PROTAGONISMO JUVENIL EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA PRODUÇÃO DE CURTAS-METRAGENS UM MINUTO CONTRA A DENGUE NA ESCOLA ESTADUAL PEDRO II, BELO HORIZONTE, MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Marcel de Almeida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Teixeira, Adla Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/233
Resumo: O artigo descreve a produção de curtas-metragens por estudantes do ensino médio da Escola Estadual Pedro II em Belo Horizonte, MG. A produção de curtas faz parte de um conjunto de ações educativas efetivadas pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Dengue (Equipe Educação) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Pedagogia/UFMG. Grupos de três a quatro estudantes receberam capacitação em produção de vídeos com bolsistas do PIBIB Artes. Os estudantes visitaram exposições e observaram uma produção audiovisual (filmagens de uma emissora sobre a escola). As etapas seguintes foram: avaliação dos roteiros, captura e análise da qualidade audiovisual e análise da qualidade da informação científica divulgada. Essa associação de práticas educativas permitiu diálogos entre ensino, pesquisa e extensão e objetivou a informação e a mudança de comportamento dos alunos em relação à dengue. Foi escolhida essa faixa etária porque o experimento aposta nos jovens como agentes influentes de mudança de condutas nas comunidades onde vivem.
id FAMA-0_219478494fd2dc9c77a9c4b031223ad5
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/233
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling PROTAGONISMO JUVENIL EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA PRODUÇÃO DE CURTAS-METRAGENS UM MINUTO CONTRA A DENGUE NA ESCOLA ESTADUAL PEDRO II, BELO HORIZONTE, MGJuventude. Recursos Midiáticos e Educação. Dengue.O artigo descreve a produção de curtas-metragens por estudantes do ensino médio da Escola Estadual Pedro II em Belo Horizonte, MG. A produção de curtas faz parte de um conjunto de ações educativas efetivadas pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Dengue (Equipe Educação) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Pedagogia/UFMG. Grupos de três a quatro estudantes receberam capacitação em produção de vídeos com bolsistas do PIBIB Artes. Os estudantes visitaram exposições e observaram uma produção audiovisual (filmagens de uma emissora sobre a escola). As etapas seguintes foram: avaliação dos roteiros, captura e análise da qualidade audiovisual e análise da qualidade da informação científica divulgada. Essa associação de práticas educativas permitiu diálogos entre ensino, pesquisa e extensão e objetivou a informação e a mudança de comportamento dos alunos em relação à dengue. Foi escolhida essa faixa etária porque o experimento aposta nos jovens como agentes influentes de mudança de condutas nas comunidades onde vivem.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAFreitas, Marcel de AlmeidaTeixeira, Adla Martins2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/233Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 180-1882178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/233/189Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/233Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.782Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv PROTAGONISMO JUVENIL EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA PRODUÇÃO DE CURTAS-METRAGENS UM MINUTO CONTRA A DENGUE NA ESCOLA ESTADUAL PEDRO II, BELO HORIZONTE, MG
title PROTAGONISMO JUVENIL EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA PRODUÇÃO DE CURTAS-METRAGENS UM MINUTO CONTRA A DENGUE NA ESCOLA ESTADUAL PEDRO II, BELO HORIZONTE, MG
spellingShingle PROTAGONISMO JUVENIL EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA PRODUÇÃO DE CURTAS-METRAGENS UM MINUTO CONTRA A DENGUE NA ESCOLA ESTADUAL PEDRO II, BELO HORIZONTE, MG
Freitas, Marcel de Almeida
Juventude. Recursos Midiáticos e Educação. Dengue.
title_short PROTAGONISMO JUVENIL EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA PRODUÇÃO DE CURTAS-METRAGENS UM MINUTO CONTRA A DENGUE NA ESCOLA ESTADUAL PEDRO II, BELO HORIZONTE, MG
title_full PROTAGONISMO JUVENIL EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA PRODUÇÃO DE CURTAS-METRAGENS UM MINUTO CONTRA A DENGUE NA ESCOLA ESTADUAL PEDRO II, BELO HORIZONTE, MG
title_fullStr PROTAGONISMO JUVENIL EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA PRODUÇÃO DE CURTAS-METRAGENS UM MINUTO CONTRA A DENGUE NA ESCOLA ESTADUAL PEDRO II, BELO HORIZONTE, MG
title_full_unstemmed PROTAGONISMO JUVENIL EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA PRODUÇÃO DE CURTAS-METRAGENS UM MINUTO CONTRA A DENGUE NA ESCOLA ESTADUAL PEDRO II, BELO HORIZONTE, MG
title_sort PROTAGONISMO JUVENIL EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA PRODUÇÃO DE CURTAS-METRAGENS UM MINUTO CONTRA A DENGUE NA ESCOLA ESTADUAL PEDRO II, BELO HORIZONTE, MG
author Freitas, Marcel de Almeida
author_facet Freitas, Marcel de Almeida
Teixeira, Adla Martins
author_role author
author2 Teixeira, Adla Martins
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Marcel de Almeida
Teixeira, Adla Martins
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Juventude. Recursos Midiáticos e Educação. Dengue.
topic Juventude. Recursos Midiáticos e Educação. Dengue.
dc.description.none.fl_txt_mv O artigo descreve a produção de curtas-metragens por estudantes do ensino médio da Escola Estadual Pedro II em Belo Horizonte, MG. A produção de curtas faz parte de um conjunto de ações educativas efetivadas pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Dengue (Equipe Educação) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Pedagogia/UFMG. Grupos de três a quatro estudantes receberam capacitação em produção de vídeos com bolsistas do PIBIB Artes. Os estudantes visitaram exposições e observaram uma produção audiovisual (filmagens de uma emissora sobre a escola). As etapas seguintes foram: avaliação dos roteiros, captura e análise da qualidade audiovisual e análise da qualidade da informação científica divulgada. Essa associação de práticas educativas permitiu diálogos entre ensino, pesquisa e extensão e objetivou a informação e a mudança de comportamento dos alunos em relação à dengue. Foi escolhida essa faixa etária porque o experimento aposta nos jovens como agentes influentes de mudança de condutas nas comunidades onde vivem.
description O artigo descreve a produção de curtas-metragens por estudantes do ensino médio da Escola Estadual Pedro II em Belo Horizonte, MG. A produção de curtas faz parte de um conjunto de ações educativas efetivadas pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Dengue (Equipe Educação) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Pedagogia/UFMG. Grupos de três a quatro estudantes receberam capacitação em produção de vídeos com bolsistas do PIBIB Artes. Os estudantes visitaram exposições e observaram uma produção audiovisual (filmagens de uma emissora sobre a escola). As etapas seguintes foram: avaliação dos roteiros, captura e análise da qualidade audiovisual e análise da qualidade da informação científica divulgada. Essa associação de práticas educativas permitiu diálogos entre ensino, pesquisa e extensão e objetivou a informação e a mudança de comportamento dos alunos em relação à dengue. Foi escolhida essa faixa etária porque o experimento aposta nos jovens como agentes influentes de mudança de condutas nas comunidades onde vivem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/233
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/233/189
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 180-188
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926354350080