IDENTIDADES DO PROFESSOR DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Drummond, Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, André Luís, Borges, Fábio Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/890
Resumo: Este trabalho foi realizado com professoras de apoio da Educação Especial de uma Escola Pública de MinasGerais e investiga o processo de construção identitária dest as e suas demandas e percepções com relação ao ensino deMatemática. Para a colet a de dados foram aplicados questionários e entrevistas semiestruturadas com o objetivo de,conhecendo suas trajetórias pessoal e profissional, ob servarmos quais são os elementos constitutivos de sua sidentidade s prof i ssiona is Referenciados por Hall, Flores, Pimenta e Nóvoa, i dentific amos que os processos deformação identitária das participantes são fortemente influenciados pela partilha de experi ência com seus pares e pelosprocessos de capacitação.Palavras-Chave: Professor I dentidades M atemática
id FASF_cce25aa8a103f4b5de28c5db3e1ee2f5
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/890
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling IDENTIDADES DO PROFESSOR DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICAEste trabalho foi realizado com professoras de apoio da Educação Especial de uma Escola Pública de MinasGerais e investiga o processo de construção identitária dest as e suas demandas e percepções com relação ao ensino deMatemática. Para a colet a de dados foram aplicados questionários e entrevistas semiestruturadas com o objetivo de,conhecendo suas trajetórias pessoal e profissional, ob servarmos quais são os elementos constitutivos de sua sidentidade s prof i ssiona is Referenciados por Hall, Flores, Pimenta e Nóvoa, i dentific amos que os processos deformação identitária das participantes são fortemente influenciados pela partilha de experi ência com seus pares e pelosprocessos de capacitação.Palavras-Chave: Professor I dentidades M atemáticaFaSFDrummond, Marianna Florentina Lima Alves de OliveiraOliveira, André LuísBorges, Fábio Alexandre2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/89010.22408/reva6020218901348-1361Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1348-13612526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/890/750/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo . Lisboa, Portugal:/*ref*/Edições 70; 2009/*ref*/BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais:/*ref*/adaptações curriculares Brasília, DF: SEF/SEESP: 1998. Disponível em/*ref*/<http://www.educacaoonline.pro.br/adaptaco curriculares.a/*ref*/sp>. Acesso em 27 de janeiro de 2020./*ref*/______. Diretrizes nacionais para educação especial na/*ref*/educação básica . Resolução no. 2 de 11 Fevereiro de/*ref*/Brasília, DF: MEC/SEESP, 2001. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf//*ref*/diretrizes.pdf>. Acesso em 04 de janeiro de 2020./*ref*/______. Educação inclusiva: atendimento educacional/*ref*/especializado para a deficiência mental . Brasília, DF:/*ref*/MEC/SEE, 2005./*ref*/______. Saberes e práticas de inclusão: desenvolvendo/*ref*/competências para o atendime nto as necessidades/*ref*/educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com/*ref*/baixa visão.(2ed.)/ SEESP/MEC. Brasília: MEC,/*ref*/Secretaria de Educação Especial, 2006. Disponível em/*ref*/<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf//*ref*/pdf>. Acesso em 04 de ja neiro de 20 20/*ref*/______. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo/*ref*/competências para o atendimento às necessidades/*ref*/educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com/*ref*/baixa visão . Brasíli a, DF: MEC/SEE, 2006./*ref*/DUBAR, C. A socialização. Construção das identidades/*ref*/sociais e profissionais . São Paulo: Martins Fontes,/*ref*/FERREIRA, Ana Cristina. Desenvolvimento profissional/*ref*/do professor de Matemática e comunidades de prática:/*ref*/explorando possibilidades. In: Encontro brasileiro de/*ref*/Estudantes de pós Gradua ção em Ed ucação M atemática,/*ref*/, Rio Claro. IV Encontro Brasileiro de Estudante s/*ref*/de Pós Graduação em Educação M atemática . Rio/*ref*/Claro: UNESP, 2000.v.1.p.1./*ref*/FIORENTINI, D; LORENZATO,S. Investigação em/*ref*/Educação Matemática: percursos teóricos e/*ref*/metodológicos (Coleção de Formação de p rofessores)./*ref*/Campinas: Autores Associados, 2006./*ref*/FLORES/*ref*/, M. A. (2015) Formação docente e identidade/*ref*/profissional: tensões e (des)continuidades , Educação , 38/*ref*/(1) pp. 138 146. Disponível em/*ref*/https://repositor ium.sdum.uminho.pt/bit stream/1822/523/*ref*//1/11Formacao%20docente%20e%20identidade%20pro/*ref*/fissional%20tensoes%20e%20%28des%29continuidades./*ref*/pdf >. Acesso em 08 de abril de/*ref*/GIL, A.C../*ref*/Métodos e técnicas de pesquisa social. São/*ref*/Paulo, SP. Atlas, 2000./*ref*/JAVARONI, S. L.; SANTOS, S./*ref*/C.; BORBA, M. C./*ref*/Tecnologias digitais na produção e análise de dados/*ref*/qualitativos . Educação Matemática Pesquisa, v.13, n. 1,/*ref*/p. 197 218, 2011. Disponível em/*ref*/<http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4525/*ref*//4027>. Acesso em 09 de janeiro de/*ref*/MARCELO GARCI/*ref*/A, C. Formação de Professores ./*ref*/P ara uma mudança educativa. Porto Portugal: Porto/*ref*/Editora, 1999./*ref*/MORAES, R. Análise de conteúdo./*ref*/Revista Educação , v./*ref*/, n. 37, p. 7 32, 1999. Disponível em/*ref*/<http://cliente.argo.com.br/~mgos/analise_de_conteu do_/*ref*/moraes.html>. Acesso em Janeiro de 2020./*ref*/PIMENTA, Selma Garrido. (Org.)./*ref*/Saberes pedagógicos/*ref*/e atividade docente 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002/*ref*/HALL, S./*ref*/Quando foi o pós colonial?colonial?: pensando no/*ref*/limite. In: HALL, S. Da diáspora: identidades e/*ref*/mediaçõe s culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG,/*ref*//*ref*/MENDES, Eniceia,G; CIA, Fabiana; CABRAL,/*ref*/Leonardo, S.A.. Inclusão Escolar e os Desafios para a/*ref*/Formação de Professores em Educação Especial . São/*ref*/Carlos: Marquezine e Mazini, M arília: ABPEE, 2015./*ref*/NÓVOA,/*ref*/A. Formação de professores e profissão/*ref*/docente . Lisboa, Portugal: Dom Quixote,/*ref*/RODRIGUES, D. Dez ideias (mal) feitas sobre a/*ref*/Educação Inclusiva. In: RODRIGUES, D. (org.). Inclusão/*ref*/e Educação: doze olhares sobre a Educação Inclusiva./*ref*/São Paulo: Summus Editorial, 2006./*ref*/TARDIF, Maurice./*ref*/Saberes Docentes e Formação/*ref*/Profissional . Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-21T17:39:37Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/890Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-21T17:39:37Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv IDENTIDADES DO PROFESSOR DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
title IDENTIDADES DO PROFESSOR DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
spellingShingle IDENTIDADES DO PROFESSOR DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Drummond, Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira
title_short IDENTIDADES DO PROFESSOR DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
title_full IDENTIDADES DO PROFESSOR DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
title_fullStr IDENTIDADES DO PROFESSOR DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
title_full_unstemmed IDENTIDADES DO PROFESSOR DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
title_sort IDENTIDADES DO PROFESSOR DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
author Drummond, Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira
author_facet Drummond, Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira
Oliveira, André Luís
Borges, Fábio Alexandre
author_role author
author2 Oliveira, André Luís
Borges, Fábio Alexandre
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Drummond, Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira
Oliveira, André Luís
Borges, Fábio Alexandre
description Este trabalho foi realizado com professoras de apoio da Educação Especial de uma Escola Pública de MinasGerais e investiga o processo de construção identitária dest as e suas demandas e percepções com relação ao ensino deMatemática. Para a colet a de dados foram aplicados questionários e entrevistas semiestruturadas com o objetivo de,conhecendo suas trajetórias pessoal e profissional, ob servarmos quais são os elementos constitutivos de sua sidentidade s prof i ssiona is Referenciados por Hall, Flores, Pimenta e Nóvoa, i dentific amos que os processos deformação identitária das participantes são fortemente influenciados pela partilha de experi ência com seus pares e pelosprocessos de capacitação.Palavras-Chave: Professor I dentidades M atemática
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/890
10.22408/reva6020218901348-1361
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/890
identifier_str_mv 10.22408/reva6020218901348-1361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/890/750
/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo . Lisboa, Portugal:
/*ref*/Edições 70; 2009
/*ref*/BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais:
/*ref*/adaptações curriculares Brasília, DF: SEF/SEESP: 1998. Disponível em
/*ref*/<http://www.educacaoonline.pro.br/adaptaco curriculares.a
/*ref*/sp>. Acesso em 27 de janeiro de 2020.
/*ref*/______. Diretrizes nacionais para educação especial na
/*ref*/educação básica . Resolução no. 2 de 11 Fevereiro de
/*ref*/Brasília, DF: MEC/SEESP, 2001. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/
/*ref*/diretrizes.pdf>. Acesso em 04 de janeiro de 2020.
/*ref*/______. Educação inclusiva: atendimento educacional
/*ref*/especializado para a deficiência mental . Brasília, DF:
/*ref*/MEC/SEE, 2005.
/*ref*/______. Saberes e práticas de inclusão: desenvolvendo
/*ref*/competências para o atendime nto as necessidades
/*ref*/educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com
/*ref*/baixa visão.(2ed.)/ SEESP/MEC. Brasília: MEC,
/*ref*/Secretaria de Educação Especial, 2006. Disponível em
/*ref*/<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/
/*ref*/pdf>. Acesso em 04 de ja neiro de 20 20
/*ref*/______. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo
/*ref*/competências para o atendimento às necessidades
/*ref*/educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com
/*ref*/baixa visão . Brasíli a, DF: MEC/SEE, 2006.
/*ref*/DUBAR, C. A socialização. Construção das identidades
/*ref*/sociais e profissionais . São Paulo: Martins Fontes,
/*ref*/FERREIRA, Ana Cristina. Desenvolvimento profissional
/*ref*/do professor de Matemática e comunidades de prática:
/*ref*/explorando possibilidades. In: Encontro brasileiro de
/*ref*/Estudantes de pós Gradua ção em Ed ucação M atemática,
/*ref*/, Rio Claro. IV Encontro Brasileiro de Estudante s
/*ref*/de Pós Graduação em Educação M atemática . Rio
/*ref*/Claro: UNESP, 2000.v.1.p.1.
/*ref*/FIORENTINI, D; LORENZATO,S. Investigação em
/*ref*/Educação Matemática: percursos teóricos e
/*ref*/metodológicos (Coleção de Formação de p rofessores).
/*ref*/Campinas: Autores Associados, 2006.
/*ref*/FLORES
/*ref*/, M. A. (2015) Formação docente e identidade
/*ref*/profissional: tensões e (des)continuidades , Educação , 38
/*ref*/(1) pp. 138 146. Disponível em
/*ref*/https://repositor ium.sdum.uminho.pt/bit stream/1822/523
/*ref*//1/11Formacao%20docente%20e%20identidade%20pro
/*ref*/fissional%20tensoes%20e%20%28des%29continuidades.
/*ref*/pdf >. Acesso em 08 de abril de
/*ref*/GIL, A.C..
/*ref*/Métodos e técnicas de pesquisa social. São
/*ref*/Paulo, SP. Atlas, 2000.
/*ref*/JAVARONI, S. L.; SANTOS, S.
/*ref*/C.; BORBA, M. C.
/*ref*/Tecnologias digitais na produção e análise de dados
/*ref*/qualitativos . Educação Matemática Pesquisa, v.13, n. 1,
/*ref*/p. 197 218, 2011. Disponível em
/*ref*/<http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4525
/*ref*//4027>. Acesso em 09 de janeiro de
/*ref*/MARCELO GARCI
/*ref*/A, C. Formação de Professores .
/*ref*/P ara uma mudança educativa. Porto Portugal: Porto
/*ref*/Editora, 1999.
/*ref*/MORAES, R. Análise de conteúdo.
/*ref*/Revista Educação , v.
/*ref*/, n. 37, p. 7 32, 1999. Disponível em
/*ref*/<http://cliente.argo.com.br/~mgos/analise_de_conteu do_
/*ref*/moraes.html>. Acesso em Janeiro de 2020.
/*ref*/PIMENTA, Selma Garrido. (Org.).
/*ref*/Saberes pedagógicos
/*ref*/e atividade docente 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002
/*ref*/HALL, S.
/*ref*/Quando foi o pós colonial?colonial?: pensando no
/*ref*/limite. In: HALL, S. Da diáspora: identidades e
/*ref*/mediaçõe s culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG,
/*ref*/
/*ref*/MENDES, Eniceia,G; CIA, Fabiana; CABRAL,
/*ref*/Leonardo, S.A.. Inclusão Escolar e os Desafios para a
/*ref*/Formação de Professores em Educação Especial . São
/*ref*/Carlos: Marquezine e Mazini, M arília: ABPEE, 2015.
/*ref*/NÓVOA,
/*ref*/A. Formação de professores e profissão
/*ref*/docente . Lisboa, Portugal: Dom Quixote,
/*ref*/RODRIGUES, D. Dez ideias (mal) feitas sobre a
/*ref*/Educação Inclusiva. In: RODRIGUES, D. (org.). Inclusão
/*ref*/e Educação: doze olhares sobre a Educação Inclusiva.
/*ref*/São Paulo: Summus Editorial, 2006.
/*ref*/TARDIF, Maurice.
/*ref*/Saberes Docentes e Formação
/*ref*/Profissional . Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1348-1361
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321570586820608