FRACASSO ESCOLAR: ANÁLISE DE SUAS CAUSAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/9 |
Resumo: | Existe uma grande inquietação, por parte dos docentes e dos representantes dos órgãos responsáveis pela educação no país, em relação ao fracasso na aprendizagem, consequentemente, muito se reflete acerca das possíveis causas e sobre de quem seria a responsabilidade desse problema. Da mesma forma, tenta-se buscar soluções para essa questão tão complexa. O fracasso escolar gera questionamentos entre vários profissionais e, para discuti-lo, busca-se conhecer o processo de ensino-aprendizagem, as linhas teóricas que interpretam a aprendizagem e a relação entre professores e alunos. Neste artigo, o leitor encontrará um levantamento sobre o fracasso escolar e algumas propostas de (possíveis) soluções. Num olhar imediato, vem logo em nossa mente, a ideia de acusar as deficiências na formação dos professores, como se fosse possível solucionar o problema baseando-se em uma única causa, quando na verdade se trata de um problema bem mais complexo. Coloca-se o comprometimento de novas práticas pedagógicas, na acepção de uma democratização da escola e, aos educadores, a continuação da luta por uma escola com ambiente de humanização e igualdade. Partindo desses postulados, a análise da metodologia adotada pelos professores diante de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem será enfoque de estudo durante esse trabalho científico |
id |
FAMA-0_9bde66e2b09547742ac7f16c8e714cf9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/9 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
FRACASSO ESCOLAR: ANÁLISE DE SUAS CAUSAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕESEducação; Fracasso escolar; Reflexões; SoluçõesExiste uma grande inquietação, por parte dos docentes e dos representantes dos órgãos responsáveis pela educação no país, em relação ao fracasso na aprendizagem, consequentemente, muito se reflete acerca das possíveis causas e sobre de quem seria a responsabilidade desse problema. Da mesma forma, tenta-se buscar soluções para essa questão tão complexa. O fracasso escolar gera questionamentos entre vários profissionais e, para discuti-lo, busca-se conhecer o processo de ensino-aprendizagem, as linhas teóricas que interpretam a aprendizagem e a relação entre professores e alunos. Neste artigo, o leitor encontrará um levantamento sobre o fracasso escolar e algumas propostas de (possíveis) soluções. Num olhar imediato, vem logo em nossa mente, a ideia de acusar as deficiências na formação dos professores, como se fosse possível solucionar o problema baseando-se em uma única causa, quando na verdade se trata de um problema bem mais complexo. Coloca-se o comprometimento de novas práticas pedagógicas, na acepção de uma democratização da escola e, aos educadores, a continuação da luta por uma escola com ambiente de humanização e igualdade. Partindo desses postulados, a análise da metodologia adotada pelos professores diante de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem será enfoque de estudo durante esse trabalho científicoFaculdade Aldete Maria Alves - FAMARODRIGUES, Luana GonçalvesANDRADE, Renata Ap. de Freitas Araújo e2014-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/9Pedagogia em Foco; n. 8 (2013): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/9/9Direitos autorais 2013 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/9Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.643Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FRACASSO ESCOLAR: ANÁLISE DE SUAS CAUSAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES |
title |
FRACASSO ESCOLAR: ANÁLISE DE SUAS CAUSAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES |
spellingShingle |
FRACASSO ESCOLAR: ANÁLISE DE SUAS CAUSAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES RODRIGUES, Luana Gonçalves Educação; Fracasso escolar; Reflexões; Soluções |
title_short |
FRACASSO ESCOLAR: ANÁLISE DE SUAS CAUSAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES |
title_full |
FRACASSO ESCOLAR: ANÁLISE DE SUAS CAUSAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES |
title_fullStr |
FRACASSO ESCOLAR: ANÁLISE DE SUAS CAUSAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES |
title_full_unstemmed |
FRACASSO ESCOLAR: ANÁLISE DE SUAS CAUSAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES |
title_sort |
FRACASSO ESCOLAR: ANÁLISE DE SUAS CAUSAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES |
author |
RODRIGUES, Luana Gonçalves |
author_facet |
RODRIGUES, Luana Gonçalves ANDRADE, Renata Ap. de Freitas Araújo e |
author_role |
author |
author2 |
ANDRADE, Renata Ap. de Freitas Araújo e |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RODRIGUES, Luana Gonçalves ANDRADE, Renata Ap. de Freitas Araújo e |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Fracasso escolar; Reflexões; Soluções |
topic |
Educação; Fracasso escolar; Reflexões; Soluções |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Existe uma grande inquietação, por parte dos docentes e dos representantes dos órgãos responsáveis pela educação no país, em relação ao fracasso na aprendizagem, consequentemente, muito se reflete acerca das possíveis causas e sobre de quem seria a responsabilidade desse problema. Da mesma forma, tenta-se buscar soluções para essa questão tão complexa. O fracasso escolar gera questionamentos entre vários profissionais e, para discuti-lo, busca-se conhecer o processo de ensino-aprendizagem, as linhas teóricas que interpretam a aprendizagem e a relação entre professores e alunos. Neste artigo, o leitor encontrará um levantamento sobre o fracasso escolar e algumas propostas de (possíveis) soluções. Num olhar imediato, vem logo em nossa mente, a ideia de acusar as deficiências na formação dos professores, como se fosse possível solucionar o problema baseando-se em uma única causa, quando na verdade se trata de um problema bem mais complexo. Coloca-se o comprometimento de novas práticas pedagógicas, na acepção de uma democratização da escola e, aos educadores, a continuação da luta por uma escola com ambiente de humanização e igualdade. Partindo desses postulados, a análise da metodologia adotada pelos professores diante de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem será enfoque de estudo durante esse trabalho científico |
description |
Existe uma grande inquietação, por parte dos docentes e dos representantes dos órgãos responsáveis pela educação no país, em relação ao fracasso na aprendizagem, consequentemente, muito se reflete acerca das possíveis causas e sobre de quem seria a responsabilidade desse problema. Da mesma forma, tenta-se buscar soluções para essa questão tão complexa. O fracasso escolar gera questionamentos entre vários profissionais e, para discuti-lo, busca-se conhecer o processo de ensino-aprendizagem, as linhas teóricas que interpretam a aprendizagem e a relação entre professores e alunos. Neste artigo, o leitor encontrará um levantamento sobre o fracasso escolar e algumas propostas de (possíveis) soluções. Num olhar imediato, vem logo em nossa mente, a ideia de acusar as deficiências na formação dos professores, como se fosse possível solucionar o problema baseando-se em uma única causa, quando na verdade se trata de um problema bem mais complexo. Coloca-se o comprometimento de novas práticas pedagógicas, na acepção de uma democratização da escola e, aos educadores, a continuação da luta por uma escola com ambiente de humanização e igualdade. Partindo desses postulados, a análise da metodologia adotada pelos professores diante de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem será enfoque de estudo durante esse trabalho científico |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/9 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/9/9 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2013 Pedagogia em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2013 Pedagogia em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; n. 8 (2013): Pedagogia em Foco 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926034534400 |