OBESIDADE INFANTIL E ENFRENTAMENTO FAMILIAR / CHILD OBESITY AND FAMILY STRUGGLE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Amanda Cristina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ribeiro, Débora Maria, Camargo, Ediane Machado, Soares, Letícia Gramazio, Abreu, Isabella Schroeder, Soares, Larissa Gramazio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paranaense de Enfermagem
Texto Completo: http://seer.fafiman.br/index.php/REPEN/article/view/523
Resumo: Objetivo: compreender como famílias de crianças obesas lidam com a obesidade infantil. Métodos: estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados no período de janeiro a junho de 2017, por meio de entrevistas semiestruturadas, nos domicílios das crianças atendidas na Clínica Escola de Nutrição da Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Guarapuava, Paraná. A análise dos dados fundamentou-se na técnica de Análise de Conteúdo, modalidade temática. Resultados: participaram do estudo sete mães e um avô de crianças com obesidade. Dos dados emergiram duas categorias temáticas: “A influência da família nos hábitos saudáveis” e “Obesidade infantil e preconceito social”. Considerações finais: o enfrentamento da obesidade infantil pelas famílias requer o reconhecimento do papel decisivo que desempenham na formação de hábitos saudáveis durante a infância. Além disso, programas de educação em saúde que almejem mudanças de padrões alimentares e estimulem a prática de atividades físicas são importantes para melhorar a atenção à família da criança obesa, pois permitem reduzir danos e agravos provocados pelo excesso de peso.Descritores: Relações Familiares; Obesidade Infantil; Enfermagem Pediátrica..
id FAFIMAN_20606f2d0eee9db52c85ffaa79946297
oai_identifier_str oai:ojs.fafiman.br:article/523
network_acronym_str FAFIMAN
network_name_str Revista Paranaense de Enfermagem
spelling OBESIDADE INFANTIL E ENFRENTAMENTO FAMILIAR / CHILD OBESITY AND FAMILY STRUGGLEObjetivo: compreender como famílias de crianças obesas lidam com a obesidade infantil. Métodos: estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados no período de janeiro a junho de 2017, por meio de entrevistas semiestruturadas, nos domicílios das crianças atendidas na Clínica Escola de Nutrição da Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Guarapuava, Paraná. A análise dos dados fundamentou-se na técnica de Análise de Conteúdo, modalidade temática. Resultados: participaram do estudo sete mães e um avô de crianças com obesidade. Dos dados emergiram duas categorias temáticas: “A influência da família nos hábitos saudáveis” e “Obesidade infantil e preconceito social”. Considerações finais: o enfrentamento da obesidade infantil pelas famílias requer o reconhecimento do papel decisivo que desempenham na formação de hábitos saudáveis durante a infância. Além disso, programas de educação em saúde que almejem mudanças de padrões alimentares e estimulem a prática de atividades físicas são importantes para melhorar a atenção à família da criança obesa, pois permitem reduzir danos e agravos provocados pelo excesso de peso.Descritores: Relações Familiares; Obesidade Infantil; Enfermagem Pediátrica..REVISTA PARANAENSE DE ENFERMAGEM (REPENF)Oliveira, Amanda CristinaRibeiro, Débora MariaCamargo, Ediane MachadoSoares, Letícia GramazioAbreu, Isabella SchroederSoares, Larissa Gramazio2019-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://seer.fafiman.br/index.php/REPEN/article/view/523REVISTA PARANAENSE DE ENFERMAGEM (REPENF); v. 2, n. 1 (2019): REVISTA PARANAENSE DE ENFERMAGEM (REPENF)2596-0342reponame:Revista Paranaense de Enfermageminstname:Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (FAFIMAN)instacron:FAFIMANporhttp://seer.fafiman.br/index.php/REPEN/article/view/523/495http://seer.fafiman.br/index.php/REPEN/article/view/523/531Direitos autorais 2019 REVISTA PARANAENSE DE ENFERMAGEM (REPENF)info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-24T08:05:43Zoai:ojs.fafiman.br:article/523Revistahttp://seer.fafiman.br/index.php/REPEN/indexPUBhttp://seer.fafiman.br/index.php/REPEN/oai2596-03422596-0342opendoar:2020-08-24 08:05:44.1Revista Paranaense de Enfermagem - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (FAFIMAN)false
dc.title.none.fl_str_mv OBESIDADE INFANTIL E ENFRENTAMENTO FAMILIAR / CHILD OBESITY AND FAMILY STRUGGLE
title OBESIDADE INFANTIL E ENFRENTAMENTO FAMILIAR / CHILD OBESITY AND FAMILY STRUGGLE
spellingShingle OBESIDADE INFANTIL E ENFRENTAMENTO FAMILIAR / CHILD OBESITY AND FAMILY STRUGGLE
Oliveira, Amanda Cristina
title_short OBESIDADE INFANTIL E ENFRENTAMENTO FAMILIAR / CHILD OBESITY AND FAMILY STRUGGLE
title_full OBESIDADE INFANTIL E ENFRENTAMENTO FAMILIAR / CHILD OBESITY AND FAMILY STRUGGLE
title_fullStr OBESIDADE INFANTIL E ENFRENTAMENTO FAMILIAR / CHILD OBESITY AND FAMILY STRUGGLE
title_full_unstemmed OBESIDADE INFANTIL E ENFRENTAMENTO FAMILIAR / CHILD OBESITY AND FAMILY STRUGGLE
title_sort OBESIDADE INFANTIL E ENFRENTAMENTO FAMILIAR / CHILD OBESITY AND FAMILY STRUGGLE
author Oliveira, Amanda Cristina
author_facet Oliveira, Amanda Cristina
Ribeiro, Débora Maria
Camargo, Ediane Machado
Soares, Letícia Gramazio
Abreu, Isabella Schroeder
Soares, Larissa Gramazio
author_role author
author2 Ribeiro, Débora Maria
Camargo, Ediane Machado
Soares, Letícia Gramazio
Abreu, Isabella Schroeder
Soares, Larissa Gramazio
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Amanda Cristina
Ribeiro, Débora Maria
Camargo, Ediane Machado
Soares, Letícia Gramazio
Abreu, Isabella Schroeder
Soares, Larissa Gramazio
dc.description.none.fl_txt_mv Objetivo: compreender como famílias de crianças obesas lidam com a obesidade infantil. Métodos: estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados no período de janeiro a junho de 2017, por meio de entrevistas semiestruturadas, nos domicílios das crianças atendidas na Clínica Escola de Nutrição da Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Guarapuava, Paraná. A análise dos dados fundamentou-se na técnica de Análise de Conteúdo, modalidade temática. Resultados: participaram do estudo sete mães e um avô de crianças com obesidade. Dos dados emergiram duas categorias temáticas: “A influência da família nos hábitos saudáveis” e “Obesidade infantil e preconceito social”. Considerações finais: o enfrentamento da obesidade infantil pelas famílias requer o reconhecimento do papel decisivo que desempenham na formação de hábitos saudáveis durante a infância. Além disso, programas de educação em saúde que almejem mudanças de padrões alimentares e estimulem a prática de atividades físicas são importantes para melhorar a atenção à família da criança obesa, pois permitem reduzir danos e agravos provocados pelo excesso de peso.Descritores: Relações Familiares; Obesidade Infantil; Enfermagem Pediátrica..
description Objetivo: compreender como famílias de crianças obesas lidam com a obesidade infantil. Métodos: estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados no período de janeiro a junho de 2017, por meio de entrevistas semiestruturadas, nos domicílios das crianças atendidas na Clínica Escola de Nutrição da Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Guarapuava, Paraná. A análise dos dados fundamentou-se na técnica de Análise de Conteúdo, modalidade temática. Resultados: participaram do estudo sete mães e um avô de crianças com obesidade. Dos dados emergiram duas categorias temáticas: “A influência da família nos hábitos saudáveis” e “Obesidade infantil e preconceito social”. Considerações finais: o enfrentamento da obesidade infantil pelas famílias requer o reconhecimento do papel decisivo que desempenham na formação de hábitos saudáveis durante a infância. Além disso, programas de educação em saúde que almejem mudanças de padrões alimentares e estimulem a prática de atividades físicas são importantes para melhorar a atenção à família da criança obesa, pois permitem reduzir danos e agravos provocados pelo excesso de peso.Descritores: Relações Familiares; Obesidade Infantil; Enfermagem Pediátrica..
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.fafiman.br/index.php/REPEN/article/view/523
url http://seer.fafiman.br/index.php/REPEN/article/view/523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.fafiman.br/index.php/REPEN/article/view/523/495
http://seer.fafiman.br/index.php/REPEN/article/view/523/531
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 REVISTA PARANAENSE DE ENFERMAGEM (REPENF)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 REVISTA PARANAENSE DE ENFERMAGEM (REPENF)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv REVISTA PARANAENSE DE ENFERMAGEM (REPENF)
publisher.none.fl_str_mv REVISTA PARANAENSE DE ENFERMAGEM (REPENF)
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA PARANAENSE DE ENFERMAGEM (REPENF); v. 2, n. 1 (2019): REVISTA PARANAENSE DE ENFERMAGEM (REPENF)
2596-0342
reponame:Revista Paranaense de Enfermagem
instname:Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (FAFIMAN)
instacron:FAFIMAN
reponame_str Revista Paranaense de Enfermagem
collection Revista Paranaense de Enfermagem
instname_str Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (FAFIMAN)
instacron_str FAFIMAN
institution FAFIMAN
repository.name.fl_str_mv Revista Paranaense de Enfermagem - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (FAFIMAN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1675916409396264960