Produtos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Ensino de Física: a busca por referenciais norteadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nesi, Elisângela Rovaris
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Batista, Michel Corci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/147
Resumo: O presente trabalho objetivou investigar e caracterizar o perfil teórico metodológico de todos os produtos educacionais produzidos pelo Polo 32 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Os dados para a constituição desse trabalho foram coletados a partir do repositório institucional e para a análise dos dados utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, e buscamos evidenciar nos produtos educacionais os conteúdos disciplinares, a perspectiva metodológica, e os referenciais teóricos utilizados para a constituição dos produtos. Nossos dados evidenciam uma busca constante dos mestrandos pelo conhecimento científico, bem como a busca por referenciais metodológicos atuais numa busca efetiva pela racionalidade técnica e pela racionalidade prática.
id FASF_4e0182ed392b932e849195629f0ef4c6
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/147
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling Produtos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Ensino de Física: a busca por referenciais norteadoresO presente trabalho objetivou investigar e caracterizar o perfil teórico metodológico de todos os produtos educacionais produzidos pelo Polo 32 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Os dados para a constituição desse trabalho foram coletados a partir do repositório institucional e para a análise dos dados utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, e buscamos evidenciar nos produtos educacionais os conteúdos disciplinares, a perspectiva metodológica, e os referenciais teóricos utilizados para a constituição dos produtos. Nossos dados evidenciam uma busca constante dos mestrandos pelo conhecimento científico, bem como a busca por referenciais metodológicos atuais numa busca efetiva pela racionalidade técnica e pela racionalidade prática.FaSFNesi, Elisângela RovarisBatista, Michel Corci2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/14710.22408/reva302018147554-563Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 554-5632526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/147/172/*ref*/DUARTE, Newton, MARTINS, Ligia Márcia. Formação de Professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: UNESP, 2010./*ref*/FREITAS, Helena Costa Lopes. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação e sociedade, Campinas, v.23, n.80, p.137-168, set.2002./*ref*/MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Pesquisa colaborativa e produção de conhecimento sobre desenvolvimento profissional de professores. Proposições, Campinas, SP, n. 4 (31). p. 05-14, 2000./*ref*/MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: conhecimento específico, contextos e práticas pedagógicas. In: NACARATO, A. M.; PAIVA, M.A.V. (Orgs). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p.213-231./*ref*/PACHECO, J. A.; FLORES, M.A. Formação e avaliação de professores. Porto: Porto, 1999./*ref*/POPKEWITZ, Thomas S. Profissionalização e formação de professores: algumas notas sobre a sua história, ideologia e potencial. In: NÓVOA, António (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995, p. 35-50./*ref*/RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999./*ref*/SACRISTÁN, J. Gimeno. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio. Profissão professor. Portugal: Porto Editora, 1995, p.63-92./*ref*/SILVA, M. da. Complexidade da formação de profissionais: saberes teóricos e saberes práticos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009./*ref*/ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/147Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv Produtos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Ensino de Física: a busca por referenciais norteadores
title Produtos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Ensino de Física: a busca por referenciais norteadores
spellingShingle Produtos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Ensino de Física: a busca por referenciais norteadores
Nesi, Elisângela Rovaris
title_short Produtos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Ensino de Física: a busca por referenciais norteadores
title_full Produtos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Ensino de Física: a busca por referenciais norteadores
title_fullStr Produtos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Ensino de Física: a busca por referenciais norteadores
title_full_unstemmed Produtos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Ensino de Física: a busca por referenciais norteadores
title_sort Produtos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Ensino de Física: a busca por referenciais norteadores
author Nesi, Elisângela Rovaris
author_facet Nesi, Elisângela Rovaris
Batista, Michel Corci
author_role author
author2 Batista, Michel Corci
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nesi, Elisângela Rovaris
Batista, Michel Corci
description O presente trabalho objetivou investigar e caracterizar o perfil teórico metodológico de todos os produtos educacionais produzidos pelo Polo 32 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Os dados para a constituição desse trabalho foram coletados a partir do repositório institucional e para a análise dos dados utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, e buscamos evidenciar nos produtos educacionais os conteúdos disciplinares, a perspectiva metodológica, e os referenciais teóricos utilizados para a constituição dos produtos. Nossos dados evidenciam uma busca constante dos mestrandos pelo conhecimento científico, bem como a busca por referenciais metodológicos atuais numa busca efetiva pela racionalidade técnica e pela racionalidade prática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/147
10.22408/reva302018147554-563
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/147
identifier_str_mv 10.22408/reva302018147554-563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/147/172
/*ref*/DUARTE, Newton, MARTINS, Ligia Márcia. Formação de Professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: UNESP, 2010.
/*ref*/FREITAS, Helena Costa Lopes. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação e sociedade, Campinas, v.23, n.80, p.137-168, set.2002.
/*ref*/MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Pesquisa colaborativa e produção de conhecimento sobre desenvolvimento profissional de professores. Proposições, Campinas, SP, n. 4 (31). p. 05-14, 2000.
/*ref*/MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: conhecimento específico, contextos e práticas pedagógicas. In: NACARATO, A. M.; PAIVA, M.A.V. (Orgs). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p.213-231.
/*ref*/PACHECO, J. A.; FLORES, M.A. Formação e avaliação de professores. Porto: Porto, 1999.
/*ref*/POPKEWITZ, Thomas S. Profissionalização e formação de professores: algumas notas sobre a sua história, ideologia e potencial. In: NÓVOA, António (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995, p. 35-50.
/*ref*/RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
/*ref*/SACRISTÁN, J. Gimeno. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio. Profissão professor. Portugal: Porto Editora, 1995, p.63-92.
/*ref*/SILVA, M. da. Complexidade da formação de profissionais: saberes teóricos e saberes práticos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
/*ref*/ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 554-563
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva302018
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321572869570560