AVALIAÇÃO DO MÉTODO JIGSAW DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA QUANTO AO SEU POTENCIAL EM TRABALHAR ASPECTOS CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE/ PENSAMENTO CRÍTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Thais Andressa Lopes de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silveira, Marcelo Pimentel da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/928
Resumo: Neste trabalho, avaliou-se o Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa, quanto ao seu potencial em trabalhar aspectos CTS/pensamento crítico (PC), com base nos critérios apresentados por Vieira e Tenreiro-Vieira (2011) para a construção de atividades didáticas. A análise revelou que o método possibilita o trabalho com temas de relevância social; permite o planejamento das atividades a partir dos questionamentos e curiosidades dos alunos; possibilita o pluralismo metodológico, com estratégias que envolvam a resolução de problemas, questionamentos, debates, pesquisas, experimentação investigativa, dentre outras; além de oportunizar aos alunos recorrerem às capacidades e disposições do PC, por meio de discussões e momentos de reflexão sobre o tema em estudo.Palavras Chave: Pensamento Crítico. Planejamento. Trabalho em grupo.
id FASF_82880a5f906b15087e3f68d9f108ff68
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/928
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DO MÉTODO JIGSAW DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA QUANTO AO SEU POTENCIAL EM TRABALHAR ASPECTOS CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE/ PENSAMENTO CRÍTICONeste trabalho, avaliou-se o Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa, quanto ao seu potencial em trabalhar aspectos CTS/pensamento crítico (PC), com base nos critérios apresentados por Vieira e Tenreiro-Vieira (2011) para a construção de atividades didáticas. A análise revelou que o método possibilita o trabalho com temas de relevância social; permite o planejamento das atividades a partir dos questionamentos e curiosidades dos alunos; possibilita o pluralismo metodológico, com estratégias que envolvam a resolução de problemas, questionamentos, debates, pesquisas, experimentação investigativa, dentre outras; além de oportunizar aos alunos recorrerem às capacidades e disposições do PC, por meio de discussões e momentos de reflexão sobre o tema em estudo.Palavras Chave: Pensamento Crítico. Planejamento. Trabalho em grupo.FaSFOliveira, Thais Andressa Lopes deSilveira, Marcelo Pimentel da2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/92810.22408/reva6020219281748-1761Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1748-17612526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/928/700/*ref*/FATARELI, E. F.; FERREIRA, L. N. A.; FERREIRA, J. Q.; QUEIROZ, S. L. Método cooperativo de aprendizagem Jigsaw no ensino de cinética química. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p.161-168, 2010./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994./*ref*/FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. 4ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998./*ref*/JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T.; SMITH, K. A. Cooperative Learning Returns To College: What Evidence Is ThereThat It Works? In Change. v.30. jul/ago, p.27-35, 1998./*ref*/MAGALHÃES, S.; TENREIRO-VIEIRA, C. Educação em Ciências para uma articulação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Pensamento Crítico. Um programa de formação de professores. Revista Portuguesa de Educação, v. 19, n. 2, p. 85-110, 2006./*ref*/OLIVEIRA, B. R. M. Contribuições da aprendizagem cooperativa na formação inicial dos bolsistas do PIBID/Química - UEM. 2015. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR: UEM, 2015./*ref*/OLIVEIRA, T. A. L.; SILVA, F. C. S.; MATOS, F. I.; SILVA, M. S.; SILVEIRA, M. P. A pergunta do aluno como subsídio para elaboração de uma sequência didática sobre o tema Petróleo. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ). Anais… Florianópolis: UFSC, 2016./*ref*/OLIVEIRA, T. A. L. Um olhar freireano para o processo de construção de atividades de ensino a partir da pergunta dos estudantes sobre petróleo, 2018. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR: UEM, 2018./*ref*/ROCHA, L. S.; GAMEIRO, L. M.; OLIVEIRA, B. R. M.; SILVEIRA, M. P.; KIOURANIS, N M. M. Contribuições do Método Jigsaw de aprendizagem cooperativa para o ensino de química. In: IV Congresso Paranaense de Educação Química (IV CPEQUI). Anais... Curitiba, 2015./*ref*/SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010./*ref*/VIEIRA, R.; TENREIRO-VIEIRA, C. Educação em ciências e em matemática numa perspectiva de literacia: desenvolvimento de materiais didáticos com orientação CTS/pensamento crítico (PC). In: SANTOS, W.; AULER, D. CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011./*ref*/VIEIRA, R. M.; VIEIRA, C. T. Estratégias de ensino/ aprendizagem: o questionamento promotor do pensamento crítico. Porto: Inst. Piaget, 2005.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:17Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/928Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:17Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DO MÉTODO JIGSAW DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA QUANTO AO SEU POTENCIAL EM TRABALHAR ASPECTOS CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE/ PENSAMENTO CRÍTICO
title AVALIAÇÃO DO MÉTODO JIGSAW DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA QUANTO AO SEU POTENCIAL EM TRABALHAR ASPECTOS CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE/ PENSAMENTO CRÍTICO
spellingShingle AVALIAÇÃO DO MÉTODO JIGSAW DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA QUANTO AO SEU POTENCIAL EM TRABALHAR ASPECTOS CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE/ PENSAMENTO CRÍTICO
Oliveira, Thais Andressa Lopes de
title_short AVALIAÇÃO DO MÉTODO JIGSAW DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA QUANTO AO SEU POTENCIAL EM TRABALHAR ASPECTOS CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE/ PENSAMENTO CRÍTICO
title_full AVALIAÇÃO DO MÉTODO JIGSAW DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA QUANTO AO SEU POTENCIAL EM TRABALHAR ASPECTOS CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE/ PENSAMENTO CRÍTICO
title_fullStr AVALIAÇÃO DO MÉTODO JIGSAW DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA QUANTO AO SEU POTENCIAL EM TRABALHAR ASPECTOS CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE/ PENSAMENTO CRÍTICO
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DO MÉTODO JIGSAW DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA QUANTO AO SEU POTENCIAL EM TRABALHAR ASPECTOS CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE/ PENSAMENTO CRÍTICO
title_sort AVALIAÇÃO DO MÉTODO JIGSAW DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA QUANTO AO SEU POTENCIAL EM TRABALHAR ASPECTOS CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE/ PENSAMENTO CRÍTICO
author Oliveira, Thais Andressa Lopes de
author_facet Oliveira, Thais Andressa Lopes de
Silveira, Marcelo Pimentel da
author_role author
author2 Silveira, Marcelo Pimentel da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Thais Andressa Lopes de
Silveira, Marcelo Pimentel da
description Neste trabalho, avaliou-se o Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa, quanto ao seu potencial em trabalhar aspectos CTS/pensamento crítico (PC), com base nos critérios apresentados por Vieira e Tenreiro-Vieira (2011) para a construção de atividades didáticas. A análise revelou que o método possibilita o trabalho com temas de relevância social; permite o planejamento das atividades a partir dos questionamentos e curiosidades dos alunos; possibilita o pluralismo metodológico, com estratégias que envolvam a resolução de problemas, questionamentos, debates, pesquisas, experimentação investigativa, dentre outras; além de oportunizar aos alunos recorrerem às capacidades e disposições do PC, por meio de discussões e momentos de reflexão sobre o tema em estudo.Palavras Chave: Pensamento Crítico. Planejamento. Trabalho em grupo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/928
10.22408/reva6020219281748-1761
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/928
identifier_str_mv 10.22408/reva6020219281748-1761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/928/700
/*ref*/FATARELI, E. F.; FERREIRA, L. N. A.; FERREIRA, J. Q.; QUEIROZ, S. L. Método cooperativo de aprendizagem Jigsaw no ensino de cinética química. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p.161-168, 2010.
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
/*ref*/FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. 4ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
/*ref*/JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T.; SMITH, K. A. Cooperative Learning Returns To College: What Evidence Is ThereThat It Works? In Change. v.30. jul/ago, p.27-35, 1998.
/*ref*/MAGALHÃES, S.; TENREIRO-VIEIRA, C. Educação em Ciências para uma articulação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Pensamento Crítico. Um programa de formação de professores. Revista Portuguesa de Educação, v. 19, n. 2, p. 85-110, 2006.
/*ref*/OLIVEIRA, B. R. M. Contribuições da aprendizagem cooperativa na formação inicial dos bolsistas do PIBID/Química - UEM. 2015. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR: UEM, 2015.
/*ref*/OLIVEIRA, T. A. L.; SILVA, F. C. S.; MATOS, F. I.; SILVA, M. S.; SILVEIRA, M. P. A pergunta do aluno como subsídio para elaboração de uma sequência didática sobre o tema Petróleo. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ). Anais… Florianópolis: UFSC, 2016.
/*ref*/OLIVEIRA, T. A. L. Um olhar freireano para o processo de construção de atividades de ensino a partir da pergunta dos estudantes sobre petróleo, 2018. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR: UEM, 2018.
/*ref*/ROCHA, L. S.; GAMEIRO, L. M.; OLIVEIRA, B. R. M.; SILVEIRA, M. P.; KIOURANIS, N M. M. Contribuições do Método Jigsaw de aprendizagem cooperativa para o ensino de química. In: IV Congresso Paranaense de Educação Química (IV CPEQUI). Anais... Curitiba, 2015.
/*ref*/SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.
/*ref*/VIEIRA, R.; TENREIRO-VIEIRA, C. Educação em ciências e em matemática numa perspectiva de literacia: desenvolvimento de materiais didáticos com orientação CTS/pensamento crítico (PC). In: SANTOS, W.; AULER, D. CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011.
/*ref*/VIEIRA, R. M.; VIEIRA, C. T. Estratégias de ensino/ aprendizagem: o questionamento promotor do pensamento crítico. Porto: Inst. Piaget, 2005.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1748-1761
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321574004129792