Produtos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Ensino de Física: a busca por referenciais norteadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/147 |
Resumo: | O presente trabalho objetivou investigar e caracterizar o perfil teórico metodológico de todos os produtos educacionais produzidos pelo Polo 32 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Os dados para a constituição desse trabalho foram coletados a partir do repositório institucional e para a análise dos dados utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, e buscamos evidenciar nos produtos educacionais os conteúdos disciplinares, a perspectiva metodológica, e os referenciais teóricos utilizados para a constituição dos produtos. Nossos dados evidenciam uma busca constante dos mestrandos pelo conhecimento científico, bem como a busca por referenciais metodológicos atuais numa busca efetiva pela racionalidade técnica e pela racionalidade prática. |
id |
FASF_4e0182ed392b932e849195629f0ef4c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/147 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Produtos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Ensino de Física: a busca por referenciais norteadoresO presente trabalho objetivou investigar e caracterizar o perfil teórico metodológico de todos os produtos educacionais produzidos pelo Polo 32 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Os dados para a constituição desse trabalho foram coletados a partir do repositório institucional e para a análise dos dados utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, e buscamos evidenciar nos produtos educacionais os conteúdos disciplinares, a perspectiva metodológica, e os referenciais teóricos utilizados para a constituição dos produtos. Nossos dados evidenciam uma busca constante dos mestrandos pelo conhecimento científico, bem como a busca por referenciais metodológicos atuais numa busca efetiva pela racionalidade técnica e pela racionalidade prática.FaSFNesi, Elisângela RovarisBatista, Michel Corci2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/14710.22408/reva302018147554-563Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 554-5632526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/147/172/*ref*/DUARTE, Newton, MARTINS, Ligia Márcia. Formação de Professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: UNESP, 2010./*ref*/FREITAS, Helena Costa Lopes. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação e sociedade, Campinas, v.23, n.80, p.137-168, set.2002./*ref*/MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Pesquisa colaborativa e produção de conhecimento sobre desenvolvimento profissional de professores. Proposições, Campinas, SP, n. 4 (31). p. 05-14, 2000./*ref*/MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: conhecimento específico, contextos e práticas pedagógicas. In: NACARATO, A. M.; PAIVA, M.A.V. (Orgs). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p.213-231./*ref*/PACHECO, J. A.; FLORES, M.A. Formação e avaliação de professores. Porto: Porto, 1999./*ref*/POPKEWITZ, Thomas S. Profissionalização e formação de professores: algumas notas sobre a sua história, ideologia e potencial. In: NÓVOA, António (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995, p. 35-50./*ref*/RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999./*ref*/SACRISTÁN, J. Gimeno. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio. Profissão professor. Portugal: Porto Editora, 1995, p.63-92./*ref*/SILVA, M. da. Complexidade da formação de profissionais: saberes teóricos e saberes práticos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009./*ref*/ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/147Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produtos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Ensino de Física: a busca por referenciais norteadores |
title |
Produtos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Ensino de Física: a busca por referenciais norteadores |
spellingShingle |
Produtos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Ensino de Física: a busca por referenciais norteadores Nesi, Elisângela Rovaris |
title_short |
Produtos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Ensino de Física: a busca por referenciais norteadores |
title_full |
Produtos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Ensino de Física: a busca por referenciais norteadores |
title_fullStr |
Produtos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Ensino de Física: a busca por referenciais norteadores |
title_full_unstemmed |
Produtos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Ensino de Física: a busca por referenciais norteadores |
title_sort |
Produtos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Ensino de Física: a busca por referenciais norteadores |
author |
Nesi, Elisângela Rovaris |
author_facet |
Nesi, Elisângela Rovaris Batista, Michel Corci |
author_role |
author |
author2 |
Batista, Michel Corci |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nesi, Elisângela Rovaris Batista, Michel Corci |
description |
O presente trabalho objetivou investigar e caracterizar o perfil teórico metodológico de todos os produtos educacionais produzidos pelo Polo 32 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Os dados para a constituição desse trabalho foram coletados a partir do repositório institucional e para a análise dos dados utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, e buscamos evidenciar nos produtos educacionais os conteúdos disciplinares, a perspectiva metodológica, e os referenciais teóricos utilizados para a constituição dos produtos. Nossos dados evidenciam uma busca constante dos mestrandos pelo conhecimento científico, bem como a busca por referenciais metodológicos atuais numa busca efetiva pela racionalidade técnica e pela racionalidade prática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/147 10.22408/reva302018147554-563 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/147 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva302018147554-563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/147/172 /*ref*/DUARTE, Newton, MARTINS, Ligia Márcia. Formação de Professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: UNESP, 2010. /*ref*/FREITAS, Helena Costa Lopes. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação e sociedade, Campinas, v.23, n.80, p.137-168, set.2002. /*ref*/MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Pesquisa colaborativa e produção de conhecimento sobre desenvolvimento profissional de professores. Proposições, Campinas, SP, n. 4 (31). p. 05-14, 2000. /*ref*/MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: conhecimento específico, contextos e práticas pedagógicas. In: NACARATO, A. M.; PAIVA, M.A.V. (Orgs). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p.213-231. /*ref*/PACHECO, J. A.; FLORES, M.A. Formação e avaliação de professores. Porto: Porto, 1999. /*ref*/POPKEWITZ, Thomas S. Profissionalização e formação de professores: algumas notas sobre a sua história, ideologia e potencial. In: NÓVOA, António (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995, p. 35-50. /*ref*/RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999. /*ref*/SACRISTÁN, J. Gimeno. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio. Profissão professor. Portugal: Porto Editora, 1995, p.63-92. /*ref*/SILVA, M. da. Complexidade da formação de profissionais: saberes teóricos e saberes práticos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. /*ref*/ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 554-563 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva302018 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321572869570560 |