IDENTIDADES DO PROFESSOR DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/890 |
Resumo: | Este trabalho foi realizado com professoras de apoio da Educação Especial de uma Escola Pública de MinasGerais e investiga o processo de construção identitária dest as e suas demandas e percepções com relação ao ensino deMatemática. Para a colet a de dados foram aplicados questionários e entrevistas semiestruturadas com o objetivo de,conhecendo suas trajetórias pessoal e profissional, ob servarmos quais são os elementos constitutivos de sua sidentidade s prof i ssiona is Referenciados por Hall, Flores, Pimenta e Nóvoa, i dentific amos que os processos deformação identitária das participantes são fortemente influenciados pela partilha de experi ência com seus pares e pelosprocessos de capacitação.Palavras-Chave: Professor I dentidades M atemática |
id |
FASF_cce25aa8a103f4b5de28c5db3e1ee2f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/890 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
IDENTIDADES DO PROFESSOR DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICAEste trabalho foi realizado com professoras de apoio da Educação Especial de uma Escola Pública de MinasGerais e investiga o processo de construção identitária dest as e suas demandas e percepções com relação ao ensino deMatemática. Para a colet a de dados foram aplicados questionários e entrevistas semiestruturadas com o objetivo de,conhecendo suas trajetórias pessoal e profissional, ob servarmos quais são os elementos constitutivos de sua sidentidade s prof i ssiona is Referenciados por Hall, Flores, Pimenta e Nóvoa, i dentific amos que os processos deformação identitária das participantes são fortemente influenciados pela partilha de experi ência com seus pares e pelosprocessos de capacitação.Palavras-Chave: Professor I dentidades M atemáticaFaSFDrummond, Marianna Florentina Lima Alves de OliveiraOliveira, André LuísBorges, Fábio Alexandre2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/89010.22408/reva6020218901348-1361Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1348-13612526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/890/750/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo . Lisboa, Portugal:/*ref*/Edições 70; 2009/*ref*/BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais:/*ref*/adaptações curriculares Brasília, DF: SEF/SEESP: 1998. Disponível em/*ref*/<http://www.educacaoonline.pro.br/adaptaco curriculares.a/*ref*/sp>. Acesso em 27 de janeiro de 2020./*ref*/______. Diretrizes nacionais para educação especial na/*ref*/educação básica . Resolução no. 2 de 11 Fevereiro de/*ref*/Brasília, DF: MEC/SEESP, 2001. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf//*ref*/diretrizes.pdf>. Acesso em 04 de janeiro de 2020./*ref*/______. Educação inclusiva: atendimento educacional/*ref*/especializado para a deficiência mental . Brasília, DF:/*ref*/MEC/SEE, 2005./*ref*/______. Saberes e práticas de inclusão: desenvolvendo/*ref*/competências para o atendime nto as necessidades/*ref*/educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com/*ref*/baixa visão.(2ed.)/ SEESP/MEC. Brasília: MEC,/*ref*/Secretaria de Educação Especial, 2006. Disponível em/*ref*/<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf//*ref*/pdf>. Acesso em 04 de ja neiro de 20 20/*ref*/______. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo/*ref*/competências para o atendimento às necessidades/*ref*/educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com/*ref*/baixa visão . Brasíli a, DF: MEC/SEE, 2006./*ref*/DUBAR, C. A socialização. Construção das identidades/*ref*/sociais e profissionais . São Paulo: Martins Fontes,/*ref*/FERREIRA, Ana Cristina. Desenvolvimento profissional/*ref*/do professor de Matemática e comunidades de prática:/*ref*/explorando possibilidades. In: Encontro brasileiro de/*ref*/Estudantes de pós Gradua ção em Ed ucação M atemática,/*ref*/, Rio Claro. IV Encontro Brasileiro de Estudante s/*ref*/de Pós Graduação em Educação M atemática . Rio/*ref*/Claro: UNESP, 2000.v.1.p.1./*ref*/FIORENTINI, D; LORENZATO,S. Investigação em/*ref*/Educação Matemática: percursos teóricos e/*ref*/metodológicos (Coleção de Formação de p rofessores)./*ref*/Campinas: Autores Associados, 2006./*ref*/FLORES/*ref*/, M. A. (2015) Formação docente e identidade/*ref*/profissional: tensões e (des)continuidades , Educação , 38/*ref*/(1) pp. 138 146. Disponível em/*ref*/https://repositor ium.sdum.uminho.pt/bit stream/1822/523/*ref*//1/11Formacao%20docente%20e%20identidade%20pro/*ref*/fissional%20tensoes%20e%20%28des%29continuidades./*ref*/pdf >. Acesso em 08 de abril de/*ref*/GIL, A.C../*ref*/Métodos e técnicas de pesquisa social. São/*ref*/Paulo, SP. Atlas, 2000./*ref*/JAVARONI, S. L.; SANTOS, S./*ref*/C.; BORBA, M. C./*ref*/Tecnologias digitais na produção e análise de dados/*ref*/qualitativos . Educação Matemática Pesquisa, v.13, n. 1,/*ref*/p. 197 218, 2011. Disponível em/*ref*/<http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4525/*ref*//4027>. Acesso em 09 de janeiro de/*ref*/MARCELO GARCI/*ref*/A, C. Formação de Professores ./*ref*/P ara uma mudança educativa. Porto Portugal: Porto/*ref*/Editora, 1999./*ref*/MORAES, R. Análise de conteúdo./*ref*/Revista Educação , v./*ref*/, n. 37, p. 7 32, 1999. Disponível em/*ref*/<http://cliente.argo.com.br/~mgos/analise_de_conteu do_/*ref*/moraes.html>. Acesso em Janeiro de 2020./*ref*/PIMENTA, Selma Garrido. (Org.)./*ref*/Saberes pedagógicos/*ref*/e atividade docente 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002/*ref*/HALL, S./*ref*/Quando foi o pós colonial?colonial?: pensando no/*ref*/limite. In: HALL, S. Da diáspora: identidades e/*ref*/mediaçõe s culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG,/*ref*//*ref*/MENDES, Eniceia,G; CIA, Fabiana; CABRAL,/*ref*/Leonardo, S.A.. Inclusão Escolar e os Desafios para a/*ref*/Formação de Professores em Educação Especial . São/*ref*/Carlos: Marquezine e Mazini, M arília: ABPEE, 2015./*ref*/NÓVOA,/*ref*/A. Formação de professores e profissão/*ref*/docente . Lisboa, Portugal: Dom Quixote,/*ref*/RODRIGUES, D. Dez ideias (mal) feitas sobre a/*ref*/Educação Inclusiva. In: RODRIGUES, D. (org.). Inclusão/*ref*/e Educação: doze olhares sobre a Educação Inclusiva./*ref*/São Paulo: Summus Editorial, 2006./*ref*/TARDIF, Maurice./*ref*/Saberes Docentes e Formação/*ref*/Profissional . Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-21T17:39:37Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/890Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-21T17:39:37Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IDENTIDADES DO PROFESSOR DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
title |
IDENTIDADES DO PROFESSOR DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
spellingShingle |
IDENTIDADES DO PROFESSOR DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Drummond, Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira |
title_short |
IDENTIDADES DO PROFESSOR DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
title_full |
IDENTIDADES DO PROFESSOR DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
title_fullStr |
IDENTIDADES DO PROFESSOR DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
IDENTIDADES DO PROFESSOR DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
title_sort |
IDENTIDADES DO PROFESSOR DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
author |
Drummond, Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira |
author_facet |
Drummond, Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira Oliveira, André Luís Borges, Fábio Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, André Luís Borges, Fábio Alexandre |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Drummond, Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira Oliveira, André Luís Borges, Fábio Alexandre |
description |
Este trabalho foi realizado com professoras de apoio da Educação Especial de uma Escola Pública de MinasGerais e investiga o processo de construção identitária dest as e suas demandas e percepções com relação ao ensino deMatemática. Para a colet a de dados foram aplicados questionários e entrevistas semiestruturadas com o objetivo de,conhecendo suas trajetórias pessoal e profissional, ob servarmos quais são os elementos constitutivos de sua sidentidade s prof i ssiona is Referenciados por Hall, Flores, Pimenta e Nóvoa, i dentific amos que os processos deformação identitária das participantes são fortemente influenciados pela partilha de experi ência com seus pares e pelosprocessos de capacitação.Palavras-Chave: Professor I dentidades M atemática |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/890 10.22408/reva6020218901348-1361 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/890 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva6020218901348-1361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/890/750 /*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo . Lisboa, Portugal: /*ref*/Edições 70; 2009 /*ref*/BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: /*ref*/adaptações curriculares Brasília, DF: SEF/SEESP: 1998. Disponível em /*ref*/<http://www.educacaoonline.pro.br/adaptaco curriculares.a /*ref*/sp>. Acesso em 27 de janeiro de 2020. /*ref*/______. Diretrizes nacionais para educação especial na /*ref*/educação básica . Resolução no. 2 de 11 Fevereiro de /*ref*/Brasília, DF: MEC/SEESP, 2001. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ /*ref*/diretrizes.pdf>. Acesso em 04 de janeiro de 2020. /*ref*/______. Educação inclusiva: atendimento educacional /*ref*/especializado para a deficiência mental . Brasília, DF: /*ref*/MEC/SEE, 2005. /*ref*/______. Saberes e práticas de inclusão: desenvolvendo /*ref*/competências para o atendime nto as necessidades /*ref*/educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com /*ref*/baixa visão.(2ed.)/ SEESP/MEC. Brasília: MEC, /*ref*/Secretaria de Educação Especial, 2006. Disponível em /*ref*/<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ /*ref*/pdf>. Acesso em 04 de ja neiro de 20 20 /*ref*/______. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo /*ref*/competências para o atendimento às necessidades /*ref*/educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com /*ref*/baixa visão . Brasíli a, DF: MEC/SEE, 2006. /*ref*/DUBAR, C. A socialização. Construção das identidades /*ref*/sociais e profissionais . São Paulo: Martins Fontes, /*ref*/FERREIRA, Ana Cristina. Desenvolvimento profissional /*ref*/do professor de Matemática e comunidades de prática: /*ref*/explorando possibilidades. In: Encontro brasileiro de /*ref*/Estudantes de pós Gradua ção em Ed ucação M atemática, /*ref*/, Rio Claro. IV Encontro Brasileiro de Estudante s /*ref*/de Pós Graduação em Educação M atemática . Rio /*ref*/Claro: UNESP, 2000.v.1.p.1. /*ref*/FIORENTINI, D; LORENZATO,S. Investigação em /*ref*/Educação Matemática: percursos teóricos e /*ref*/metodológicos (Coleção de Formação de p rofessores). /*ref*/Campinas: Autores Associados, 2006. /*ref*/FLORES /*ref*/, M. A. (2015) Formação docente e identidade /*ref*/profissional: tensões e (des)continuidades , Educação , 38 /*ref*/(1) pp. 138 146. Disponível em /*ref*/https://repositor ium.sdum.uminho.pt/bit stream/1822/523 /*ref*//1/11Formacao%20docente%20e%20identidade%20pro /*ref*/fissional%20tensoes%20e%20%28des%29continuidades. /*ref*/pdf >. Acesso em 08 de abril de /*ref*/GIL, A.C.. /*ref*/Métodos e técnicas de pesquisa social. São /*ref*/Paulo, SP. Atlas, 2000. /*ref*/JAVARONI, S. L.; SANTOS, S. /*ref*/C.; BORBA, M. C. /*ref*/Tecnologias digitais na produção e análise de dados /*ref*/qualitativos . Educação Matemática Pesquisa, v.13, n. 1, /*ref*/p. 197 218, 2011. Disponível em /*ref*/<http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4525 /*ref*//4027>. Acesso em 09 de janeiro de /*ref*/MARCELO GARCI /*ref*/A, C. Formação de Professores . /*ref*/P ara uma mudança educativa. Porto Portugal: Porto /*ref*/Editora, 1999. /*ref*/MORAES, R. Análise de conteúdo. /*ref*/Revista Educação , v. /*ref*/, n. 37, p. 7 32, 1999. Disponível em /*ref*/<http://cliente.argo.com.br/~mgos/analise_de_conteu do_ /*ref*/moraes.html>. Acesso em Janeiro de 2020. /*ref*/PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). /*ref*/Saberes pedagógicos /*ref*/e atividade docente 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002 /*ref*/HALL, S. /*ref*/Quando foi o pós colonial?colonial?: pensando no /*ref*/limite. In: HALL, S. Da diáspora: identidades e /*ref*/mediaçõe s culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, /*ref*/ /*ref*/MENDES, Eniceia,G; CIA, Fabiana; CABRAL, /*ref*/Leonardo, S.A.. Inclusão Escolar e os Desafios para a /*ref*/Formação de Professores em Educação Especial . São /*ref*/Carlos: Marquezine e Mazini, M arília: ABPEE, 2015. /*ref*/NÓVOA, /*ref*/A. Formação de professores e profissão /*ref*/docente . Lisboa, Portugal: Dom Quixote, /*ref*/RODRIGUES, D. Dez ideias (mal) feitas sobre a /*ref*/Educação Inclusiva. In: RODRIGUES, D. (org.). Inclusão /*ref*/e Educação: doze olhares sobre a Educação Inclusiva. /*ref*/São Paulo: Summus Editorial, 2006. /*ref*/TARDIF, Maurice. /*ref*/Saberes Docentes e Formação /*ref*/Profissional . Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1348-1361 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321570586820608 |