EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO: AULA SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E ISTs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Sabrina Stefani Soares
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Mariana Gontijo, Rezende, Juliana de Lima Passos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/480
Resumo: Atualmente, a escola tem se mostrado como um relevante espaço de discussão sobre a sexualidade adolescente. Nos últimos anos, apesar da média de gravidez não planejada ter diminuído entre os adolescentes brasileiros, o valor ainda se encontra elevado em relação à média mundial. Além disso, os índices nacionais de infecções sexualmente transmissíveis na adolescência têm se elevado. Por essa razão, é extremamente fundamental que as escolas continuem adotando como proposta metodológica a inclusão da abordagem sobre educação sexual. O presente artigo descreve o estágio realizado em uma Escola Estadual localizada em Betim - MG para a disciplina de Estágio Supervisionado III – Licenciatura, do curso de graduação em Ciências Biológicas, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Betim (PUC Minas Betim). A atividade teve por objetivo esclarecer dúvidas de alunos do ensino médio em relação ao uso de métodos contraceptivos e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por meio de uma dinâmica realizada em três momentos: 1. Exposição do tema com uso slides; 2. Simulação prática de uma situação de contágio de ISTs utilizando-se indicador de pH; 3. Jogo “Mitos e Verdades”. Dos alunos participantes, 64% consideraram a atividade ótima e aproximadamente 33% definiram como boa, contribuindo para um resultado satisfatório da proposta. Atividades com esta concepção, permitem esclarecer dúvidas e integram os adolescentes, que se sentem mais à vontade para participar, cumprindo assim importante papel como método alternativo e complementar de aprendizagem.
id FAMA-0_dcf6f0e27b939ea949bf8cdbc789ad6a
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/480
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO: AULA SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E ISTsEducação; Educação sexual.Educação sexual. Ensino médio. ISTs.Atualmente, a escola tem se mostrado como um relevante espaço de discussão sobre a sexualidade adolescente. Nos últimos anos, apesar da média de gravidez não planejada ter diminuído entre os adolescentes brasileiros, o valor ainda se encontra elevado em relação à média mundial. Além disso, os índices nacionais de infecções sexualmente transmissíveis na adolescência têm se elevado. Por essa razão, é extremamente fundamental que as escolas continuem adotando como proposta metodológica a inclusão da abordagem sobre educação sexual. O presente artigo descreve o estágio realizado em uma Escola Estadual localizada em Betim - MG para a disciplina de Estágio Supervisionado III – Licenciatura, do curso de graduação em Ciências Biológicas, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Betim (PUC Minas Betim). A atividade teve por objetivo esclarecer dúvidas de alunos do ensino médio em relação ao uso de métodos contraceptivos e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por meio de uma dinâmica realizada em três momentos: 1. Exposição do tema com uso slides; 2. Simulação prática de uma situação de contágio de ISTs utilizando-se indicador de pH; 3. Jogo “Mitos e Verdades”. Dos alunos participantes, 64% consideraram a atividade ótima e aproximadamente 33% definiram como boa, contribuindo para um resultado satisfatório da proposta. Atividades com esta concepção, permitem esclarecer dúvidas e integram os adolescentes, que se sentem mais à vontade para participar, cumprindo assim importante papel como método alternativo e complementar de aprendizagem.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAGomes, Sabrina Stefani SoaresOliveira, Mariana GontijoRezende, Juliana de Lima Passos2019-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/48010.29031/pedf.v14i12.480Pedagogia em Foco; v. 14, n. 12 (2019): Pedagogia em Foco; 152-1672178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/480/393http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/480/82http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/480/83Direitos autorais 2019 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/480Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.528Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO: AULA SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E ISTs
title EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO: AULA SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E ISTs
spellingShingle EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO: AULA SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E ISTs
Gomes, Sabrina Stefani Soares
Educação; Educação sexual.
Educação sexual. Ensino médio. ISTs.
title_short EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO: AULA SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E ISTs
title_full EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO: AULA SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E ISTs
title_fullStr EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO: AULA SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E ISTs
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO: AULA SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E ISTs
title_sort EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO: AULA SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E ISTs
author Gomes, Sabrina Stefani Soares
author_facet Gomes, Sabrina Stefani Soares
Oliveira, Mariana Gontijo
Rezende, Juliana de Lima Passos
author_role author
author2 Oliveira, Mariana Gontijo
Rezende, Juliana de Lima Passos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Sabrina Stefani Soares
Oliveira, Mariana Gontijo
Rezende, Juliana de Lima Passos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação sexual.
Educação sexual. Ensino médio. ISTs.
topic Educação; Educação sexual.
Educação sexual. Ensino médio. ISTs.
dc.description.none.fl_txt_mv Atualmente, a escola tem se mostrado como um relevante espaço de discussão sobre a sexualidade adolescente. Nos últimos anos, apesar da média de gravidez não planejada ter diminuído entre os adolescentes brasileiros, o valor ainda se encontra elevado em relação à média mundial. Além disso, os índices nacionais de infecções sexualmente transmissíveis na adolescência têm se elevado. Por essa razão, é extremamente fundamental que as escolas continuem adotando como proposta metodológica a inclusão da abordagem sobre educação sexual. O presente artigo descreve o estágio realizado em uma Escola Estadual localizada em Betim - MG para a disciplina de Estágio Supervisionado III – Licenciatura, do curso de graduação em Ciências Biológicas, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Betim (PUC Minas Betim). A atividade teve por objetivo esclarecer dúvidas de alunos do ensino médio em relação ao uso de métodos contraceptivos e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por meio de uma dinâmica realizada em três momentos: 1. Exposição do tema com uso slides; 2. Simulação prática de uma situação de contágio de ISTs utilizando-se indicador de pH; 3. Jogo “Mitos e Verdades”. Dos alunos participantes, 64% consideraram a atividade ótima e aproximadamente 33% definiram como boa, contribuindo para um resultado satisfatório da proposta. Atividades com esta concepção, permitem esclarecer dúvidas e integram os adolescentes, que se sentem mais à vontade para participar, cumprindo assim importante papel como método alternativo e complementar de aprendizagem.
description Atualmente, a escola tem se mostrado como um relevante espaço de discussão sobre a sexualidade adolescente. Nos últimos anos, apesar da média de gravidez não planejada ter diminuído entre os adolescentes brasileiros, o valor ainda se encontra elevado em relação à média mundial. Além disso, os índices nacionais de infecções sexualmente transmissíveis na adolescência têm se elevado. Por essa razão, é extremamente fundamental que as escolas continuem adotando como proposta metodológica a inclusão da abordagem sobre educação sexual. O presente artigo descreve o estágio realizado em uma Escola Estadual localizada em Betim - MG para a disciplina de Estágio Supervisionado III – Licenciatura, do curso de graduação em Ciências Biológicas, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Betim (PUC Minas Betim). A atividade teve por objetivo esclarecer dúvidas de alunos do ensino médio em relação ao uso de métodos contraceptivos e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por meio de uma dinâmica realizada em três momentos: 1. Exposição do tema com uso slides; 2. Simulação prática de uma situação de contágio de ISTs utilizando-se indicador de pH; 3. Jogo “Mitos e Verdades”. Dos alunos participantes, 64% consideraram a atividade ótima e aproximadamente 33% definiram como boa, contribuindo para um resultado satisfatório da proposta. Atividades com esta concepção, permitem esclarecer dúvidas e integram os adolescentes, que se sentem mais à vontade para participar, cumprindo assim importante papel como método alternativo e complementar de aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/480
10.29031/pedf.v14i12.480
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/480
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v14i12.480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/480/393
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/480/82
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/480/83
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 14, n. 12 (2019): Pedagogia em Foco; 152-167
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926458159104