Formação de docentes no Colégio Estadual Lomanto Júnior, Alcobaça, Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Magda Cristina Freitas de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Boamorte, Uelton Luiz da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Mosaicum
Texto Completo: https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/283
Resumo: O objetivo desse texto é analisar a influência da educação profissionalizante como garantia de emprego após aconclusão de curso técnico na escolha profissional dos recémformados no curso normal (ensino médio) da Escola Lomanto Júnior, em Alcobaça, Bahia. Através da pesquisa bibliográfica e documental, foi possível verificar a relação entre o contexto histórico educacional nos âmbitos federal, estadual e municipal e a prática pedagógica no referido Colégio. A metodologia utilizada foi o levantamento de dados realizado através de entrevistas com docentes e discentes. A pesquisa revelou aspectos distintos para discentes e docentes. Para os discentes, o despreparo profissional inicia-se na própria formação acadêmica com o ensino fundamental e se confunde com a imaturidadecaracterística da adolescência. Quanto aos docentes, contingências como inadequação de espaço físico para execuçãodas atividades propostas e a morosidade dos órgãos competentes também contribuem para as dificuldades encontradas nesta formação. No entanto, a busca por melhorias quanto a qualidade da educação tem sido a luta de alguns professores que, apesar da conturbada herança histórica brasileira e contingências adversas, acreditam na educação.
id FASB-2_51b971ce597e72ee2e0aa832c77189f6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/283
network_acronym_str FASB-2
network_name_str Revista Mosaicum
spelling Formação de docentes no Colégio Estadual Lomanto Júnior, Alcobaça, BahiaEducaçãoFormação de professoresColégio Lomantho Júnior.AlcobaçaO objetivo desse texto é analisar a influência da educação profissionalizante como garantia de emprego após aconclusão de curso técnico na escolha profissional dos recémformados no curso normal (ensino médio) da Escola Lomanto Júnior, em Alcobaça, Bahia. Através da pesquisa bibliográfica e documental, foi possível verificar a relação entre o contexto histórico educacional nos âmbitos federal, estadual e municipal e a prática pedagógica no referido Colégio. A metodologia utilizada foi o levantamento de dados realizado através de entrevistas com docentes e discentes. A pesquisa revelou aspectos distintos para discentes e docentes. Para os discentes, o despreparo profissional inicia-se na própria formação acadêmica com o ensino fundamental e se confunde com a imaturidadecaracterística da adolescência. Quanto aos docentes, contingências como inadequação de espaço físico para execuçãodas atividades propostas e a morosidade dos órgãos competentes também contribuem para as dificuldades encontradas nesta formação. No entanto, a busca por melhorias quanto a qualidade da educação tem sido a luta de alguns professores que, apesar da conturbada herança histórica brasileira e contingências adversas, acreditam na educação. Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2020-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/28310.26893/rm.v2i4.283Revista Mosaicum; n. 4 (2006): Revista Mosaicum1980-41801808-589X10.26893/rm.v2i4reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/283/244https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Magda Cristina Freitas de Boamorte, Uelton Luiz da Silva 2021-06-28T11:57:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/283Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:01:15.837Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true
dc.title.none.fl_str_mv Formação de docentes no Colégio Estadual Lomanto Júnior, Alcobaça, Bahia
title Formação de docentes no Colégio Estadual Lomanto Júnior, Alcobaça, Bahia
spellingShingle Formação de docentes no Colégio Estadual Lomanto Júnior, Alcobaça, Bahia
Oliveira, Magda Cristina Freitas de
Educação
Formação de professores
Colégio Lomantho Júnior.
Alcobaça
title_short Formação de docentes no Colégio Estadual Lomanto Júnior, Alcobaça, Bahia
title_full Formação de docentes no Colégio Estadual Lomanto Júnior, Alcobaça, Bahia
title_fullStr Formação de docentes no Colégio Estadual Lomanto Júnior, Alcobaça, Bahia
title_full_unstemmed Formação de docentes no Colégio Estadual Lomanto Júnior, Alcobaça, Bahia
title_sort Formação de docentes no Colégio Estadual Lomanto Júnior, Alcobaça, Bahia
author Oliveira, Magda Cristina Freitas de
author_facet Oliveira, Magda Cristina Freitas de
Boamorte, Uelton Luiz da Silva
author_role author
author2 Boamorte, Uelton Luiz da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Magda Cristina Freitas de
Boamorte, Uelton Luiz da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação de professores
Colégio Lomantho Júnior.
Alcobaça
topic Educação
Formação de professores
Colégio Lomantho Júnior.
Alcobaça
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo desse texto é analisar a influência da educação profissionalizante como garantia de emprego após aconclusão de curso técnico na escolha profissional dos recémformados no curso normal (ensino médio) da Escola Lomanto Júnior, em Alcobaça, Bahia. Através da pesquisa bibliográfica e documental, foi possível verificar a relação entre o contexto histórico educacional nos âmbitos federal, estadual e municipal e a prática pedagógica no referido Colégio. A metodologia utilizada foi o levantamento de dados realizado através de entrevistas com docentes e discentes. A pesquisa revelou aspectos distintos para discentes e docentes. Para os discentes, o despreparo profissional inicia-se na própria formação acadêmica com o ensino fundamental e se confunde com a imaturidadecaracterística da adolescência. Quanto aos docentes, contingências como inadequação de espaço físico para execuçãodas atividades propostas e a morosidade dos órgãos competentes também contribuem para as dificuldades encontradas nesta formação. No entanto, a busca por melhorias quanto a qualidade da educação tem sido a luta de alguns professores que, apesar da conturbada herança histórica brasileira e contingências adversas, acreditam na educação.
description O objetivo desse texto é analisar a influência da educação profissionalizante como garantia de emprego após aconclusão de curso técnico na escolha profissional dos recémformados no curso normal (ensino médio) da Escola Lomanto Júnior, em Alcobaça, Bahia. Através da pesquisa bibliográfica e documental, foi possível verificar a relação entre o contexto histórico educacional nos âmbitos federal, estadual e municipal e a prática pedagógica no referido Colégio. A metodologia utilizada foi o levantamento de dados realizado através de entrevistas com docentes e discentes. A pesquisa revelou aspectos distintos para discentes e docentes. Para os discentes, o despreparo profissional inicia-se na própria formação acadêmica com o ensino fundamental e se confunde com a imaturidadecaracterística da adolescência. Quanto aos docentes, contingências como inadequação de espaço físico para execuçãodas atividades propostas e a morosidade dos órgãos competentes também contribuem para as dificuldades encontradas nesta formação. No entanto, a busca por melhorias quanto a qualidade da educação tem sido a luta de alguns professores que, apesar da conturbada herança histórica brasileira e contingências adversas, acreditam na educação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/283
10.26893/rm.v2i4.283
url https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/283
identifier_str_mv 10.26893/rm.v2i4.283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/283/244
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaicum; n. 4 (2006): Revista Mosaicum
1980-4180
1808-589X
10.26893/rm.v2i4
reponame:Revista Mosaicum
instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron:FASB
reponame_str Revista Mosaicum
collection Revista Mosaicum
instname_str Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron_str FASB
institution FASB
repository.name.fl_str_mv Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Educação
Formação de professores
Colégio Lomantho Júnior.
Alcobaça
_version_ 1704448767515688960