpkin e Hills (2001), pode ser aplicado nas estratégias de internacionalização de empresas, conforme análise realizada no caso Cecilia Prado. Todas as etapas do modelo, identificação de fontes de oportunidades e gaps de mercado, busca por informações, identificação, avaliação e desenvolvimento da oportunidade foram identificadas no primeiro movimento internacional da empresa. Os conhecimentos, aprendizados e relacionamentos com agentes no Brasil e no exterior foram essenciais para a empresa no processo de desenvolvimento de novas capacidades e competências empresariais que garantiram a Cecilia Prado não somente identificar e explorar oportunidades internacionais, bem como maximizar a criação e a entrega de valor superior para o mercado de moda mundial.Escola Superior de Propaganda e Marketing2019-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/20210.22398/2525-2828.24%pJournal Dialogue with Creative Economy; Vol. 2 No. 4 (2017)Diálogo com a Economia Criativa; v. 2 n. 4 (2017)2525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/202/177Copyright (c) 2019 Veronica Bidart de Castro Nelson Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Veronica Bidart de Castro NelsonOliveira, Mylena Vicente da Rocha de2019-03-13T15:24:47Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/202Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2019-03-13T15:24:47Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificação e exploração de oportunidades internacionais: estudo de caso Cecilia Prado
title Identificação e exploração de oportunidades internacionais: estudo de caso Cecilia Prado
spellingShingle Identificação e exploração de oportunidades internacionais: estudo de caso Cecilia Prado
Machado, Veronica Bidart de Castro Nelson
title_short Identificação e exploração de oportunidades internacionais: estudo de caso Cecilia Prado
title_full Identificação e exploração de oportunidades internacionais: estudo de caso Cecilia Prado
title_fullStr Identificação e exploração de oportunidades internacionais: estudo de caso Cecilia Prado
title_full_unstemmed Identificação e exploração de oportunidades internacionais: estudo de caso Cecilia Prado
title_sort Identificação e exploração de oportunidades internacionais: estudo de caso Cecilia Prado
author Machado, Veronica Bidart de Castro Nelson
author_facet Machado, Veronica Bidart de Castro Nelson
Oliveira, Mylena Vicente da Rocha de
author_role author
author2 Oliveira, Mylena Vicente da Rocha de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Veronica Bidart de Castro Nelson
Oliveira, Mylena Vicente da Rocha de
description O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de identificação e exploração de oportunidades internacionais de uma empresa brasileira da indústria criativa, atuante no mercado de moda feminina, mais precisamente em peças hand made de tricô, na implementação da sua estratégia de internacionalização. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com a utilização de estudo de caso único e coleta de dados por meio de entrevistas em profundidade e pesquisa documental. Os resultados obtidos permitem observar que o modelo de identificação e exploração de oportunidades, desenvolvido por Lumpkin e Hills (2001), pode ser aplicado nas estratégias de internacionalização de empresas, conforme análise realizada no caso Cecilia Prado. Todas as etapas do modelo, identificação de fontes de oportunidades e gaps de mercado, busca por informações, identificação, avaliação e desenvolvimento da oportunidade foram identificadas no primeiro movimento internacional da empresa. Os conhecimentos, aprendizados e relacionamentos com agentes no Brasil e no exterior foram essenciais para a empresa no processo de desenvolvimento de novas capacidades e competências empresariais que garantiram a Cecilia Prado não somente identificar e explorar oportunidades internacionais, bem como maximizar a criação e a entrega de valor superior para o mercado de moda mundial.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/202
10.22398/2525-2828.24%p
url https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/202
identifier_str_mv 10.22398/2525-2828.24%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/202/177
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Veronica Bidart de Castro Nelson Machado
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Veronica Bidart de Castro Nelson Machado
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 2 No. 4 (2017)
Diálogo com a Economia Criativa; v. 2 n. 4 (2017)
2525-2828
reponame:Diálogo com a Economia Criativa
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Diálogo com a Economia Criativa
collection Diálogo com a Economia Criativa
repository.name.fl_str_mv Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadcec-rj@espm.br
_version_ 1797231689182740481