Exigências metodológicas da virada hermenêutica para a educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adams, Adair
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Junges, Fábio César
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Protestantismo em Revista
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2009
Resumo: Considerando a reviravolta provocada pela hermenêutica em várias áreas do pensamento, em especial no âmbito das ciências humanas, o presente artigo a descreve na educação, enquanto filosofia hermenêutica e hermenêutica filosófica, com seus princípios de justificação e elementos organizadores. Esses elementos organizadores compreensivos na educação levam a interpretar o presente como uma época da razão educativa hermenêutica. Ao apresentar a virada hermenêutica contemporânea, o artigo remonta a pressupostos do modo de operar e do horizonte geral da educação. Pensar a educação a partir da hermenêutica significa repensar seus pressupostos, seu limites, suas condições, sua estrutura, como condição do ser e fazer educação na compreensão de mundo do século XXI.
id EST-3_cc8a5e4e75ddf7b74a04b2a360761927
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/2009
network_acronym_str EST-3
network_name_str Protestantismo em Revista
repository_id_str
spelling Exigências metodológicas da virada hermenêutica para a educaçãoMethodological requirements of hermeneutics turn for educationEducaçãoVirada hermenêutica; Educação; ConhecimentoEducationHermeneutical Turn; Education; KnowledgeConsiderando a reviravolta provocada pela hermenêutica em várias áreas do pensamento, em especial no âmbito das ciências humanas, o presente artigo a descreve na educação, enquanto filosofia hermenêutica e hermenêutica filosófica, com seus princípios de justificação e elementos organizadores. Esses elementos organizadores compreensivos na educação levam a interpretar o presente como uma época da razão educativa hermenêutica. Ao apresentar a virada hermenêutica contemporânea, o artigo remonta a pressupostos do modo de operar e do horizonte geral da educação. Pensar a educação a partir da hermenêutica significa repensar seus pressupostos, seu limites, suas condições, sua estrutura, como condição do ser e fazer educação na compreensão de mundo do século XXI.Considering the turnabout caused by hermeneutics in several areas of thought, particularly within the humanities, this paper develops it in education, as hermeneutical philosophy and philosophical hermeneutics, as its principles of justification and organizing elements. This comprehensive organizing element in education leads to interpret the present as a time of the educational hermeneutics reason. In presenting the contemporary turn of hermeneutics, the article goes on assumptions of how to operate and the general horizon of education. Thinking about education from the hermeneutics means rethinking its assumptions, its limits, its conditions, its structure, as a condition of being and doing education in the understanding of XXI’s century world.Faculdades ESTAdams, AdairJunges, Fábio César2014-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/200910.22351/nepp.v20i0.2009Protestantismo em Revista; v. 20 (2009): Dossiê Desafios na Educação: Profissionalização Docente; 65-701678-64081678-640810.22351/nepp.v20i0reponame:Protestantismo em Revistainstname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2009/1924info:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-16T14:17:29Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/2009Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepphttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/oai||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br1678-64081678-6408opendoar:2014-10-16T14:17:29Protestantismo em Revista - Faculdades ESTfalse
dc.title.none.fl_str_mv Exigências metodológicas da virada hermenêutica para a educação
Methodological requirements of hermeneutics turn for education
title Exigências metodológicas da virada hermenêutica para a educação
spellingShingle Exigências metodológicas da virada hermenêutica para a educação
Adams, Adair
Educação
Virada hermenêutica; Educação; Conhecimento
Education
Hermeneutical Turn; Education; Knowledge
title_short Exigências metodológicas da virada hermenêutica para a educação
title_full Exigências metodológicas da virada hermenêutica para a educação
title_fullStr Exigências metodológicas da virada hermenêutica para a educação
title_full_unstemmed Exigências metodológicas da virada hermenêutica para a educação
title_sort Exigências metodológicas da virada hermenêutica para a educação
author Adams, Adair
author_facet Adams, Adair
Junges, Fábio César
author_role author
author2 Junges, Fábio César
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Adams, Adair
Junges, Fábio César
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Virada hermenêutica; Educação; Conhecimento
Education
Hermeneutical Turn; Education; Knowledge
topic Educação
Virada hermenêutica; Educação; Conhecimento
Education
Hermeneutical Turn; Education; Knowledge
description Considerando a reviravolta provocada pela hermenêutica em várias áreas do pensamento, em especial no âmbito das ciências humanas, o presente artigo a descreve na educação, enquanto filosofia hermenêutica e hermenêutica filosófica, com seus princípios de justificação e elementos organizadores. Esses elementos organizadores compreensivos na educação levam a interpretar o presente como uma época da razão educativa hermenêutica. Ao apresentar a virada hermenêutica contemporânea, o artigo remonta a pressupostos do modo de operar e do horizonte geral da educação. Pensar a educação a partir da hermenêutica significa repensar seus pressupostos, seu limites, suas condições, sua estrutura, como condição do ser e fazer educação na compreensão de mundo do século XXI.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2009
10.22351/nepp.v20i0.2009
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2009
identifier_str_mv 10.22351/nepp.v20i0.2009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2009/1924
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv Protestantismo em Revista; v. 20 (2009): Dossiê Desafios na Educação: Profissionalização Docente; 65-70
1678-6408
1678-6408
10.22351/nepp.v20i0
reponame:Protestantismo em Revista
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Protestantismo em Revista
collection Protestantismo em Revista
repository.name.fl_str_mv Protestantismo em Revista - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv ||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1754122302660804608