Por uma crítica da religião desencantada: midiatização do sagrado na sociedade de consumo
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Paulus |
Texto Completo: | https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/67 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é trazer uma reflexão crítica sobre as transformações religiosas na interseção entre religião e sociedade de consumo, apontando as principais transformações geradas por esta imbricada relação entre religião, comunicação e consumo, travessada pela midiatização. Adota-se a pesquisa bibliográfica como metodologia propondo um diálogo entre diferentes teorias para explicar o fenômeno. Fica evidente que a incorporação das práticas mercadológicas pela religião, especialmente a cristã, alterou o lugar de atuação e o processo de legitimação institucional, fazendo uma estreita ligação entre fé e mercado, espiritualidade e consumo.Palavras-chave: Comunicação. Religião. Consumo. Midiatização. Mercado. |
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Por uma crítica da religião desencantada: midiatização do sagrado na sociedade de consumoO objetivo deste artigo é trazer uma reflexão crítica sobre as transformações religiosas na interseção entre religião e sociedade de consumo, apontando as principais transformações geradas por esta imbricada relação entre religião, comunicação e consumo, travessada pela midiatização. Adota-se a pesquisa bibliográfica como metodologia propondo um diálogo entre diferentes teorias para explicar o fenômeno. Fica evidente que a incorporação das práticas mercadológicas pela religião, especialmente a cristã, alterou o lugar de atuação e o processo de legitimação institucional, fazendo uma estreita ligação entre fé e mercado, espiritualidade e consumo.Palavras-chave: Comunicação. Religião. Consumo. Midiatização. Mercado.PIA SOCIEDADE DE SAO PAULO2018-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/6710.31657/rcp.v2i4.67PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM; v. 2 n. 4 (2018): Comunicação, política e religião: as relações sociais na contemporaneidade; pág. 59-702526-32182525-958X10.31657/rcp.v2i4reponame:Revista Paulusinstname:Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)instacron:FAPCOMporhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/67/64Copyright (c) 2018 PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOMinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Ronivaldo MoreiraMiklos, Jorge2021-03-02T12:54:08Zoai:fapcom.10.20.40.35:article/67Revistahttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/indexPRIhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/oairevistapaulus@fapcom.edu.br || publicidade@fapcom.edu.br2526-32182525-958Xopendoar:2021-03-02T12:54:08Revista Paulus - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)false |
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