Exigências metodológicas da virada hermenêutica para a educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Protestantismo em Revista |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2009 |
Resumo: | Considerando a reviravolta provocada pela hermenêutica em várias áreas do pensamento, em especial no âmbito das ciências humanas, o presente artigo a descreve na educação, enquanto filosofia hermenêutica e hermenêutica filosófica, com seus princípios de justificação e elementos organizadores. Esses elementos organizadores compreensivos na educação levam a interpretar o presente como uma época da razão educativa hermenêutica. Ao apresentar a virada hermenêutica contemporânea, o artigo remonta a pressupostos do modo de operar e do horizonte geral da educação. Pensar a educação a partir da hermenêutica significa repensar seus pressupostos, seu limites, suas condições, sua estrutura, como condição do ser e fazer educação na compreensão de mundo do século XXI. |
id |
EST-3_cc8a5e4e75ddf7b74a04b2a360761927 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.est.edu.br/periodicos:article/2009 |
network_acronym_str |
EST-3 |
network_name_str |
Protestantismo em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Exigências metodológicas da virada hermenêutica para a educaçãoMethodological requirements of hermeneutics turn for educationEducaçãoVirada hermenêutica; Educação; ConhecimentoEducationHermeneutical Turn; Education; KnowledgeConsiderando a reviravolta provocada pela hermenêutica em várias áreas do pensamento, em especial no âmbito das ciências humanas, o presente artigo a descreve na educação, enquanto filosofia hermenêutica e hermenêutica filosófica, com seus princípios de justificação e elementos organizadores. Esses elementos organizadores compreensivos na educação levam a interpretar o presente como uma época da razão educativa hermenêutica. Ao apresentar a virada hermenêutica contemporânea, o artigo remonta a pressupostos do modo de operar e do horizonte geral da educação. Pensar a educação a partir da hermenêutica significa repensar seus pressupostos, seu limites, suas condições, sua estrutura, como condição do ser e fazer educação na compreensão de mundo do século XXI.Considering the turnabout caused by hermeneutics in several areas of thought, particularly within the humanities, this paper develops it in education, as hermeneutical philosophy and philosophical hermeneutics, as its principles of justification and organizing elements. This comprehensive organizing element in education leads to interpret the present as a time of the educational hermeneutics reason. In presenting the contemporary turn of hermeneutics, the article goes on assumptions of how to operate and the general horizon of education. Thinking about education from the hermeneutics means rethinking its assumptions, its limits, its conditions, its structure, as a condition of being and doing education in the understanding of XXI’s century world.Faculdades ESTAdams, AdairJunges, Fábio César2014-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/200910.22351/nepp.v20i0.2009Protestantismo em Revista; v. 20 (2009): Dossiê Desafios na Educação: Profissionalização Docente; 65-701678-64081678-640810.22351/nepp.v20i0reponame:Protestantismo em Revistainstname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2009/1924info:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-16T14:17:29Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/2009Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepphttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/oai||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br1678-64081678-6408opendoar:2014-10-16T14:17:29Protestantismo em Revista - Faculdades ESTfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exigências metodológicas da virada hermenêutica para a educação Methodological requirements of hermeneutics turn for education |
title |
Exigências metodológicas da virada hermenêutica para a educação |
spellingShingle |
Exigências metodológicas da virada hermenêutica para a educação Adams, Adair Educação Virada hermenêutica; Educação; Conhecimento Education Hermeneutical Turn; Education; Knowledge |
title_short |
Exigências metodológicas da virada hermenêutica para a educação |
title_full |
Exigências metodológicas da virada hermenêutica para a educação |
title_fullStr |
Exigências metodológicas da virada hermenêutica para a educação |
title_full_unstemmed |
Exigências metodológicas da virada hermenêutica para a educação |
title_sort |
Exigências metodológicas da virada hermenêutica para a educação |
author |
Adams, Adair |
author_facet |
Adams, Adair Junges, Fábio César |
author_role |
author |
author2 |
Junges, Fábio César |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adams, Adair Junges, Fábio César |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Virada hermenêutica; Educação; Conhecimento Education Hermeneutical Turn; Education; Knowledge |
topic |
Educação Virada hermenêutica; Educação; Conhecimento Education Hermeneutical Turn; Education; Knowledge |
description |
Considerando a reviravolta provocada pela hermenêutica em várias áreas do pensamento, em especial no âmbito das ciências humanas, o presente artigo a descreve na educação, enquanto filosofia hermenêutica e hermenêutica filosófica, com seus princípios de justificação e elementos organizadores. Esses elementos organizadores compreensivos na educação levam a interpretar o presente como uma época da razão educativa hermenêutica. Ao apresentar a virada hermenêutica contemporânea, o artigo remonta a pressupostos do modo de operar e do horizonte geral da educação. Pensar a educação a partir da hermenêutica significa repensar seus pressupostos, seu limites, suas condições, sua estrutura, como condição do ser e fazer educação na compreensão de mundo do século XXI. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2009 10.22351/nepp.v20i0.2009 |
url |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2009 |
identifier_str_mv |
10.22351/nepp.v20i0.2009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2009/1924 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.source.none.fl_str_mv |
Protestantismo em Revista; v. 20 (2009): Dossiê Desafios na Educação: Profissionalização Docente; 65-70 1678-6408 1678-6408 10.22351/nepp.v20i0 reponame:Protestantismo em Revista instname:Faculdades EST instacron:EST |
instname_str |
Faculdades EST |
instacron_str |
EST |
institution |
EST |
reponame_str |
Protestantismo em Revista |
collection |
Protestantismo em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Protestantismo em Revista - Faculdades EST |
repository.mail.fl_str_mv |
||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br |
_version_ |
1754122302660804608 |