FRACASSO ESCOLAR: ANÁLISE DE SUAS CAUSAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Luana Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: ANDRADE, Renata Ap. de Freitas Araújo e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/9
Resumo: Existe uma grande inquietação, por parte dos docentes e dos representantes dos órgãos responsáveis pela educação no país, em relação ao fracasso na aprendizagem, consequentemente, muito se reflete acerca das possíveis causas e sobre de quem seria a responsabilidade desse problema. Da mesma forma, tenta-se buscar soluções para essa questão tão complexa. O fracasso escolar gera questionamentos entre vários profissionais e, para discuti-lo, busca-se conhecer o processo de ensino-aprendizagem, as linhas teóricas que interpretam a aprendizagem e a relação entre professores e alunos. Neste artigo, o leitor encontrará um levantamento sobre o fracasso escolar e algumas propostas de (possíveis) soluções. Num olhar imediato, vem logo em nossa mente, a ideia de acusar as deficiências na formação dos professores, como se fosse possível solucionar o problema baseando-se em uma única causa, quando na verdade se trata de um problema bem mais complexo. Coloca-se o comprometimento de novas práticas pedagógicas, na acepção de uma democratização da escola e, aos educadores, a continuação da luta por uma escola com ambiente de humanização e igualdade. Partindo desses postulados, a análise da metodologia adotada pelos professores diante de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem será enfoque de estudo durante esse trabalho científico
id FAMA-0_9bde66e2b09547742ac7f16c8e714cf9
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/9
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling FRACASSO ESCOLAR: ANÁLISE DE SUAS CAUSAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕESEducação; Fracasso escolar; Reflexões; SoluçõesExiste uma grande inquietação, por parte dos docentes e dos representantes dos órgãos responsáveis pela educação no país, em relação ao fracasso na aprendizagem, consequentemente, muito se reflete acerca das possíveis causas e sobre de quem seria a responsabilidade desse problema. Da mesma forma, tenta-se buscar soluções para essa questão tão complexa. O fracasso escolar gera questionamentos entre vários profissionais e, para discuti-lo, busca-se conhecer o processo de ensino-aprendizagem, as linhas teóricas que interpretam a aprendizagem e a relação entre professores e alunos. Neste artigo, o leitor encontrará um levantamento sobre o fracasso escolar e algumas propostas de (possíveis) soluções. Num olhar imediato, vem logo em nossa mente, a ideia de acusar as deficiências na formação dos professores, como se fosse possível solucionar o problema baseando-se em uma única causa, quando na verdade se trata de um problema bem mais complexo. Coloca-se o comprometimento de novas práticas pedagógicas, na acepção de uma democratização da escola e, aos educadores, a continuação da luta por uma escola com ambiente de humanização e igualdade. Partindo desses postulados, a análise da metodologia adotada pelos professores diante de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem será enfoque de estudo durante esse trabalho científicoFaculdade Aldete Maria Alves - FAMARODRIGUES, Luana GonçalvesANDRADE, Renata Ap. de Freitas Araújo e2014-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/9Pedagogia em Foco; n. 8 (2013): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/9/9Direitos autorais 2013 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/9Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.643Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv FRACASSO ESCOLAR: ANÁLISE DE SUAS CAUSAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES
title FRACASSO ESCOLAR: ANÁLISE DE SUAS CAUSAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES
spellingShingle FRACASSO ESCOLAR: ANÁLISE DE SUAS CAUSAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES
RODRIGUES, Luana Gonçalves
Educação; Fracasso escolar; Reflexões; Soluções
title_short FRACASSO ESCOLAR: ANÁLISE DE SUAS CAUSAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES
title_full FRACASSO ESCOLAR: ANÁLISE DE SUAS CAUSAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES
title_fullStr FRACASSO ESCOLAR: ANÁLISE DE SUAS CAUSAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES
title_full_unstemmed FRACASSO ESCOLAR: ANÁLISE DE SUAS CAUSAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES
title_sort FRACASSO ESCOLAR: ANÁLISE DE SUAS CAUSAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES
author RODRIGUES, Luana Gonçalves
author_facet RODRIGUES, Luana Gonçalves
ANDRADE, Renata Ap. de Freitas Araújo e
author_role author
author2 ANDRADE, Renata Ap. de Freitas Araújo e
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Luana Gonçalves
ANDRADE, Renata Ap. de Freitas Araújo e
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Fracasso escolar; Reflexões; Soluções
topic Educação; Fracasso escolar; Reflexões; Soluções
dc.description.none.fl_txt_mv Existe uma grande inquietação, por parte dos docentes e dos representantes dos órgãos responsáveis pela educação no país, em relação ao fracasso na aprendizagem, consequentemente, muito se reflete acerca das possíveis causas e sobre de quem seria a responsabilidade desse problema. Da mesma forma, tenta-se buscar soluções para essa questão tão complexa. O fracasso escolar gera questionamentos entre vários profissionais e, para discuti-lo, busca-se conhecer o processo de ensino-aprendizagem, as linhas teóricas que interpretam a aprendizagem e a relação entre professores e alunos. Neste artigo, o leitor encontrará um levantamento sobre o fracasso escolar e algumas propostas de (possíveis) soluções. Num olhar imediato, vem logo em nossa mente, a ideia de acusar as deficiências na formação dos professores, como se fosse possível solucionar o problema baseando-se em uma única causa, quando na verdade se trata de um problema bem mais complexo. Coloca-se o comprometimento de novas práticas pedagógicas, na acepção de uma democratização da escola e, aos educadores, a continuação da luta por uma escola com ambiente de humanização e igualdade. Partindo desses postulados, a análise da metodologia adotada pelos professores diante de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem será enfoque de estudo durante esse trabalho científico
description Existe uma grande inquietação, por parte dos docentes e dos representantes dos órgãos responsáveis pela educação no país, em relação ao fracasso na aprendizagem, consequentemente, muito se reflete acerca das possíveis causas e sobre de quem seria a responsabilidade desse problema. Da mesma forma, tenta-se buscar soluções para essa questão tão complexa. O fracasso escolar gera questionamentos entre vários profissionais e, para discuti-lo, busca-se conhecer o processo de ensino-aprendizagem, as linhas teóricas que interpretam a aprendizagem e a relação entre professores e alunos. Neste artigo, o leitor encontrará um levantamento sobre o fracasso escolar e algumas propostas de (possíveis) soluções. Num olhar imediato, vem logo em nossa mente, a ideia de acusar as deficiências na formação dos professores, como se fosse possível solucionar o problema baseando-se em uma única causa, quando na verdade se trata de um problema bem mais complexo. Coloca-se o comprometimento de novas práticas pedagógicas, na acepção de uma democratização da escola e, aos educadores, a continuação da luta por uma escola com ambiente de humanização e igualdade. Partindo desses postulados, a análise da metodologia adotada pelos professores diante de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem será enfoque de estudo durante esse trabalho científico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/9
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/9/9
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2013 Pedagogia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2013 Pedagogia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; n. 8 (2013): Pedagogia em Foco
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926034534400