FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: O PAPEL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE ENSINO PARA FORMAÇÃO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/809 |
Resumo: | Este trabalho busca compreender o papel da disciplina de Metodologia do Ensino de Biologia na formação de licenciandos em Ciências Biológicas da UFLA. Ao final da disciplina, foi pedido que os estudantes avaliassem as aulas desenvolvidas sendo as falas analisadas pela abordagem qualitativa de análise do discurso e enunciados presentes. Os enunciados constituídos foram: Abordagem do conteúdo científico; Importância das disciplinas de metodologia de ensino; Importância do processo avaliativo. Pode-se considerar que as questões colocadas pelos estudantes são fundamentais de serem consideradas no processo de formação docente, uma vez que proporcionam ao futuro docente ter contato com o desenvolvimento de práticas pedagógicas críticas e reflexivas que contribuam para uma práxis efetiva.Palavras Chave: Formação inicial de professores. Ensino de Biologia. Metodologia de ensino. |
id |
FASF_4b7a2fa8d0dfed1850051f2e2c0ab76d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/809 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: O PAPEL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE ENSINO PARA FORMAÇÃO DOCENTEEste trabalho busca compreender o papel da disciplina de Metodologia do Ensino de Biologia na formação de licenciandos em Ciências Biológicas da UFLA. Ao final da disciplina, foi pedido que os estudantes avaliassem as aulas desenvolvidas sendo as falas analisadas pela abordagem qualitativa de análise do discurso e enunciados presentes. Os enunciados constituídos foram: Abordagem do conteúdo científico; Importância das disciplinas de metodologia de ensino; Importância do processo avaliativo. Pode-se considerar que as questões colocadas pelos estudantes são fundamentais de serem consideradas no processo de formação docente, uma vez que proporcionam ao futuro docente ter contato com o desenvolvimento de práticas pedagógicas críticas e reflexivas que contribuam para uma práxis efetiva.Palavras Chave: Formação inicial de professores. Ensino de Biologia. Metodologia de ensino.FaSFFAPEMIG, CAPES e UFLALourenço, Camila OliveiraGonçalves, Laise VieiraNascimento Junior, Antonio Fernandes2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/80910.22408/reva602021809318-329Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 318-3292526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/809/562/*ref*/BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal/ Mikhail Mikhailovich Bakhtin; prefácio à edição francesa Tenta Todorov; introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. – 6° ed. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011./*ref*/BAPTISTA, Geilsa Costa Santos. A importância da reflexão sobre a prática de ensino para a formação docente inicial em ciências biológicas. Ensaio: pesquisa em educação em ciências (online), v. 5, n.5, p. 85-93, 2003. Disponível em:/*ref*/http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S198321172003000200085&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em 08 de mar. 2020./*ref*/CACHAPUZ, António; PRAIA, João; JORGE, Manuela. Da educação em ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência e Educação, v.10, n.3, p.363-381, 2004./*ref*/CORREIA, Marinês Luiza. A formação inicial do professor: os desafios e tensões que a prática pedagó-gica impõe. In: Anais do VI Seminário Pedagogia em Debate, 2005. Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná, 2005. v. único. p. 31-31./*ref*/GERHARD, Ana Cristina; FILHO, João Bernardes da Rocha. A fragmentação dos saberes na educação científica escolar na percepção de professores de uma escola de ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 17, p. 125-145, 2012. Disponível em: file:///C:/Users/Camila/Downloads/210-410-1-SM%20(1).pdf. Acesso em: 09 de mar. 2020./*ref*/LOURENÇO, Camila Oliveira; CHAVES FILHO, Flávio Henrique; NASCIMENTO JUNIOR, Antonio Fernandes; FESTOZO, Marina Battistetti. O planejamento e a avaliação como elementos estruturantes do estágio supervisionado: a análise de uma prática no curso de licenciatura em ciências biológicas. In: VI Congresso Brasileiro de Educação ‘Educação e formação humana: práxis e transformação social’ (VI CBE). Anais do V CBE - Pesquisas e Formação de Professores: Política e Programas. Bauru: UNESP, 2017./*ref*/MELLO, Guiomar Namo de. Formação Inicial de Professores da Educação Básica: uma (re)visão radical. São Paulo em Perspectiva (online). 2000. vol.14, n. 1. p. 98-110. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010288392000000100012&script=sci_abstract. Acesso em 08 de mar. 2020./*ref*/NUNES, Cecília Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, ano XXII, nº 74, abr/2001. p. 27-42./*ref*/PAULA, Augusto Antonio de; REIS NETO, João Augusto; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. A participação do museu de história natural da universidade federal de lavras na formação inicial de professores de ciências e biologia. In: XXIV Congresso da pós-graduação da UFLA. Anais do 24o Congresso de Pós-Graduação da UFLA, Lavras: UFLA, 2015./*ref*/PÉREZ, Daniel Gil; MONTORO, Fernández Isabel; ALÍS, Jaime Carrascosa; PRAIA, João. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência e Educação, v.7, n.2, p.125-153, 2001./*ref*/REIS NETO, João Augusto dos. Exu e a descolonização da docência: religiosidade afro-brasileira, cinema e a formação de professores(as). 2019. Dissertação (Mestrado em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) -Universidade Federal de São João del - Rei, São João del- Rei, 2019./*ref*/SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Tradução Cláu-dia Schilling. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998./*ref*/SILVA, Adriana Pucci Penteado Faria e. Bakhtin. In: Luciano Amaral Oliveira (Org.). Estudos do Dis-curso. Perspectivas Teóricas. 1ed.São Paulo: Parábola Editorial, 2013, p. 45-69./*ref*/VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio. Linhas Críticas (UnB), v. 12, p. 75-90, 2001./*ref*/VOLÓCHINOV, Valentín Nikoláievitch. A construção da enunciação. In: VOLÓCHINOV, Valentín Ni-koláievitch (Org.). A construção da Enunciação e Outros Ensaios. São Carlos: Pedro e João Editores, 2013, p. 157-188.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:12Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/809Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:12Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: O PAPEL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE ENSINO PARA FORMAÇÃO DOCENTE |
title |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: O PAPEL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE ENSINO PARA FORMAÇÃO DOCENTE |
spellingShingle |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: O PAPEL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE ENSINO PARA FORMAÇÃO DOCENTE Lourenço, Camila Oliveira |
title_short |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: O PAPEL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE ENSINO PARA FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: O PAPEL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE ENSINO PARA FORMAÇÃO DOCENTE |
title_fullStr |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: O PAPEL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE ENSINO PARA FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: O PAPEL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE ENSINO PARA FORMAÇÃO DOCENTE |
title_sort |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: O PAPEL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE ENSINO PARA FORMAÇÃO DOCENTE |
author |
Lourenço, Camila Oliveira |
author_facet |
Lourenço, Camila Oliveira Gonçalves, Laise Vieira Nascimento Junior, Antonio Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Laise Vieira Nascimento Junior, Antonio Fernandes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPEMIG, CAPES e UFLA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Camila Oliveira Gonçalves, Laise Vieira Nascimento Junior, Antonio Fernandes |
description |
Este trabalho busca compreender o papel da disciplina de Metodologia do Ensino de Biologia na formação de licenciandos em Ciências Biológicas da UFLA. Ao final da disciplina, foi pedido que os estudantes avaliassem as aulas desenvolvidas sendo as falas analisadas pela abordagem qualitativa de análise do discurso e enunciados presentes. Os enunciados constituídos foram: Abordagem do conteúdo científico; Importância das disciplinas de metodologia de ensino; Importância do processo avaliativo. Pode-se considerar que as questões colocadas pelos estudantes são fundamentais de serem consideradas no processo de formação docente, uma vez que proporcionam ao futuro docente ter contato com o desenvolvimento de práticas pedagógicas críticas e reflexivas que contribuam para uma práxis efetiva.Palavras Chave: Formação inicial de professores. Ensino de Biologia. Metodologia de ensino. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/809 10.22408/reva602021809318-329 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/809 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva602021809318-329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/809/562 /*ref*/BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal/ Mikhail Mikhailovich Bakhtin; prefácio à edição francesa Tenta Todorov; introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. – 6° ed. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011. /*ref*/BAPTISTA, Geilsa Costa Santos. A importância da reflexão sobre a prática de ensino para a formação docente inicial em ciências biológicas. Ensaio: pesquisa em educação em ciências (online), v. 5, n.5, p. 85-93, 2003. Disponível em: /*ref*/http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S198321172003000200085&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em 08 de mar. 2020. /*ref*/CACHAPUZ, António; PRAIA, João; JORGE, Manuela. Da educação em ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência e Educação, v.10, n.3, p.363-381, 2004. /*ref*/CORREIA, Marinês Luiza. A formação inicial do professor: os desafios e tensões que a prática pedagó-gica impõe. In: Anais do VI Seminário Pedagogia em Debate, 2005. Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná, 2005. v. único. p. 31-31. /*ref*/GERHARD, Ana Cristina; FILHO, João Bernardes da Rocha. A fragmentação dos saberes na educação científica escolar na percepção de professores de uma escola de ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 17, p. 125-145, 2012. Disponível em: file:///C:/Users/Camila/Downloads/210-410-1-SM%20(1).pdf. Acesso em: 09 de mar. 2020. /*ref*/LOURENÇO, Camila Oliveira; CHAVES FILHO, Flávio Henrique; NASCIMENTO JUNIOR, Antonio Fernandes; FESTOZO, Marina Battistetti. O planejamento e a avaliação como elementos estruturantes do estágio supervisionado: a análise de uma prática no curso de licenciatura em ciências biológicas. In: VI Congresso Brasileiro de Educação ‘Educação e formação humana: práxis e transformação social’ (VI CBE). Anais do V CBE - Pesquisas e Formação de Professores: Política e Programas. Bauru: UNESP, 2017. /*ref*/MELLO, Guiomar Namo de. Formação Inicial de Professores da Educação Básica: uma (re)visão radical. São Paulo em Perspectiva (online). 2000. vol.14, n. 1. p. 98-110. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010288392000000100012&script=sci_abstract. Acesso em 08 de mar. 2020. /*ref*/NUNES, Cecília Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, ano XXII, nº 74, abr/2001. p. 27-42. /*ref*/PAULA, Augusto Antonio de; REIS NETO, João Augusto; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. A participação do museu de história natural da universidade federal de lavras na formação inicial de professores de ciências e biologia. In: XXIV Congresso da pós-graduação da UFLA. Anais do 24o Congresso de Pós-Graduação da UFLA, Lavras: UFLA, 2015. /*ref*/PÉREZ, Daniel Gil; MONTORO, Fernández Isabel; ALÍS, Jaime Carrascosa; PRAIA, João. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência e Educação, v.7, n.2, p.125-153, 2001. /*ref*/REIS NETO, João Augusto dos. Exu e a descolonização da docência: religiosidade afro-brasileira, cinema e a formação de professores(as). 2019. Dissertação (Mestrado em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) -Universidade Federal de São João del - Rei, São João del- Rei, 2019. /*ref*/SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Tradução Cláu-dia Schilling. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. /*ref*/SILVA, Adriana Pucci Penteado Faria e. Bakhtin. In: Luciano Amaral Oliveira (Org.). Estudos do Dis-curso. Perspectivas Teóricas. 1ed.São Paulo: Parábola Editorial, 2013, p. 45-69. /*ref*/VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio. Linhas Críticas (UnB), v. 12, p. 75-90, 2001. /*ref*/VOLÓCHINOV, Valentín Nikoláievitch. A construção da enunciação. In: VOLÓCHINOV, Valentín Ni-koláievitch (Org.). A construção da Enunciação e Outros Ensaios. São Carlos: Pedro e João Editores, 2013, p. 157-188. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 318-329 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321574069141504 |