EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO: AULA SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E ISTs
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/480 |
Resumo: | Atualmente, a escola tem se mostrado como um relevante espaço de discussão sobre a sexualidade adolescente. Nos últimos anos, apesar da média de gravidez não planejada ter diminuído entre os adolescentes brasileiros, o valor ainda se encontra elevado em relação à média mundial. Além disso, os índices nacionais de infecções sexualmente transmissíveis na adolescência têm se elevado. Por essa razão, é extremamente fundamental que as escolas continuem adotando como proposta metodológica a inclusão da abordagem sobre educação sexual. O presente artigo descreve o estágio realizado em uma Escola Estadual localizada em Betim - MG para a disciplina de Estágio Supervisionado III – Licenciatura, do curso de graduação em Ciências Biológicas, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Betim (PUC Minas Betim). A atividade teve por objetivo esclarecer dúvidas de alunos do ensino médio em relação ao uso de métodos contraceptivos e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por meio de uma dinâmica realizada em três momentos: 1. Exposição do tema com uso slides; 2. Simulação prática de uma situação de contágio de ISTs utilizando-se indicador de pH; 3. Jogo “Mitos e Verdades”. Dos alunos participantes, 64% consideraram a atividade ótima e aproximadamente 33% definiram como boa, contribuindo para um resultado satisfatório da proposta. Atividades com esta concepção, permitem esclarecer dúvidas e integram os adolescentes, que se sentem mais à vontade para participar, cumprindo assim importante papel como método alternativo e complementar de aprendizagem. |
id |
FAMA-0_dcf6f0e27b939ea949bf8cdbc789ad6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/480 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO: AULA SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E ISTsEducação; Educação sexual.Educação sexual. Ensino médio. ISTs.Atualmente, a escola tem se mostrado como um relevante espaço de discussão sobre a sexualidade adolescente. Nos últimos anos, apesar da média de gravidez não planejada ter diminuído entre os adolescentes brasileiros, o valor ainda se encontra elevado em relação à média mundial. Além disso, os índices nacionais de infecções sexualmente transmissíveis na adolescência têm se elevado. Por essa razão, é extremamente fundamental que as escolas continuem adotando como proposta metodológica a inclusão da abordagem sobre educação sexual. O presente artigo descreve o estágio realizado em uma Escola Estadual localizada em Betim - MG para a disciplina de Estágio Supervisionado III – Licenciatura, do curso de graduação em Ciências Biológicas, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Betim (PUC Minas Betim). A atividade teve por objetivo esclarecer dúvidas de alunos do ensino médio em relação ao uso de métodos contraceptivos e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por meio de uma dinâmica realizada em três momentos: 1. Exposição do tema com uso slides; 2. Simulação prática de uma situação de contágio de ISTs utilizando-se indicador de pH; 3. Jogo “Mitos e Verdades”. Dos alunos participantes, 64% consideraram a atividade ótima e aproximadamente 33% definiram como boa, contribuindo para um resultado satisfatório da proposta. Atividades com esta concepção, permitem esclarecer dúvidas e integram os adolescentes, que se sentem mais à vontade para participar, cumprindo assim importante papel como método alternativo e complementar de aprendizagem.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAGomes, Sabrina Stefani SoaresOliveira, Mariana GontijoRezende, Juliana de Lima Passos2019-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/48010.29031/pedf.v14i12.480Pedagogia em Foco; v. 14, n. 12 (2019): Pedagogia em Foco; 152-1672178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/480/393http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/480/82http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/480/83Direitos autorais 2019 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/480Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.528Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO: AULA SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E ISTs |
title |
EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO: AULA SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E ISTs |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO: AULA SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E ISTs Gomes, Sabrina Stefani Soares Educação; Educação sexual. Educação sexual. Ensino médio. ISTs. |
title_short |
EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO: AULA SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E ISTs |
title_full |
EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO: AULA SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E ISTs |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO: AULA SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E ISTs |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO: AULA SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E ISTs |
title_sort |
EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO: AULA SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E ISTs |
author |
Gomes, Sabrina Stefani Soares |
author_facet |
Gomes, Sabrina Stefani Soares Oliveira, Mariana Gontijo Rezende, Juliana de Lima Passos |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Mariana Gontijo Rezende, Juliana de Lima Passos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Sabrina Stefani Soares Oliveira, Mariana Gontijo Rezende, Juliana de Lima Passos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação sexual. Educação sexual. Ensino médio. ISTs. |
topic |
Educação; Educação sexual. Educação sexual. Ensino médio. ISTs. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Atualmente, a escola tem se mostrado como um relevante espaço de discussão sobre a sexualidade adolescente. Nos últimos anos, apesar da média de gravidez não planejada ter diminuído entre os adolescentes brasileiros, o valor ainda se encontra elevado em relação à média mundial. Além disso, os índices nacionais de infecções sexualmente transmissíveis na adolescência têm se elevado. Por essa razão, é extremamente fundamental que as escolas continuem adotando como proposta metodológica a inclusão da abordagem sobre educação sexual. O presente artigo descreve o estágio realizado em uma Escola Estadual localizada em Betim - MG para a disciplina de Estágio Supervisionado III – Licenciatura, do curso de graduação em Ciências Biológicas, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Betim (PUC Minas Betim). A atividade teve por objetivo esclarecer dúvidas de alunos do ensino médio em relação ao uso de métodos contraceptivos e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por meio de uma dinâmica realizada em três momentos: 1. Exposição do tema com uso slides; 2. Simulação prática de uma situação de contágio de ISTs utilizando-se indicador de pH; 3. Jogo “Mitos e Verdades”. Dos alunos participantes, 64% consideraram a atividade ótima e aproximadamente 33% definiram como boa, contribuindo para um resultado satisfatório da proposta. Atividades com esta concepção, permitem esclarecer dúvidas e integram os adolescentes, que se sentem mais à vontade para participar, cumprindo assim importante papel como método alternativo e complementar de aprendizagem. |
description |
Atualmente, a escola tem se mostrado como um relevante espaço de discussão sobre a sexualidade adolescente. Nos últimos anos, apesar da média de gravidez não planejada ter diminuído entre os adolescentes brasileiros, o valor ainda se encontra elevado em relação à média mundial. Além disso, os índices nacionais de infecções sexualmente transmissíveis na adolescência têm se elevado. Por essa razão, é extremamente fundamental que as escolas continuem adotando como proposta metodológica a inclusão da abordagem sobre educação sexual. O presente artigo descreve o estágio realizado em uma Escola Estadual localizada em Betim - MG para a disciplina de Estágio Supervisionado III – Licenciatura, do curso de graduação em Ciências Biológicas, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Betim (PUC Minas Betim). A atividade teve por objetivo esclarecer dúvidas de alunos do ensino médio em relação ao uso de métodos contraceptivos e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por meio de uma dinâmica realizada em três momentos: 1. Exposição do tema com uso slides; 2. Simulação prática de uma situação de contágio de ISTs utilizando-se indicador de pH; 3. Jogo “Mitos e Verdades”. Dos alunos participantes, 64% consideraram a atividade ótima e aproximadamente 33% definiram como boa, contribuindo para um resultado satisfatório da proposta. Atividades com esta concepção, permitem esclarecer dúvidas e integram os adolescentes, que se sentem mais à vontade para participar, cumprindo assim importante papel como método alternativo e complementar de aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/480 10.29031/pedf.v14i12.480 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/480 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v14i12.480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/480/393 http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/480/82 http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/480/83 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 14, n. 12 (2019): Pedagogia em Foco; 152-167 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926458159104 |