Formação de docentes no Colégio Estadual Lomanto Júnior, Alcobaça, Bahia
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Mosaicum |
Texto Completo: | https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/283 |
Resumo: | O objetivo desse texto é analisar a influência da educação profissionalizante como garantia de emprego após aconclusão de curso técnico na escolha profissional dos recémformados no curso normal (ensino médio) da Escola Lomanto Júnior, em Alcobaça, Bahia. Através da pesquisa bibliográfica e documental, foi possível verificar a relação entre o contexto histórico educacional nos âmbitos federal, estadual e municipal e a prática pedagógica no referido Colégio. A metodologia utilizada foi o levantamento de dados realizado através de entrevistas com docentes e discentes. A pesquisa revelou aspectos distintos para discentes e docentes. Para os discentes, o despreparo profissional inicia-se na própria formação acadêmica com o ensino fundamental e se confunde com a imaturidadecaracterística da adolescência. Quanto aos docentes, contingências como inadequação de espaço físico para execuçãodas atividades propostas e a morosidade dos órgãos competentes também contribuem para as dificuldades encontradas nesta formação. No entanto, a busca por melhorias quanto a qualidade da educação tem sido a luta de alguns professores que, apesar da conturbada herança histórica brasileira e contingências adversas, acreditam na educação. |
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Formação de docentes no Colégio Estadual Lomanto Júnior, Alcobaça, BahiaEducaçãoFormação de professoresColégio Lomantho Júnior.AlcobaçaO objetivo desse texto é analisar a influência da educação profissionalizante como garantia de emprego após aconclusão de curso técnico na escolha profissional dos recémformados no curso normal (ensino médio) da Escola Lomanto Júnior, em Alcobaça, Bahia. Através da pesquisa bibliográfica e documental, foi possível verificar a relação entre o contexto histórico educacional nos âmbitos federal, estadual e municipal e a prática pedagógica no referido Colégio. A metodologia utilizada foi o levantamento de dados realizado através de entrevistas com docentes e discentes. A pesquisa revelou aspectos distintos para discentes e docentes. Para os discentes, o despreparo profissional inicia-se na própria formação acadêmica com o ensino fundamental e se confunde com a imaturidadecaracterística da adolescência. Quanto aos docentes, contingências como inadequação de espaço físico para execuçãodas atividades propostas e a morosidade dos órgãos competentes também contribuem para as dificuldades encontradas nesta formação. No entanto, a busca por melhorias quanto a qualidade da educação tem sido a luta de alguns professores que, apesar da conturbada herança histórica brasileira e contingências adversas, acreditam na educação. Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2020-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/28310.26893/rm.v2i4.283Revista Mosaicum; n. 4 (2006): Revista Mosaicum1980-41801808-589X10.26893/rm.v2i4reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/283/244https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Magda Cristina Freitas de Boamorte, Uelton Luiz da Silva 2021-06-28T11:57:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/283Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:01:15.837Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true |
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