PROCESSOS FORMATIVOS E IDENTIDADES DOCENTES DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA: O QUE DIZEM OS ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/193 |
Resumo: | O presente estudo buscou investigar o que dizem os trabalhos publicados nos anais do II/III Congresso Nacional de Formação de Professores, a respeito das contribuições dos processos formativos para a construção de identidades docentes do/a professor/a de Ciências e de Biologia. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de cunho documental, mediante os pressupostos da Análise de Conteúdo. Inferimos a existência de aspectos dos processos de formação subjacentes às identidades docentes, os quais foram relacionados a três eixos principais: formação inicial, formação continuada; e profissionalidade do/a docente formador. Assim, faz-se necessário despender maior atenção para as políticas de acompanhamento profissional dos professores/as para (re)construção das identidades docentes. |
id |
FASF_1e2cc0a5e9398726bafa83924e460803 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/193 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROCESSOS FORMATIVOS E IDENTIDADES DOCENTES DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA: O QUE DIZEM OS ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORESO presente estudo buscou investigar o que dizem os trabalhos publicados nos anais do II/III Congresso Nacional de Formação de Professores, a respeito das contribuições dos processos formativos para a construção de identidades docentes do/a professor/a de Ciências e de Biologia. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de cunho documental, mediante os pressupostos da Análise de Conteúdo. Inferimos a existência de aspectos dos processos de formação subjacentes às identidades docentes, os quais foram relacionados a três eixos principais: formação inicial, formação continuada; e profissionalidade do/a docente formador. Assim, faz-se necessário despender maior atenção para as políticas de acompanhamento profissional dos professores/as para (re)construção das identidades docentes.FaSFChefer, Claudianedos Santos, Ana Paula Aparecidade Oliveira, André Luis2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/19310.22408/reva302018193655-666Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 655-6662526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/193/181/*ref*/ALMEIDA, M. I.; GHEDIN, E. ; LEITE, Y U F. Formação de Professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília, DF: Líber Livro, p. 142, 2008./*ref*/BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições, p. 70, 1979./*ref*/BEIJAARD, D. et al. Reconsidering research on teacher’s professional identity. TeachingandTeacherEducation, v. 20, p. 107-128, 2004./*ref*/BESUTTI, J.; REDANTE, R.C.; FÁVERO, A.A. Formação e construção da identidade docente a partir da narrativa de histórias de vida. Educação Por Escrito. Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 260-277, jul./dez. 2017./*ref*/CARDOSO, M.I.S.T.; BATISTA, P.M.F; GRAÇA, A.B.S. A identidade do professor: desafios colocados pela globalização. Revista Brasileira de Educação. v. 21, n. 65, p. 371- 390, abr./jun. 2016./*ref*/FONTES, A.; FONSECA, E.; DUARTE, S. Identidade profissional. Dissertação - Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Lisboa (PT), 2003./*ref*/VIÉGAS, A. L. D. C.; CRUZ, L. M. D.; FAUSTINO, A. P.; MENDES, T. Formação de Professores em Ciências Biológicas: Desafios, Limites e Possibilidades. UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação. Londrina, v.16, n. 5, p. 507-519, 2015./*ref*/GATT, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade. Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010./*ref*/HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006./*ref*/ISAIA, S.; BOLZAN, D. P. V. Trajetórias da docência: articulando estudos sobre os processos formativos e a aprendizagem de ser professor. In: ISAIA, S. e BOLZAN, D. P. V. (Orgs.). Pedagogia Universitária e Desenvolvimento Profissional, Docente. Porto Alegre: EDIPUCRS, p.121-143, 2009./*ref*/IZA, D. F. V.; BENITES, L. C.; NETO, L. S.; CYRINO, M.; ANANIAS, E. V.; ARNOSTI, R. P.; NETO, S. S. Identidade docente: As várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014./*ref*/KRIPKA, R. M. L; SHELLER, M.; BONATTO, D. L. Pesquisa Documental: considerações sobre conceitos e características. Investigação Qualitativa em Educação. Atas SIAIQ2015, v. 2, p. 243-247, 2015./*ref*/LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola. Goiânia: Alternativa, 2001./*ref*/NÓVOA, A. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Teoria & Educação. n. 4, p.109-139, 1991./*ref*/NÓVOA, A. Formação de Professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Cood.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, p. 15-34, 1992./*ref*/NUNES, D. P. N. A. A construção da docência universitária: a percepção dos professores no processo de socialização. Revista Encontro de Pesquisa em Educação. Uberaba, v. 1. n. 1, p. 30-41, 2013./*ref*/PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997./*ref*/PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. 4. ed. São Paulo: Cortez p. 15–34, 2005./*ref*/PIMENTA. S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012./*ref*/SILVA, T. T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2009./*ref*/TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002/*ref*/VIOLA, J. Docência universitária: trajetórias e saberes da formação de professores na área de ciências biológicas da UFU. Horizonte Científico, v. 1, n. 1, p. 1-26, 2007.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/193Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROCESSOS FORMATIVOS E IDENTIDADES DOCENTES DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA: O QUE DIZEM OS ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title |
PROCESSOS FORMATIVOS E IDENTIDADES DOCENTES DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA: O QUE DIZEM OS ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
spellingShingle |
PROCESSOS FORMATIVOS E IDENTIDADES DOCENTES DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA: O QUE DIZEM OS ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Chefer, Claudiane |
title_short |
PROCESSOS FORMATIVOS E IDENTIDADES DOCENTES DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA: O QUE DIZEM OS ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full |
PROCESSOS FORMATIVOS E IDENTIDADES DOCENTES DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA: O QUE DIZEM OS ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_fullStr |
PROCESSOS FORMATIVOS E IDENTIDADES DOCENTES DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA: O QUE DIZEM OS ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
PROCESSOS FORMATIVOS E IDENTIDADES DOCENTES DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA: O QUE DIZEM OS ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_sort |
PROCESSOS FORMATIVOS E IDENTIDADES DOCENTES DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA: O QUE DIZEM OS ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
author |
Chefer, Claudiane |
author_facet |
Chefer, Claudiane dos Santos, Ana Paula Aparecida de Oliveira, André Luis |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Ana Paula Aparecida de Oliveira, André Luis |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chefer, Claudiane dos Santos, Ana Paula Aparecida de Oliveira, André Luis |
description |
O presente estudo buscou investigar o que dizem os trabalhos publicados nos anais do II/III Congresso Nacional de Formação de Professores, a respeito das contribuições dos processos formativos para a construção de identidades docentes do/a professor/a de Ciências e de Biologia. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de cunho documental, mediante os pressupostos da Análise de Conteúdo. Inferimos a existência de aspectos dos processos de formação subjacentes às identidades docentes, os quais foram relacionados a três eixos principais: formação inicial, formação continuada; e profissionalidade do/a docente formador. Assim, faz-se necessário despender maior atenção para as políticas de acompanhamento profissional dos professores/as para (re)construção das identidades docentes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/193 10.22408/reva302018193655-666 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/193 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva302018193655-666 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/193/181 /*ref*/ALMEIDA, M. I.; GHEDIN, E. ; LEITE, Y U F. Formação de Professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília, DF: Líber Livro, p. 142, 2008. /*ref*/BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições, p. 70, 1979. /*ref*/BEIJAARD, D. et al. Reconsidering research on teacher’s professional identity. TeachingandTeacherEducation, v. 20, p. 107-128, 2004. /*ref*/BESUTTI, J.; REDANTE, R.C.; FÁVERO, A.A. Formação e construção da identidade docente a partir da narrativa de histórias de vida. Educação Por Escrito. Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 260-277, jul./dez. 2017. /*ref*/CARDOSO, M.I.S.T.; BATISTA, P.M.F; GRAÇA, A.B.S. A identidade do professor: desafios colocados pela globalização. Revista Brasileira de Educação. v. 21, n. 65, p. 371- 390, abr./jun. 2016. /*ref*/FONTES, A.; FONSECA, E.; DUARTE, S. Identidade profissional. Dissertação - Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Lisboa (PT), 2003. /*ref*/VIÉGAS, A. L. D. C.; CRUZ, L. M. D.; FAUSTINO, A. P.; MENDES, T. Formação de Professores em Ciências Biológicas: Desafios, Limites e Possibilidades. UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação. Londrina, v.16, n. 5, p. 507-519, 2015. /*ref*/GATT, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade. Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010. /*ref*/HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. /*ref*/ISAIA, S.; BOLZAN, D. P. V. Trajetórias da docência: articulando estudos sobre os processos formativos e a aprendizagem de ser professor. In: ISAIA, S. e BOLZAN, D. P. V. (Orgs.). Pedagogia Universitária e Desenvolvimento Profissional, Docente. Porto Alegre: EDIPUCRS, p.121-143, 2009. /*ref*/IZA, D. F. V.; BENITES, L. C.; NETO, L. S.; CYRINO, M.; ANANIAS, E. V.; ARNOSTI, R. P.; NETO, S. S. Identidade docente: As várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014. /*ref*/KRIPKA, R. M. L; SHELLER, M.; BONATTO, D. L. Pesquisa Documental: considerações sobre conceitos e características. Investigação Qualitativa em Educação. Atas SIAIQ2015, v. 2, p. 243-247, 2015. /*ref*/LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola. Goiânia: Alternativa, 2001. /*ref*/NÓVOA, A. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Teoria & Educação. n. 4, p.109-139, 1991. /*ref*/NÓVOA, A. Formação de Professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Cood.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, p. 15-34, 1992. /*ref*/NUNES, D. P. N. A. A construção da docência universitária: a percepção dos professores no processo de socialização. Revista Encontro de Pesquisa em Educação. Uberaba, v. 1. n. 1, p. 30-41, 2013. /*ref*/PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997. /*ref*/PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. 4. ed. São Paulo: Cortez p. 15–34, 2005. /*ref*/PIMENTA. S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. /*ref*/SILVA, T. T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2009. /*ref*/TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002 /*ref*/VIOLA, J. Docência universitária: trajetórias e saberes da formação de professores na área de ciências biológicas da UFU. Horizonte Científico, v. 1, n. 1, p. 1-26, 2007. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 655-666 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva302018 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321574950993920 |