EXTENSÃO, PROJETOS E AVALIAÇÃO: PILARES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1108 |
Resumo: | O presente trabalho descreve uma experiência de dois anos em um Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores no qual foram desenvolvidos projetos interdisciplinares como estratégia de implantação da Curricularização da Extensão bem como de integralização de carga horária em tempos de ensino remoto emergencial. A experiência revelou alto potencial de personalização da aprendizagem, autonomia do estudante e diversificação de estratégias pedagógicas e avaliativas alinhadas com o mercado de trabalho e com o contexto onde se aplicaram. Tudo isso através da metodologia ativa da aprendizagem baseada em projetos alinhada com um modelo formativo de avaliação de competências. Verificou-se que um projeto pedagógico que integra a extensão, uma estratégia de aprendizagem ativa e uma avaliação concebida desde o design do curso em seu currículo pode ser muito bem sucedido se bem atrelado às necessidades dos estudantes, às políticas institucionais e a um processo de avaliativo e formativo contínuo.Palavras-chave: Extensão, Projetos, Avaliação, Competências, Interdisciplinaridade. |
id |
FASF_e77ebd463dcbee78233dce1b83db28ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/1108 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EXTENSÃO, PROJETOS E AVALIAÇÃO: PILARES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO SUPERIORO presente trabalho descreve uma experiência de dois anos em um Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores no qual foram desenvolvidos projetos interdisciplinares como estratégia de implantação da Curricularização da Extensão bem como de integralização de carga horária em tempos de ensino remoto emergencial. A experiência revelou alto potencial de personalização da aprendizagem, autonomia do estudante e diversificação de estratégias pedagógicas e avaliativas alinhadas com o mercado de trabalho e com o contexto onde se aplicaram. Tudo isso através da metodologia ativa da aprendizagem baseada em projetos alinhada com um modelo formativo de avaliação de competências. Verificou-se que um projeto pedagógico que integra a extensão, uma estratégia de aprendizagem ativa e uma avaliação concebida desde o design do curso em seu currículo pode ser muito bem sucedido se bem atrelado às necessidades dos estudantes, às políticas institucionais e a um processo de avaliativo e formativo contínuo.Palavras-chave: Extensão, Projetos, Avaliação, Competências, Interdisciplinaridade. FaSFGarcia, Jardel LucasBarbosa, Marcus ViníciusMehlecke, Querte Teresinha Conzi2022-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/110810.22408/reva72202211081-22Revista Valore; v. 7 (2022): Caderno Temático - Artigos ENACIPE E ENDESE 2021; 1-222526-043X2525-900810.22408/reva722022reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1108/860/*ref*/BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, 2018./*ref*/BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n. 7, de 17 de dezembro de 2018. Diário Oficial da União, 19 de dezembro de 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808. Acesso em: 27 jul. 2021./*ref*/COBO, C. Aprendizaje invisible: ¿Cómo aprender a pesar de la escuela?. YouTube, 2010. Vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9E_BH00dkJk. Acesso em: 29 jul. 2021./*ref*/FAVARÃO, N. R. L.; ARAÚJO, C. de S. A. Importância da interdisciplinaridade no ensino superior. Educere-Revista da Educação da UNIPAR, v. 4, n. 2, 2004. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/download/173/147. Acesso em: 4 set. 2021./*ref*/FERNANDES, S.; FLORES, M. A.; LIMA, R. M. Aprendizagem baseada em projetos interdisciplinares no ensino superior: implicações ao nível do trabalho docente. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON PROJECT APPROACHES IN ENGINEERING EDUCATION. 2012, Braga, 2012. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/22252. Acesso em: 8 set. 2021./*ref*/GADOTTI, M. Extensão universitária: para quê?. Instituto Paulo Freire. 2017. Disponível em: https://www.paulofreire.org/noticias/557-extensao-universitaria-para-que?highlight=WyJleHRlbnNcdTAwZTNvIiwiZ2Fkb3R0aSJd. Acesso em: 1 set. 2021./*ref*/GARCIA, J. L. et al. Aplicativo AMARelo e Protocolo P.I.A.: tecnologia como proposta de prevenção ao suicídio. In: MOREIRA, José António et al. VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2020: livro de atas. Bragança: Instituto Politécnico, v. 6, 2020, p. 367-383. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/19663. Acesso em: 30 jul. 2021./*ref*/JUCÁ, M. C.; OLIVEIRA, P. J. de; SOUZA, R. J. de. Cursos Superiores Tecnológicos: um avanço da educação superior no Brasil. In: X COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, n. 10. 2010. 10 ed. Anais [...] Mar del Plata: UFSC, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/97065. Acesso em: 28 jul. 2021./*ref*/MAGALHÃES, L. H.. Reflexões Regulatórias para o Ensino Superior. Editora Unifil: Londrina, 2020. Disponível em: http://periodicos.unifil.br/index.php/livros_unifil/article/view/1397. Acesso em: 30 jul. 2021./*ref*/MOREIRA, J. A. et al. Educação digital em rede: princípios para o design pedagógico em tempos de pandemia. Lisboa: Universidade Aberta, 2020. 49 p. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/9988. Acesso em: 28 jul. 2021./*ref*/PEREIRA, A. et al. Evaluating Continuous Assessment Quality in Competence-Based Education Online: The Case of the E-Folio. European Journal of Open, Distance and E-Learning, v. 2, 2009. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ911767. Acesso em: 28 jul. 2021./*ref*/PEREIRA, A. et al. Avaliação alternativa digital: conceito e caracterização. In: DESAFIOS da avaliação digital no Ensino Superior. 1 ed. LIsboa: Universidade Aberta - LE@D, 2015. 121 p, p. 6-34. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/5774. Acesso em: 29 jul. 2021./*ref*/PESSI, I. G. Aprendizagem baseada em projetos e em problemas. In: METODOLOGIAS ativas para aprendizagem ativa. Porto Alegre: SAGAH, 2018./*ref*/PINTO, J. A avaliação em educação: da linearidade dos usos à complexidade das práticas. In: AMANTE, L.; OLIVEIRA, I. Avaliação das aprendizagens: perspetivas, contextos e práticas. Lisboa: Universidade Aberta, 2016. p. 139-161. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/21798. Acesso em: 28 jul. 2021./*ref*/PORTO, S. A avaliação da aprendizagem no Ambiente On-line. In: CARNEIRO, Roberto; BORGES, Paula; SILVA, Anabela Vidigal da. Educação, aprendizagem e tecnologias: um paradigma para professores do Século XXI. 1 ed. Lisboa: Edições Sílabo, f. 111, 2005. 222 p. cap. 6, p. 139-161./*ref*/SCHLEMMER, E; MOREIRA, J. A. Modalidade da Pós-Graduação Stricto Sensu em discussão: dos modelos de EaD aos ecossistemas de inovação num contexto híbrido e multimodal. Educação Unisinos, Porto Alegre, v. 23, n. 4, p. 689-708, 10 12 2019. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2019.234.06. Acesso em: 27 jul. 2021./*ref*/SOUZA, J. dos S. Cursos Superiores de Tecnologia: a materialidade da formação enxuta e flexível para o precariado no Brasil. Revista Trabalho Necessário, v. 18, n. 36, p. 320-342, 22 05 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/42812. Acesso em: 28 jul. 2021.Direitos autorais 2022 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T03:03:07Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/1108Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-03-21T03:03:07Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXTENSÃO, PROJETOS E AVALIAÇÃO: PILARES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO SUPERIOR |
title |
EXTENSÃO, PROJETOS E AVALIAÇÃO: PILARES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
EXTENSÃO, PROJETOS E AVALIAÇÃO: PILARES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO SUPERIOR Garcia, Jardel Lucas |
title_short |
EXTENSÃO, PROJETOS E AVALIAÇÃO: PILARES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
EXTENSÃO, PROJETOS E AVALIAÇÃO: PILARES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
EXTENSÃO, PROJETOS E AVALIAÇÃO: PILARES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
EXTENSÃO, PROJETOS E AVALIAÇÃO: PILARES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
EXTENSÃO, PROJETOS E AVALIAÇÃO: PILARES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO SUPERIOR |
author |
Garcia, Jardel Lucas |
author_facet |
Garcia, Jardel Lucas Barbosa, Marcus Vinícius Mehlecke, Querte Teresinha Conzi |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Marcus Vinícius Mehlecke, Querte Teresinha Conzi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Jardel Lucas Barbosa, Marcus Vinícius Mehlecke, Querte Teresinha Conzi |
description |
O presente trabalho descreve uma experiência de dois anos em um Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores no qual foram desenvolvidos projetos interdisciplinares como estratégia de implantação da Curricularização da Extensão bem como de integralização de carga horária em tempos de ensino remoto emergencial. A experiência revelou alto potencial de personalização da aprendizagem, autonomia do estudante e diversificação de estratégias pedagógicas e avaliativas alinhadas com o mercado de trabalho e com o contexto onde se aplicaram. Tudo isso através da metodologia ativa da aprendizagem baseada em projetos alinhada com um modelo formativo de avaliação de competências. Verificou-se que um projeto pedagógico que integra a extensão, uma estratégia de aprendizagem ativa e uma avaliação concebida desde o design do curso em seu currículo pode ser muito bem sucedido se bem atrelado às necessidades dos estudantes, às políticas institucionais e a um processo de avaliativo e formativo contínuo.Palavras-chave: Extensão, Projetos, Avaliação, Competências, Interdisciplinaridade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1108 10.22408/reva72202211081-22 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1108 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva72202211081-22 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1108/860 /*ref*/BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, 2018. /*ref*/BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014. /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n. 7, de 17 de dezembro de 2018. Diário Oficial da União, 19 de dezembro de 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808. Acesso em: 27 jul. 2021. /*ref*/COBO, C. Aprendizaje invisible: ¿Cómo aprender a pesar de la escuela?. YouTube, 2010. Vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9E_BH00dkJk. Acesso em: 29 jul. 2021. /*ref*/FAVARÃO, N. R. L.; ARAÚJO, C. de S. A. Importância da interdisciplinaridade no ensino superior. Educere-Revista da Educação da UNIPAR, v. 4, n. 2, 2004. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/download/173/147. Acesso em: 4 set. 2021. /*ref*/FERNANDES, S.; FLORES, M. A.; LIMA, R. M. Aprendizagem baseada em projetos interdisciplinares no ensino superior: implicações ao nível do trabalho docente. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON PROJECT APPROACHES IN ENGINEERING EDUCATION. 2012, Braga, 2012. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/22252. Acesso em: 8 set. 2021. /*ref*/GADOTTI, M. Extensão universitária: para quê?. Instituto Paulo Freire. 2017. Disponível em: https://www.paulofreire.org/noticias/557-extensao-universitaria-para-que?highlight=WyJleHRlbnNcdTAwZTNvIiwiZ2Fkb3R0aSJd. Acesso em: 1 set. 2021. /*ref*/GARCIA, J. L. et al. Aplicativo AMARelo e Protocolo P.I.A.: tecnologia como proposta de prevenção ao suicídio. In: MOREIRA, José António et al. VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2020: livro de atas. Bragança: Instituto Politécnico, v. 6, 2020, p. 367-383. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/19663. Acesso em: 30 jul. 2021. /*ref*/JUCÁ, M. C.; OLIVEIRA, P. J. de; SOUZA, R. J. de. Cursos Superiores Tecnológicos: um avanço da educação superior no Brasil. In: X COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, n. 10. 2010. 10 ed. Anais [...] Mar del Plata: UFSC, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/97065. Acesso em: 28 jul. 2021. /*ref*/MAGALHÃES, L. H.. Reflexões Regulatórias para o Ensino Superior. Editora Unifil: Londrina, 2020. Disponível em: http://periodicos.unifil.br/index.php/livros_unifil/article/view/1397. Acesso em: 30 jul. 2021. /*ref*/MOREIRA, J. A. et al. Educação digital em rede: princípios para o design pedagógico em tempos de pandemia. Lisboa: Universidade Aberta, 2020. 49 p. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/9988. Acesso em: 28 jul. 2021. /*ref*/PEREIRA, A. et al. Evaluating Continuous Assessment Quality in Competence-Based Education Online: The Case of the E-Folio. European Journal of Open, Distance and E-Learning, v. 2, 2009. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ911767. Acesso em: 28 jul. 2021. /*ref*/PEREIRA, A. et al. Avaliação alternativa digital: conceito e caracterização. In: DESAFIOS da avaliação digital no Ensino Superior. 1 ed. LIsboa: Universidade Aberta - LE@D, 2015. 121 p, p. 6-34. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/5774. Acesso em: 29 jul. 2021. /*ref*/PESSI, I. G. Aprendizagem baseada em projetos e em problemas. In: METODOLOGIAS ativas para aprendizagem ativa. Porto Alegre: SAGAH, 2018. /*ref*/PINTO, J. A avaliação em educação: da linearidade dos usos à complexidade das práticas. In: AMANTE, L.; OLIVEIRA, I. Avaliação das aprendizagens: perspetivas, contextos e práticas. Lisboa: Universidade Aberta, 2016. p. 139-161. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/21798. Acesso em: 28 jul. 2021. /*ref*/PORTO, S. A avaliação da aprendizagem no Ambiente On-line. In: CARNEIRO, Roberto; BORGES, Paula; SILVA, Anabela Vidigal da. Educação, aprendizagem e tecnologias: um paradigma para professores do Século XXI. 1 ed. Lisboa: Edições Sílabo, f. 111, 2005. 222 p. cap. 6, p. 139-161. /*ref*/SCHLEMMER, E; MOREIRA, J. A. Modalidade da Pós-Graduação Stricto Sensu em discussão: dos modelos de EaD aos ecossistemas de inovação num contexto híbrido e multimodal. Educação Unisinos, Porto Alegre, v. 23, n. 4, p. 689-708, 10 12 2019. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2019.234.06. Acesso em: 27 jul. 2021. /*ref*/SOUZA, J. dos S. Cursos Superiores de Tecnologia: a materialidade da formação enxuta e flexível para o precariado no Brasil. Revista Trabalho Necessário, v. 18, n. 36, p. 320-342, 22 05 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/42812. Acesso em: 28 jul. 2021. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 7 (2022): Caderno Temático - Artigos ENACIPE E ENDESE 2021; 1-22 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva722022 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321568455065600 |