Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Marcio Santos da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
Texto Completo: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/434
Resumo: This paper aims to reflect on the importance of (self) biographical method for teacher training. Based on the works of authors such as Souza, Josso and Nóvoa, among others, it seeks to discuss the relevance found in the training work based on Life Stories which appreciates the subjectivity and uniqueness of these stories in contrast to a Cartesian teacher training model, in which the teacher is a mere transmitter of knowledge and does not feel themselves as the actors of their own training. The discussions are also guided by the attempt to understand how the journey of two black school teachers of a Quilombola community guides and directs their pedagogical praxis. In this paradigm shift, it is let behind a formative model centered in what some authors call technical rationality and subjectivity (s) is encouraged, because it is believed that there is no teaching without learning and vice versa. This is a survey of an ethnographical type with a qualitative approach.
id EST_11241904e3c068b89c2d389fd21b8df6
oai_identifier_str oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/434
network_acronym_str EST
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
repository_id_str
spelling 2016-06-17T20:32:09Z2014-04-242016-06-17T20:32:09Z2013-12-17CONCEIÇÃO, Marcio Santos da. Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica. 2013. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/434This paper aims to reflect on the importance of (self) biographical method for teacher training. Based on the works of authors such as Souza, Josso and Nóvoa, among others, it seeks to discuss the relevance found in the training work based on Life Stories which appreciates the subjectivity and uniqueness of these stories in contrast to a Cartesian teacher training model, in which the teacher is a mere transmitter of knowledge and does not feel themselves as the actors of their own training. The discussions are also guided by the attempt to understand how the journey of two black school teachers of a Quilombola community guides and directs their pedagogical praxis. In this paradigm shift, it is let behind a formative model centered in what some authors call technical rationality and subjectivity (s) is encouraged, because it is believed that there is no teaching without learning and vice versa. This is a survey of an ethnographical type with a qualitative approach.O presente trabalho objetiva refletir acerca da importância do método (auto)biográfico para a formação docente. Tomando como base os trabalhos de autores como Souza, Josso e Nóvoa, entre outros, busca discutir a relevância encontrada nos trabalhos de formação baseados nas Histórias de Vida nos quais se valoriza a subjetividade e a singularidade dessas histórias contrapondo-se a um modelo de formação docente cartesiano, no qual o professor não passa de um mero transmissor do conhecimento e o mesmo não se sente sujeito da sua própria formação. As discussões são pautadas também na tentativa de compreender de que forma o itinerário escolar de duas professoras negras de uma comunidade quilombola norteia e orienta sua práxis pedagógica. Nessa mudança de paradigma, deixa-se para trás um modelo formativo centrado no que alguns autores chamam de racionalidade técnica e dá-se espaço à(s) subjetividade(s), por se acreditar que não exista docência sem discência e vice-versa. Trata-se de uma pesquisa do tipo etnográfica com uma abordagem qualitativa.Made available in DSpace on 2016-06-17T20:32:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 conceicao_ms_tmp317.pdf: 474313 bytes, checksum: 9afc00503e0494bc7b438bc94351ae94 (MD5) Previous issue date: 2013-12-17application/pdfporFaculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaAutobiografiaFormação DocenteSubjetividadeHistórias de VidaEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEAutobiographyTeacher TrainingSubjectivity Life StoriesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIANarrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisReblin, Iuri Andréashttp://lattes.cnpq.br/4008773551065957Klein, Remihttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880http://lattes.cnpq.br/5240588479135801Conceição, Marcio Santos dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTconceicao_ms_tmp317.pdf.txtconceicao_ms_tmp317.pdf.txtExtracted texttext/plain126842http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/434/2/conceicao_ms_tmp317.pdf.txtda84a0390cdb139b27982d403488be45MD52ORIGINALconceicao_ms_tmp317.pdfapplication/pdf474313http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/434/1/conceicao_ms_tmp317.pdf9afc00503e0494bc7b438bc94351ae94MD51BR-SlFE/4342016-06-18 03:19:59.792oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/434Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2016-06-18T06:19:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTfalse
dc.title.por.fl_str_mv Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica
title Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica
spellingShingle Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica
Conceição, Marcio Santos da
Autobiografia
Formação Docente
Subjetividade
Histórias de Vida
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
Autobiography
Teacher Training
Subjectivity Life Stories
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
title_short Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica
title_full Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica
title_fullStr Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica
title_full_unstemmed Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica
title_sort Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica
author Conceição, Marcio Santos da
author_facet Conceição, Marcio Santos da
author_role author
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4008773551065957
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Klein, Remi
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6363213953832880
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5240588479135801
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Marcio Santos da
contributor_str_mv Reblin, Iuri Andréas
Klein, Remi
dc.subject.por.fl_str_mv Autobiografia
Formação Docente
Subjetividade
Histórias de Vida
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
topic Autobiografia
Formação Docente
Subjetividade
Histórias de Vida
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
Autobiography
Teacher Training
Subjectivity Life Stories
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Autobiography
Teacher Training
Subjectivity Life Stories
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
description This paper aims to reflect on the importance of (self) biographical method for teacher training. Based on the works of authors such as Souza, Josso and Nóvoa, among others, it seeks to discuss the relevance found in the training work based on Life Stories which appreciates the subjectivity and uniqueness of these stories in contrast to a Cartesian teacher training model, in which the teacher is a mere transmitter of knowledge and does not feel themselves as the actors of their own training. The discussions are also guided by the attempt to understand how the journey of two black school teachers of a Quilombola community guides and directs their pedagogical praxis. In this paradigm shift, it is let behind a formative model centered in what some authors call technical rationality and subjectivity (s) is encouraged, because it is believed that there is no teaching without learning and vice versa. This is a survey of an ethnographical type with a qualitative approach.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-17
dc.date.available.fl_str_mv 2014-04-24
2016-06-17T20:32:09Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-17T20:32:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CONCEIÇÃO, Marcio Santos da. Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica. 2013. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/434
identifier_str_mv CONCEIÇÃO, Marcio Santos da. Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica. 2013. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
url http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Teologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv EST
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Teologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/434/2/conceicao_ms_tmp317.pdf.txt
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/434/1/conceicao_ms_tmp317.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv da84a0390cdb139b27982d403488be45
9afc00503e0494bc7b438bc94351ae94
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@est.edu.br||
_version_ 1797421388980551680