CENAS DE EXCLUSÃO, VIOLÊNCIA E DISCRIMINAÇÃO LGBTQI+ EM CONTEXTO ESCOLAR

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Autor(a) principal: Mezzalira, Adinete Sousa da Costa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Iolete Ribeiro da, Araújo, Mylane Lima de Brito, Almeida, Marcely Ingrid Dantas, Guimarães, Eduardo Barbosa de Menezes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1170
Resumo: Os discursos sobre diversidade sexual e gênero apresentam-se nos mais diversos espaços da sociedade e, geralmente, são carregados de tabus, crenças, contradições e violências. Por isso, realizamos uma investigação em duas escolas públicas de ensino fundamental, para problematizar a temática “gênero e diversidade sexual” com as/os professoras/es a partir da identificação de situações de discriminação no cotidiano escolar. Os resultados apontaram, em geral, que a escola contribui para o processo de perpetuação do padrão heteronormativo e a formação continuada docente é uma possibilidade de enfrentamento das contradições no respeito à diversidade sexual e de gênero.
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Os resultados apontaram, em geral, que a escola contribui para o processo de perpetuação do padrão heteronormativo e a formação continuada docente é uma possibilidade de enfrentamento das contradições no respeito à diversidade sexual e de gênero.FaSFMezzalira, Adinete Sousa da CostaSilva, Iolete Ribeiro daAraújo, Mylane Lima de BritoAlmeida, Marcely Ingrid DantasGuimarães, Eduardo Barbosa de Menezes2023-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/117010.22408/reva8020231170e-8062Revista Valore; v. 8 (2023): Revista Valore; e-80622526-043X2525-900810.22408/reva802023reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1170/1128/*ref*/BASSALO, L. M. B.; W. WELLER. Igualdade de direitos ou heteronormatividade? Professores e professoras diante da homossexualidade. 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