AUTORIDADE E PODER NA ESCOLA: UM ESTUDO DO MOVIMENTO DE INTERNALIZAÇÃO DA NORMATIZAÇÃO E DA ESTRUTURA AUTORITÁRIA, SEGUNDO MICHEL FOUCAULT, TOMAZ TADEU DA SILVA E ERVING GOFFMAN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/29 |
Resumo: | Este artigo tem como tema central abordar a autoridade e o poder na escola como um movimento de internalização e normatização da estrutura autoritária a partir das leituras de Foucault (em Microfísica do Poder), Tomaz Tadeu da Silva (em Liberdades Reguladas) e Goffman (em Manicômios, Prisões e Conventos), mostrando que o Panóptico foi criado para vigiar, assim como as prisões e os manicômios, de modo que a extensão desse controle pelo olhar ultrapassa os muros da escola, governando, assim, o eu da pessoa, normatizando e disciplinando seus comportamentos em prol da obediência do aluno. |
id |
FAMA-0_066dc2d526c2398ff23c8efaddd931e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/29 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
AUTORIDADE E PODER NA ESCOLA: UM ESTUDO DO MOVIMENTO DE INTERNALIZAÇÃO DA NORMATIZAÇÃO E DA ESTRUTURA AUTORITÁRIA, SEGUNDO MICHEL FOUCAULT, TOMAZ TADEU DA SILVA E ERVING GOFFMANAutoridade. Poder. Escola.Este artigo tem como tema central abordar a autoridade e o poder na escola como um movimento de internalização e normatização da estrutura autoritária a partir das leituras de Foucault (em Microfísica do Poder), Tomaz Tadeu da Silva (em Liberdades Reguladas) e Goffman (em Manicômios, Prisões e Conventos), mostrando que o Panóptico foi criado para vigiar, assim como as prisões e os manicômios, de modo que a extensão desse controle pelo olhar ultrapassa os muros da escola, governando, assim, o eu da pessoa, normatizando e disciplinando seus comportamentos em prol da obediência do aluno.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAVIEIRA, Karina Augusta Limonta2014-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/29Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/29/29Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/29Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.436Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AUTORIDADE E PODER NA ESCOLA: UM ESTUDO DO MOVIMENTO DE INTERNALIZAÇÃO DA NORMATIZAÇÃO E DA ESTRUTURA AUTORITÁRIA, SEGUNDO MICHEL FOUCAULT, TOMAZ TADEU DA SILVA E ERVING GOFFMAN |
title |
AUTORIDADE E PODER NA ESCOLA: UM ESTUDO DO MOVIMENTO DE INTERNALIZAÇÃO DA NORMATIZAÇÃO E DA ESTRUTURA AUTORITÁRIA, SEGUNDO MICHEL FOUCAULT, TOMAZ TADEU DA SILVA E ERVING GOFFMAN |
spellingShingle |
AUTORIDADE E PODER NA ESCOLA: UM ESTUDO DO MOVIMENTO DE INTERNALIZAÇÃO DA NORMATIZAÇÃO E DA ESTRUTURA AUTORITÁRIA, SEGUNDO MICHEL FOUCAULT, TOMAZ TADEU DA SILVA E ERVING GOFFMAN VIEIRA, Karina Augusta Limonta Autoridade. Poder. Escola. |
title_short |
AUTORIDADE E PODER NA ESCOLA: UM ESTUDO DO MOVIMENTO DE INTERNALIZAÇÃO DA NORMATIZAÇÃO E DA ESTRUTURA AUTORITÁRIA, SEGUNDO MICHEL FOUCAULT, TOMAZ TADEU DA SILVA E ERVING GOFFMAN |
title_full |
AUTORIDADE E PODER NA ESCOLA: UM ESTUDO DO MOVIMENTO DE INTERNALIZAÇÃO DA NORMATIZAÇÃO E DA ESTRUTURA AUTORITÁRIA, SEGUNDO MICHEL FOUCAULT, TOMAZ TADEU DA SILVA E ERVING GOFFMAN |
title_fullStr |
AUTORIDADE E PODER NA ESCOLA: UM ESTUDO DO MOVIMENTO DE INTERNALIZAÇÃO DA NORMATIZAÇÃO E DA ESTRUTURA AUTORITÁRIA, SEGUNDO MICHEL FOUCAULT, TOMAZ TADEU DA SILVA E ERVING GOFFMAN |
title_full_unstemmed |
AUTORIDADE E PODER NA ESCOLA: UM ESTUDO DO MOVIMENTO DE INTERNALIZAÇÃO DA NORMATIZAÇÃO E DA ESTRUTURA AUTORITÁRIA, SEGUNDO MICHEL FOUCAULT, TOMAZ TADEU DA SILVA E ERVING GOFFMAN |
title_sort |
AUTORIDADE E PODER NA ESCOLA: UM ESTUDO DO MOVIMENTO DE INTERNALIZAÇÃO DA NORMATIZAÇÃO E DA ESTRUTURA AUTORITÁRIA, SEGUNDO MICHEL FOUCAULT, TOMAZ TADEU DA SILVA E ERVING GOFFMAN |
author |
VIEIRA, Karina Augusta Limonta |
author_facet |
VIEIRA, Karina Augusta Limonta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VIEIRA, Karina Augusta Limonta |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoridade. Poder. Escola. |
topic |
Autoridade. Poder. Escola. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo tem como tema central abordar a autoridade e o poder na escola como um movimento de internalização e normatização da estrutura autoritária a partir das leituras de Foucault (em Microfísica do Poder), Tomaz Tadeu da Silva (em Liberdades Reguladas) e Goffman (em Manicômios, Prisões e Conventos), mostrando que o Panóptico foi criado para vigiar, assim como as prisões e os manicômios, de modo que a extensão desse controle pelo olhar ultrapassa os muros da escola, governando, assim, o eu da pessoa, normatizando e disciplinando seus comportamentos em prol da obediência do aluno. |
description |
Este artigo tem como tema central abordar a autoridade e o poder na escola como um movimento de internalização e normatização da estrutura autoritária a partir das leituras de Foucault (em Microfísica do Poder), Tomaz Tadeu da Silva (em Liberdades Reguladas) e Goffman (em Manicômios, Prisões e Conventos), mostrando que o Panóptico foi criado para vigiar, assim como as prisões e os manicômios, de modo que a extensão desse controle pelo olhar ultrapassa os muros da escola, governando, assim, o eu da pessoa, normatizando e disciplinando seus comportamentos em prol da obediência do aluno. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/29 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/29 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/29/29 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926005174272 |