OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMPREENSÕES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA NO INTERIOR DE SÃO PAULO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/166 |
Resumo: | Este artigo visa analisar as compreensões de futuros pedagogos sobre os conhecimentos essenciais para a docência em Matemática nos Anos Iniciais. Para coleta dos dados, os pesquisadores elaboraram e aplicaram um questionário com seis perguntas para dez licenciandos de um curso de pedagogia de uma instituição privada, sendo que nenhum desses cursou disciplina relativa ao Ensino de Matemática. Como resultado, vê-se que os licenciandos apontam para os conhecimentos de conteúdo de matemática como maior necessidade em sua formação, em detrimento dos demais. Por fim, vale ressaltar a necessidade de propostas mais reflexivas em Educação Matemática para o grupo e que fujam de práticas reprodutivistas de ensino. |
id |
FASF_f614a97e5c61dc266bd1639e46393e95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/166 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMPREENSÕES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA NO INTERIOR DE SÃO PAULOEste artigo visa analisar as compreensões de futuros pedagogos sobre os conhecimentos essenciais para a docência em Matemática nos Anos Iniciais. Para coleta dos dados, os pesquisadores elaboraram e aplicaram um questionário com seis perguntas para dez licenciandos de um curso de pedagogia de uma instituição privada, sendo que nenhum desses cursou disciplina relativa ao Ensino de Matemática. Como resultado, vê-se que os licenciandos apontam para os conhecimentos de conteúdo de matemática como maior necessidade em sua formação, em detrimento dos demais. Por fim, vale ressaltar a necessidade de propostas mais reflexivas em Educação Matemática para o grupo e que fujam de práticas reprodutivistas de ensino.FaSFMoraes, João Carlos Pereira dePereira, Ana Lúcia2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/16610.22408/reva302018166290-300Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 290-3002526-043X2525-900810.22408/reva302018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/166/149/*ref*/BRASIL, Secretaria de Ensino Fundamental/MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental – Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998./*ref*/BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994./*ref*/COLL, C. et al. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed, 2000./*ref*/CURI, E. A matemática e os professores dos anos iniciais. São Paulo: Musa, 2005./*ref*/FIORENTINI, D. Rumos da pesquisa brasileira em educação matemática: o caso da produção científica em cursos de pós-graduação. 1994. 414f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1994./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996./*ref*/GÓMEZ CHACÓN, I. M. Matemática emocional. Porto Alegre: Artmed, 2002./*ref*/LINS, R. Matemática, monstros, significados e educação matemática. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. (Org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo, Cortez, pp 92-120, 2004./*ref*/MORAES, J. C. P. Insubordinação, Invenção e Educação Matemática: a produção de reflexões por meio do espaço na formação inicial docente em pedagogia. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2018./*ref*//*ref*/NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L.; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental-Tecendo fios do ensinar e do aprender. Autêntica, 2017./*ref*/PERRENOUD, P. Formar professores em contextos sociais em mudança. Revista Brasileira de Educação, v. 12, p. 5-19, 1999./*ref*/PONTE, J. P. Formação do professor de Matemática: perspectivas atuais. In: J. P. Ponte (Org.). Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, p. 343-360, 2002./*ref*/SCHON, D. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000./*ref*/SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v.57, n.1, p.1-22, 1987./*ref*/TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002./*ref*//*ref*/ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-27T00:12:39Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/166Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-27T00:12:39Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMPREENSÕES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA NO INTERIOR DE SÃO PAULO |
title |
OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMPREENSÕES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA NO INTERIOR DE SÃO PAULO |
spellingShingle |
OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMPREENSÕES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA NO INTERIOR DE SÃO PAULO Moraes, João Carlos Pereira de |
title_short |
OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMPREENSÕES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA NO INTERIOR DE SÃO PAULO |
title_full |
OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMPREENSÕES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA NO INTERIOR DE SÃO PAULO |
title_fullStr |
OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMPREENSÕES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA NO INTERIOR DE SÃO PAULO |
title_full_unstemmed |
OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMPREENSÕES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA NO INTERIOR DE SÃO PAULO |
title_sort |
OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMPREENSÕES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA NO INTERIOR DE SÃO PAULO |
author |
Moraes, João Carlos Pereira de |
author_facet |
Moraes, João Carlos Pereira de Pereira, Ana Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Ana Lúcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, João Carlos Pereira de Pereira, Ana Lúcia |
description |
Este artigo visa analisar as compreensões de futuros pedagogos sobre os conhecimentos essenciais para a docência em Matemática nos Anos Iniciais. Para coleta dos dados, os pesquisadores elaboraram e aplicaram um questionário com seis perguntas para dez licenciandos de um curso de pedagogia de uma instituição privada, sendo que nenhum desses cursou disciplina relativa ao Ensino de Matemática. Como resultado, vê-se que os licenciandos apontam para os conhecimentos de conteúdo de matemática como maior necessidade em sua formação, em detrimento dos demais. Por fim, vale ressaltar a necessidade de propostas mais reflexivas em Educação Matemática para o grupo e que fujam de práticas reprodutivistas de ensino. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/166 10.22408/reva302018166290-300 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/166 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva302018166290-300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/166/149 /*ref*/BRASIL, Secretaria de Ensino Fundamental/MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental – Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998. /*ref*/BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994. /*ref*/COLL, C. et al. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed, 2000. /*ref*/CURI, E. A matemática e os professores dos anos iniciais. São Paulo: Musa, 2005. /*ref*/FIORENTINI, D. Rumos da pesquisa brasileira em educação matemática: o caso da produção científica em cursos de pós-graduação. 1994. 414f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1994. /*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996. /*ref*/GÓMEZ CHACÓN, I. M. Matemática emocional. Porto Alegre: Artmed, 2002. /*ref*/LINS, R. Matemática, monstros, significados e educação matemática. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. (Org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo, Cortez, pp 92-120, 2004. /*ref*/MORAES, J. C. P. Insubordinação, Invenção e Educação Matemática: a produção de reflexões por meio do espaço na formação inicial docente em pedagogia. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2018. /*ref*/ /*ref*/NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L.; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental-Tecendo fios do ensinar e do aprender. Autêntica, 2017. /*ref*/PERRENOUD, P. Formar professores em contextos sociais em mudança. Revista Brasileira de Educação, v. 12, p. 5-19, 1999. /*ref*/PONTE, J. P. Formação do professor de Matemática: perspectivas atuais. In: J. P. Ponte (Org.). Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, p. 343-360, 2002. /*ref*/SCHON, D. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. /*ref*/SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v.57, n.1, p.1-22, 1987. /*ref*/TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. /*ref*/ /*ref*/ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 290-300 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva302018 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1798321572083138560 |