AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO E O USO DAS TECNOLOGIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/966 |
Resumo: | Considerando o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático pedagógico para o Ensino de modo geral, procura-se empregar no ambiente escolar práticas de ensino com aprendizagem significativas. O presente artigo é um recorte de uma pesquisa maior e buscou compreender o que tem sido investigado sobre o uso das HQs no ensino, as metodologias de implementação de ações educativas e a relação com os softwares que fornecem suporte à elaboração das mesmas. Para tal foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura junto as plataformas Scielo e Google Acadêmico, de modo a procurar os trabalhos apresentados nos últimos anos, no período de 2000-2018. Dos trabalhos mapeados, elencou-se os que tratam do uso das histórias em quadrinhos no ensino, inquirindo ao ensino da Matemática. Palavras Chave: Ensino. Histórias em Quadrinhos. Tecnologias. |
id |
FASF_b61b5ebcd3dbad43d8f98e2ff10ba76b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/966 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO E O USO DAS TECNOLOGIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURAConsiderando o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático pedagógico para o Ensino de modo geral, procura-se empregar no ambiente escolar práticas de ensino com aprendizagem significativas. O presente artigo é um recorte de uma pesquisa maior e buscou compreender o que tem sido investigado sobre o uso das HQs no ensino, as metodologias de implementação de ações educativas e a relação com os softwares que fornecem suporte à elaboração das mesmas. Para tal foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura junto as plataformas Scielo e Google Acadêmico, de modo a procurar os trabalhos apresentados nos últimos anos, no período de 2000-2018. Dos trabalhos mapeados, elencou-se os que tratam do uso das histórias em quadrinhos no ensino, inquirindo ao ensino da Matemática. Palavras Chave: Ensino. Histórias em Quadrinhos. Tecnologias.FaSFMoraes, Ketlin Nunes deZara, Reginaldo A.2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/96610.22408/reva6020219661131-1142Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1131-11422526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/966/745/*ref*/RAÚJO, Gustavo Cunha de; COSTA, Maurício Alves da; COSTA, Evânio Bezerra da. As histórias em quadrinhos na educação: possibilidades de um recurso didático-pedagógico. A MARgem - Estudos, Uberlândia - MG, ano 1, n. 2, p. 26-36, jul./dez. 2008./*ref*/C NDIDO, Suely da Silva. O uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) como ferramenta para o ensino reflexivo de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II. Anais Eletrônicos III Encontro Interdisciplinar de Língua Portuguesa e Literatura - ENILL. Itabaiana/SE: v. 03, 2012./*ref*/CARVALHO, Guido de Oliveira. Questões e quadrinhos: o uso das histórias em quadrinhos no ENEM, em vestibulares e concursos. Anais Eletrônicos VI Semana de Integração. Universidade Estadual de Goiás./*ref*/Inhumas/GO: v. 4, n. 1, 2017./*ref*/CAVALCANTE, Luis Adolfo de Oliveira.; CEDRO, Wellington Lima. Histórias em Quadrinhos e a Formação do Professor de Matemática: uma relação possível. In: PEREIRA, A. C. C.; CEDRO, W. L. (Orgs). Educação Matemática: diferentes contextos, diferentes abordagens. Fortaleza: UECE, 2015, p. 85-107./*ref*/CORDEIRO, José Neves; CARDOSO, Daucília Araújo; SILVA, Marcio Nascimento da. Histórias em Quadrinhos: algumas conexões com a Matemática. Revista Educação Matemática em Foco, Paraíba, v. 7, n. 3, p. 110-136, jul./dez. 2018./*ref*/MISKULIN, Rosana Giaretta Saguerra; AMORIM, Joni de Almeida; SILVA, Mariana da Rocha Corrêa. Histórias em Quadrinhos na Aprendizagem de Matemática. In: IX Encontro Gaúcho de Educação Matemática (EGEM), 2006, Caxias do Sul./*ref*/PEREIRA, Ana Carolina Costa. A utilização de quadrinhos no ensino da matemática. In: PEREIRA, A. C. C. (Org.). Educação Matemática no Ceará: os caminhos trilhados e as perspectivas. Fortaleza: EdUECE, 2015, p. 31-43./*ref*/RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2019./*ref*/VERGUEIRO, Waldomiro. et al. O uso das HQs no ensino. In: Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2018.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-21T17:39:35Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/966Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-21T17:39:35Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO E O USO DAS TECNOLOGIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
title |
AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO E O USO DAS TECNOLOGIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
spellingShingle |
AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO E O USO DAS TECNOLOGIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA Moraes, Ketlin Nunes de |
title_short |
AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO E O USO DAS TECNOLOGIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
title_full |
AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO E O USO DAS TECNOLOGIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
title_fullStr |
AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO E O USO DAS TECNOLOGIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
title_full_unstemmed |
AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO E O USO DAS TECNOLOGIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
title_sort |
AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO E O USO DAS TECNOLOGIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
author |
Moraes, Ketlin Nunes de |
author_facet |
Moraes, Ketlin Nunes de Zara, Reginaldo A. |
author_role |
author |
author2 |
Zara, Reginaldo A. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Ketlin Nunes de Zara, Reginaldo A. |
description |
Considerando o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático pedagógico para o Ensino de modo geral, procura-se empregar no ambiente escolar práticas de ensino com aprendizagem significativas. O presente artigo é um recorte de uma pesquisa maior e buscou compreender o que tem sido investigado sobre o uso das HQs no ensino, as metodologias de implementação de ações educativas e a relação com os softwares que fornecem suporte à elaboração das mesmas. Para tal foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura junto as plataformas Scielo e Google Acadêmico, de modo a procurar os trabalhos apresentados nos últimos anos, no período de 2000-2018. Dos trabalhos mapeados, elencou-se os que tratam do uso das histórias em quadrinhos no ensino, inquirindo ao ensino da Matemática. Palavras Chave: Ensino. Histórias em Quadrinhos. Tecnologias. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/966 10.22408/reva6020219661131-1142 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/966 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva6020219661131-1142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/966/745 /*ref*/RAÚJO, Gustavo Cunha de; COSTA, Maurício Alves da; COSTA, Evânio Bezerra da. As histórias em quadrinhos na educação: possibilidades de um recurso didático-pedagógico. A MARgem - Estudos, Uberlândia - MG, ano 1, n. 2, p. 26-36, jul./dez. 2008. /*ref*/C NDIDO, Suely da Silva. O uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) como ferramenta para o ensino reflexivo de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II. Anais Eletrônicos III Encontro Interdisciplinar de Língua Portuguesa e Literatura - ENILL. Itabaiana/SE: v. 03, 2012. /*ref*/CARVALHO, Guido de Oliveira. Questões e quadrinhos: o uso das histórias em quadrinhos no ENEM, em vestibulares e concursos. Anais Eletrônicos VI Semana de Integração. Universidade Estadual de Goiás. /*ref*/Inhumas/GO: v. 4, n. 1, 2017. /*ref*/CAVALCANTE, Luis Adolfo de Oliveira.; CEDRO, Wellington Lima. Histórias em Quadrinhos e a Formação do Professor de Matemática: uma relação possível. In: PEREIRA, A. C. C.; CEDRO, W. L. (Orgs). Educação Matemática: diferentes contextos, diferentes abordagens. Fortaleza: UECE, 2015, p. 85-107. /*ref*/CORDEIRO, José Neves; CARDOSO, Daucília Araújo; SILVA, Marcio Nascimento da. Histórias em Quadrinhos: algumas conexões com a Matemática. Revista Educação Matemática em Foco, Paraíba, v. 7, n. 3, p. 110-136, jul./dez. 2018. /*ref*/MISKULIN, Rosana Giaretta Saguerra; AMORIM, Joni de Almeida; SILVA, Mariana da Rocha Corrêa. Histórias em Quadrinhos na Aprendizagem de Matemática. In: IX Encontro Gaúcho de Educação Matemática (EGEM), 2006, Caxias do Sul. /*ref*/PEREIRA, Ana Carolina Costa. A utilização de quadrinhos no ensino da matemática. In: PEREIRA, A. C. C. (Org.). Educação Matemática no Ceará: os caminhos trilhados e as perspectivas. Fortaleza: EdUECE, 2015, p. 31-43. /*ref*/RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2019. /*ref*/VERGUEIRO, Waldomiro. et al. O uso das HQs no ensino. In: Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2018. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1131-1142 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321572104110080 |