AUTORIDADE E PODER NA ESCOLA: UM ESTUDO DO MOVIMENTO DE INTERNALIZAÇÃO DA NORMATIZAÇÃO E DA ESTRUTURA AUTORITÁRIA, SEGUNDO MICHEL FOUCAULT, TOMAZ TADEU DA SILVA E ERVING GOFFMAN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA, Karina Augusta Limonta
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/29
Resumo: Este artigo tem como tema central abordar a autoridade e o poder na escola como um movimento de internalização e normatização da estrutura autoritária a partir das leituras de Foucault (em Microfísica do Poder), Tomaz Tadeu da Silva (em Liberdades Reguladas) e Goffman (em Manicômios, Prisões e Conventos), mostrando que o Panóptico foi criado para vigiar, assim como as prisões e os manicômios, de modo que a extensão desse controle pelo olhar ultrapassa os muros da escola, governando, assim, o eu da pessoa, normatizando e disciplinando seus comportamentos em prol da obediência do aluno.
id FAMA-0_066dc2d526c2398ff23c8efaddd931e4
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/29
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling AUTORIDADE E PODER NA ESCOLA: UM ESTUDO DO MOVIMENTO DE INTERNALIZAÇÃO DA NORMATIZAÇÃO E DA ESTRUTURA AUTORITÁRIA, SEGUNDO MICHEL FOUCAULT, TOMAZ TADEU DA SILVA E ERVING GOFFMANAutoridade. Poder. Escola.Este artigo tem como tema central abordar a autoridade e o poder na escola como um movimento de internalização e normatização da estrutura autoritária a partir das leituras de Foucault (em Microfísica do Poder), Tomaz Tadeu da Silva (em Liberdades Reguladas) e Goffman (em Manicômios, Prisões e Conventos), mostrando que o Panóptico foi criado para vigiar, assim como as prisões e os manicômios, de modo que a extensão desse controle pelo olhar ultrapassa os muros da escola, governando, assim, o eu da pessoa, normatizando e disciplinando seus comportamentos em prol da obediência do aluno.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAVIEIRA, Karina Augusta Limonta2014-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/29Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/29/29Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/29Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.436Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv AUTORIDADE E PODER NA ESCOLA: UM ESTUDO DO MOVIMENTO DE INTERNALIZAÇÃO DA NORMATIZAÇÃO E DA ESTRUTURA AUTORITÁRIA, SEGUNDO MICHEL FOUCAULT, TOMAZ TADEU DA SILVA E ERVING GOFFMAN
title AUTORIDADE E PODER NA ESCOLA: UM ESTUDO DO MOVIMENTO DE INTERNALIZAÇÃO DA NORMATIZAÇÃO E DA ESTRUTURA AUTORITÁRIA, SEGUNDO MICHEL FOUCAULT, TOMAZ TADEU DA SILVA E ERVING GOFFMAN
spellingShingle AUTORIDADE E PODER NA ESCOLA: UM ESTUDO DO MOVIMENTO DE INTERNALIZAÇÃO DA NORMATIZAÇÃO E DA ESTRUTURA AUTORITÁRIA, SEGUNDO MICHEL FOUCAULT, TOMAZ TADEU DA SILVA E ERVING GOFFMAN
VIEIRA, Karina Augusta Limonta
Autoridade. Poder. Escola.
title_short AUTORIDADE E PODER NA ESCOLA: UM ESTUDO DO MOVIMENTO DE INTERNALIZAÇÃO DA NORMATIZAÇÃO E DA ESTRUTURA AUTORITÁRIA, SEGUNDO MICHEL FOUCAULT, TOMAZ TADEU DA SILVA E ERVING GOFFMAN
title_full AUTORIDADE E PODER NA ESCOLA: UM ESTUDO DO MOVIMENTO DE INTERNALIZAÇÃO DA NORMATIZAÇÃO E DA ESTRUTURA AUTORITÁRIA, SEGUNDO MICHEL FOUCAULT, TOMAZ TADEU DA SILVA E ERVING GOFFMAN
title_fullStr AUTORIDADE E PODER NA ESCOLA: UM ESTUDO DO MOVIMENTO DE INTERNALIZAÇÃO DA NORMATIZAÇÃO E DA ESTRUTURA AUTORITÁRIA, SEGUNDO MICHEL FOUCAULT, TOMAZ TADEU DA SILVA E ERVING GOFFMAN
title_full_unstemmed AUTORIDADE E PODER NA ESCOLA: UM ESTUDO DO MOVIMENTO DE INTERNALIZAÇÃO DA NORMATIZAÇÃO E DA ESTRUTURA AUTORITÁRIA, SEGUNDO MICHEL FOUCAULT, TOMAZ TADEU DA SILVA E ERVING GOFFMAN
title_sort AUTORIDADE E PODER NA ESCOLA: UM ESTUDO DO MOVIMENTO DE INTERNALIZAÇÃO DA NORMATIZAÇÃO E DA ESTRUTURA AUTORITÁRIA, SEGUNDO MICHEL FOUCAULT, TOMAZ TADEU DA SILVA E ERVING GOFFMAN
author VIEIRA, Karina Augusta Limonta
author_facet VIEIRA, Karina Augusta Limonta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv VIEIRA, Karina Augusta Limonta
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Autoridade. Poder. Escola.
topic Autoridade. Poder. Escola.
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo tem como tema central abordar a autoridade e o poder na escola como um movimento de internalização e normatização da estrutura autoritária a partir das leituras de Foucault (em Microfísica do Poder), Tomaz Tadeu da Silva (em Liberdades Reguladas) e Goffman (em Manicômios, Prisões e Conventos), mostrando que o Panóptico foi criado para vigiar, assim como as prisões e os manicômios, de modo que a extensão desse controle pelo olhar ultrapassa os muros da escola, governando, assim, o eu da pessoa, normatizando e disciplinando seus comportamentos em prol da obediência do aluno.
description Este artigo tem como tema central abordar a autoridade e o poder na escola como um movimento de internalização e normatização da estrutura autoritária a partir das leituras de Foucault (em Microfísica do Poder), Tomaz Tadeu da Silva (em Liberdades Reguladas) e Goffman (em Manicômios, Prisões e Conventos), mostrando que o Panóptico foi criado para vigiar, assim como as prisões e os manicômios, de modo que a extensão desse controle pelo olhar ultrapassa os muros da escola, governando, assim, o eu da pessoa, normatizando e disciplinando seus comportamentos em prol da obediência do aluno.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/29
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/29
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/29/29
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926005174272