AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO E O USO DAS TECNOLOGIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Ketlin Nunes de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Zara, Reginaldo A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/966
Resumo: Considerando o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático pedagógico para o Ensino de modo geral, procura-se empregar no ambiente escolar práticas de ensino com aprendizagem significativas. O presente artigo é um recorte de uma pesquisa maior e buscou compreender o que tem sido investigado sobre o uso das HQs no ensino, as metodologias de implementação de ações educativas e a relação com os softwares que fornecem suporte à elaboração das mesmas. Para tal foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura junto as plataformas Scielo e Google Acadêmico, de modo a procurar os trabalhos apresentados nos últimos anos, no período de 2000-2018.  Dos trabalhos mapeados, elencou-se os que tratam do uso das histórias em quadrinhos no ensino, inquirindo ao ensino da Matemática. Palavras Chave: Ensino. Histórias em Quadrinhos. Tecnologias.
id FASF_b61b5ebcd3dbad43d8f98e2ff10ba76b
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/966
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO E O USO DAS TECNOLOGIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURAConsiderando o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático pedagógico para o Ensino de modo geral, procura-se empregar no ambiente escolar práticas de ensino com aprendizagem significativas. O presente artigo é um recorte de uma pesquisa maior e buscou compreender o que tem sido investigado sobre o uso das HQs no ensino, as metodologias de implementação de ações educativas e a relação com os softwares que fornecem suporte à elaboração das mesmas. Para tal foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura junto as plataformas Scielo e Google Acadêmico, de modo a procurar os trabalhos apresentados nos últimos anos, no período de 2000-2018.  Dos trabalhos mapeados, elencou-se os que tratam do uso das histórias em quadrinhos no ensino, inquirindo ao ensino da Matemática. Palavras Chave: Ensino. Histórias em Quadrinhos. Tecnologias.FaSFMoraes, Ketlin Nunes deZara, Reginaldo A.2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/96610.22408/reva6020219661131-1142Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1131-11422526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/966/745/*ref*/RAÚJO, Gustavo Cunha de; COSTA, Maurício Alves da; COSTA, Evânio Bezerra da. As histórias em quadrinhos na educação: possibilidades de um recurso didático-pedagógico. A MARgem - Estudos, Uberlândia - MG, ano 1, n. 2, p. 26-36, jul./dez. 2008./*ref*/C NDIDO, Suely da Silva. O uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) como ferramenta para o ensino reflexivo de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II. Anais Eletrônicos III Encontro Interdisciplinar de Língua Portuguesa e Literatura - ENILL. Itabaiana/SE: v. 03, 2012./*ref*/CARVALHO, Guido de Oliveira. Questões e quadrinhos: o uso das histórias em quadrinhos no ENEM, em vestibulares e concursos. Anais Eletrônicos VI Semana de Integração. Universidade Estadual de Goiás./*ref*/Inhumas/GO: v. 4, n. 1, 2017./*ref*/CAVALCANTE, Luis Adolfo de Oliveira.; CEDRO, Wellington Lima. Histórias em Quadrinhos e a Formação do Professor de Matemática: uma relação possível. In: PEREIRA, A. C. C.; CEDRO, W. L. (Orgs). Educação Matemática: diferentes contextos, diferentes abordagens. Fortaleza: UECE, 2015, p. 85-107./*ref*/CORDEIRO, José Neves; CARDOSO, Daucília Araújo; SILVA, Marcio Nascimento da. Histórias em Quadrinhos: algumas conexões com a Matemática. Revista Educação Matemática em Foco, Paraíba, v. 7, n. 3, p. 110-136, jul./dez. 2018./*ref*/MISKULIN, Rosana Giaretta Saguerra; AMORIM, Joni de Almeida; SILVA, Mariana da Rocha Corrêa. Histórias em Quadrinhos na Aprendizagem de Matemática. In: IX Encontro Gaúcho de Educação Matemática (EGEM), 2006, Caxias do Sul./*ref*/PEREIRA, Ana Carolina Costa. A utilização de quadrinhos no ensino da matemática. In: PEREIRA, A. C. C. (Org.). Educação Matemática no Ceará: os caminhos trilhados e as perspectivas. Fortaleza: EdUECE, 2015, p. 31-43./*ref*/RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2019./*ref*/VERGUEIRO, Waldomiro. et al. O uso das HQs no ensino. In: Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2018.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-21T17:39:35Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/966Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-21T17:39:35Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO E O USO DAS TECNOLOGIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO E O USO DAS TECNOLOGIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
spellingShingle AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO E O USO DAS TECNOLOGIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Moraes, Ketlin Nunes de
title_short AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO E O USO DAS TECNOLOGIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_full AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO E O USO DAS TECNOLOGIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_fullStr AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO E O USO DAS TECNOLOGIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_full_unstemmed AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO E O USO DAS TECNOLOGIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_sort AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO E O USO DAS TECNOLOGIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
author Moraes, Ketlin Nunes de
author_facet Moraes, Ketlin Nunes de
Zara, Reginaldo A.
author_role author
author2 Zara, Reginaldo A.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Ketlin Nunes de
Zara, Reginaldo A.
description Considerando o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático pedagógico para o Ensino de modo geral, procura-se empregar no ambiente escolar práticas de ensino com aprendizagem significativas. O presente artigo é um recorte de uma pesquisa maior e buscou compreender o que tem sido investigado sobre o uso das HQs no ensino, as metodologias de implementação de ações educativas e a relação com os softwares que fornecem suporte à elaboração das mesmas. Para tal foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura junto as plataformas Scielo e Google Acadêmico, de modo a procurar os trabalhos apresentados nos últimos anos, no período de 2000-2018.  Dos trabalhos mapeados, elencou-se os que tratam do uso das histórias em quadrinhos no ensino, inquirindo ao ensino da Matemática. Palavras Chave: Ensino. Histórias em Quadrinhos. Tecnologias.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/966
10.22408/reva6020219661131-1142
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/966
identifier_str_mv 10.22408/reva6020219661131-1142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/966/745
/*ref*/RAÚJO, Gustavo Cunha de; COSTA, Maurício Alves da; COSTA, Evânio Bezerra da. As histórias em quadrinhos na educação: possibilidades de um recurso didático-pedagógico. A MARgem - Estudos, Uberlândia - MG, ano 1, n. 2, p. 26-36, jul./dez. 2008.
/*ref*/C NDIDO, Suely da Silva. O uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) como ferramenta para o ensino reflexivo de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II. Anais Eletrônicos III Encontro Interdisciplinar de Língua Portuguesa e Literatura - ENILL. Itabaiana/SE: v. 03, 2012.
/*ref*/CARVALHO, Guido de Oliveira. Questões e quadrinhos: o uso das histórias em quadrinhos no ENEM, em vestibulares e concursos. Anais Eletrônicos VI Semana de Integração. Universidade Estadual de Goiás.
/*ref*/Inhumas/GO: v. 4, n. 1, 2017.
/*ref*/CAVALCANTE, Luis Adolfo de Oliveira.; CEDRO, Wellington Lima. Histórias em Quadrinhos e a Formação do Professor de Matemática: uma relação possível. In: PEREIRA, A. C. C.; CEDRO, W. L. (Orgs). Educação Matemática: diferentes contextos, diferentes abordagens. Fortaleza: UECE, 2015, p. 85-107.
/*ref*/CORDEIRO, José Neves; CARDOSO, Daucília Araújo; SILVA, Marcio Nascimento da. Histórias em Quadrinhos: algumas conexões com a Matemática. Revista Educação Matemática em Foco, Paraíba, v. 7, n. 3, p. 110-136, jul./dez. 2018.
/*ref*/MISKULIN, Rosana Giaretta Saguerra; AMORIM, Joni de Almeida; SILVA, Mariana da Rocha Corrêa. Histórias em Quadrinhos na Aprendizagem de Matemática. In: IX Encontro Gaúcho de Educação Matemática (EGEM), 2006, Caxias do Sul.
/*ref*/PEREIRA, Ana Carolina Costa. A utilização de quadrinhos no ensino da matemática. In: PEREIRA, A. C. C. (Org.). Educação Matemática no Ceará: os caminhos trilhados e as perspectivas. Fortaleza: EdUECE, 2015, p. 31-43.
/*ref*/RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2019.
/*ref*/VERGUEIRO, Waldomiro. et al. O uso das HQs no ensino. In: Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1131-1142
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321572104110080