O PERCURSO HISTÓRICO PELAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA MODERNIDADE E O ESPELHAMENTO PARA A PRÁXIS DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/28 |
Resumo: | O presente trabalho pretende revisitar as principais teorias pedagógicas da modernidade até a contemporaneidade do trabalho educativo, visando a refletir sobre os significados e concepções de educação implícitas em seus projetos, bem como analisar o pensamento educacional do contexto pós-moderno. Para o entendimento das proposições de uma pedagogia moderna, laica, racional, parte-se de Rousseau e de seus seguidores, Pestalozzi, Dewey, entre outros. Empreende-se, ainda, a explanação sobre o desenvolvimento científico da pedagogia no século XX, tendo como centralidade os estudos de Vygotsky. Tal percurso ancora-se no pensamento de Libâneo (2010), Lukács (2012), Cambi (1999), entre outros pesquisadores, a fim de que o professor reconheça a práxis do seu trabalho no século XXI. |
id |
FAMA-0_7d01c047b3da276571976b0f7d0b7dcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/28 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
O PERCURSO HISTÓRICO PELAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA MODERNIDADE E O ESPELHAMENTO PARA A PRÁXIS DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADEPedagogia moderna. Práxis educativa. Pensamento pós-moderno.O presente trabalho pretende revisitar as principais teorias pedagógicas da modernidade até a contemporaneidade do trabalho educativo, visando a refletir sobre os significados e concepções de educação implícitas em seus projetos, bem como analisar o pensamento educacional do contexto pós-moderno. Para o entendimento das proposições de uma pedagogia moderna, laica, racional, parte-se de Rousseau e de seus seguidores, Pestalozzi, Dewey, entre outros. Empreende-se, ainda, a explanação sobre o desenvolvimento científico da pedagogia no século XX, tendo como centralidade os estudos de Vygotsky. Tal percurso ancora-se no pensamento de Libâneo (2010), Lukács (2012), Cambi (1999), entre outros pesquisadores, a fim de que o professor reconheça a práxis do seu trabalho no século XXI.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAMARCON, Mary Aurora da Costa2014-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/28Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/28/28Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/28Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:15.862Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PERCURSO HISTÓRICO PELAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA MODERNIDADE E O ESPELHAMENTO PARA A PRÁXIS DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE |
title |
O PERCURSO HISTÓRICO PELAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA MODERNIDADE E O ESPELHAMENTO PARA A PRÁXIS DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE |
spellingShingle |
O PERCURSO HISTÓRICO PELAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA MODERNIDADE E O ESPELHAMENTO PARA A PRÁXIS DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE MARCON, Mary Aurora da Costa Pedagogia moderna. Práxis educativa. Pensamento pós-moderno. |
title_short |
O PERCURSO HISTÓRICO PELAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA MODERNIDADE E O ESPELHAMENTO PARA A PRÁXIS DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE |
title_full |
O PERCURSO HISTÓRICO PELAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA MODERNIDADE E O ESPELHAMENTO PARA A PRÁXIS DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE |
title_fullStr |
O PERCURSO HISTÓRICO PELAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA MODERNIDADE E O ESPELHAMENTO PARA A PRÁXIS DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE |
title_full_unstemmed |
O PERCURSO HISTÓRICO PELAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA MODERNIDADE E O ESPELHAMENTO PARA A PRÁXIS DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE |
title_sort |
O PERCURSO HISTÓRICO PELAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA MODERNIDADE E O ESPELHAMENTO PARA A PRÁXIS DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE |
author |
MARCON, Mary Aurora da Costa |
author_facet |
MARCON, Mary Aurora da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARCON, Mary Aurora da Costa |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia moderna. Práxis educativa. Pensamento pós-moderno. |
topic |
Pedagogia moderna. Práxis educativa. Pensamento pós-moderno. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho pretende revisitar as principais teorias pedagógicas da modernidade até a contemporaneidade do trabalho educativo, visando a refletir sobre os significados e concepções de educação implícitas em seus projetos, bem como analisar o pensamento educacional do contexto pós-moderno. Para o entendimento das proposições de uma pedagogia moderna, laica, racional, parte-se de Rousseau e de seus seguidores, Pestalozzi, Dewey, entre outros. Empreende-se, ainda, a explanação sobre o desenvolvimento científico da pedagogia no século XX, tendo como centralidade os estudos de Vygotsky. Tal percurso ancora-se no pensamento de Libâneo (2010), Lukács (2012), Cambi (1999), entre outros pesquisadores, a fim de que o professor reconheça a práxis do seu trabalho no século XXI. |
description |
O presente trabalho pretende revisitar as principais teorias pedagógicas da modernidade até a contemporaneidade do trabalho educativo, visando a refletir sobre os significados e concepções de educação implícitas em seus projetos, bem como analisar o pensamento educacional do contexto pós-moderno. Para o entendimento das proposições de uma pedagogia moderna, laica, racional, parte-se de Rousseau e de seus seguidores, Pestalozzi, Dewey, entre outros. Empreende-se, ainda, a explanação sobre o desenvolvimento científico da pedagogia no século XX, tendo como centralidade os estudos de Vygotsky. Tal percurso ancora-se no pensamento de Libâneo (2010), Lukács (2012), Cambi (1999), entre outros pesquisadores, a fim de que o professor reconheça a práxis do seu trabalho no século XXI. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/28 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/28 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/28/28 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742925922336768 |