O SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE CARIACICA-ES E O ENSINO DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TEIXEIRA, Cristiane Ramos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: MARQUES, Maria Luiza de Lima, OLIVEIRA, Eduardo Augusto Moscon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/63
Resumo: Este trabalho tem por objetivo discutir sobre as ações e políticas educacionais que nortearam o ensino de Ciências no município de Cariacica-ES, após constituição da municipalidade como sistema educacional no ano de 2006. Destaca as transformações recentes ocorridas no ensino de Ciências no conjunto das diferentes tendências. Utiliza-se de pesquisa documental, entrevistas e visitas de campo, além de outros procedimentos metodológicos para a sua realização. O ensino de Ciências com uma abordagem crítica e contextualizada desmitifica a ciência, caracterizando-a como atividade humana, cultural e cidadã, necessária para a formação cultural de qualquer cidadão. O Sistema Municipal de Ensino de Cariacica-ES é relativamente novo. Foi instituído em 2006, por meio da Lei Nº 4.373 de 10 de janeiro do mesmo ano e marcou nova fase do município que iniciou em 2005 um processo de construção de sua própria identidade educacional. Várias ações e políticas foram desenvolvidas direcionadas ao ensino de Ciências, entre elas a criação da Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira e reestruturação das diretrizes curriculares. Grande parte dessas mudanças é resultado da participação da comunidade escolar nas ações de mobilização para organização de um Sistema de Ensino de gestão democrática. Exemplo dessa mobilização é a conquista da obrigatoriedade da oferta de formação continuada em serviço, luta de anos do magistério.
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