Desenvolvimento de habilidades e competências técnicas no curso de Ciências Contábeis: percepções de alunos a luz da IFAC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Breda, Maria Gabriele
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moraes, Adryan Carla, França Lopes, Iago, Meurer, Alison Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FATEC Zona Sul
Texto Completo: https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/433
Resumo: O desenvolvimento de competências técnicas e habilidades que o profissional contábil deve desenvolver até o final da graduação são pautas presentes nas diretrizes emitidas pela International Federation of Accountants (IFAC), inscritas na International Education Standard 2 e na International Education Standard 3, respectivamente. Nesta direção, este estudo busca analisar a percepção de alunos de Ciências Contábeis no que tange ao desenvolvimento das competências técnicas e habilidades profissionais definidas por estas diretrizes. Para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo a partir da aplicação de questionário junto a 289 alunos, com uso de estatística descritiva e aplicação de testes de diferenças entre grupos. Os resultados apontam que as competências técnicas que mais apresentam concordância entre os alunos de graduação estão relacionadas com as tomadas de decisões, situação atual e futura da entidade e controles e uso da tecnologia da informação como ferramenta para a tomada de decisões. Com relação às habilidades profissionais, identifica-se que há maior concordância com o desenvolvimento de habilidades gerais, como organização e liderança dentro das organizações. Indica-se ainda que o período cursado pelos alunos seja o agrupamento que apresenta maior número de diferenças significantes entre grupos. Posto isso, espera-se que haja maior fomento por parte das instituições de ensino frente ao desenvolvimento das competências técnicas e habilidades profissionais à luz da IFAC no curso de graduação, pois esse alinhamento entre os currículos pedagógicos e a IFAC podem garantir ganhos mercadológicos e educacionais para o campo disciplinar de Ciências Contábeis.Â
id FATEC-2_9b28345b49b76970db146faa281a991c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/433
network_acronym_str FATEC-2
network_name_str Revista FATEC Zona Sul
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de habilidades e competências técnicas no curso de Ciências Contábeis: percepções de alunos a luz da IFACO desenvolvimento de competências técnicas e habilidades que o profissional contábil deve desenvolver até o final da graduação são pautas presentes nas diretrizes emitidas pela International Federation of Accountants (IFAC), inscritas na International Education Standard 2 e na International Education Standard 3, respectivamente. Nesta direção, este estudo busca analisar a percepção de alunos de Ciências Contábeis no que tange ao desenvolvimento das competências técnicas e habilidades profissionais definidas por estas diretrizes. Para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo a partir da aplicação de questionário junto a 289 alunos, com uso de estatística descritiva e aplicação de testes de diferenças entre grupos. Os resultados apontam que as competências técnicas que mais apresentam concordância entre os alunos de graduação estão relacionadas com as tomadas de decisões, situação atual e futura da entidade e controles e uso da tecnologia da informação como ferramenta para a tomada de decisões. Com relação às habilidades profissionais, identifica-se que há maior concordância com o desenvolvimento de habilidades gerais, como organização e liderança dentro das organizações. Indica-se ainda que o período cursado pelos alunos seja o agrupamento que apresenta maior número de diferenças significantes entre grupos. Posto isso, espera-se que haja maior fomento por parte das instituições de ensino frente ao desenvolvimento das competências técnicas e habilidades profissionais à luz da IFAC no curso de graduação, pois esse alinhamento entre os currículos pedagógicos e a IFAC podem garantir ganhos mercadológicos e educacionais para o campo disciplinar de Ciências Contábeis. Faculdade de Tecnologia da Zona Sul2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/433Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 7 n. 5 (2021); 1-232359-182X10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v07n05_00reponame:Revista FATEC Zona Sulinstname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)instacron:FATECporhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/433/322Copyright (c) 2021 Refas - Revista Fatec Zona Sulinfo:eu-repo/semantics/openAccessBreda, Maria GabrieleMoraes, Adryan CarlaFrança Lopes, IagoMeurer, Alison Martins2021-11-04T08:48:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/433Revistahttp://www.revistarefas.com.br/index.php/RevFATECZS/indexPRIhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/oairevistarefas@gmail.com2359-182x2359-182xopendoar:2021-11-04T08:48:40Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de habilidades e competências técnicas no curso de Ciências Contábeis: percepções de alunos a luz da IFAC
title Desenvolvimento de habilidades e competências técnicas no curso de Ciências Contábeis: percepções de alunos a luz da IFAC
spellingShingle Desenvolvimento de habilidades e competências técnicas no curso de Ciências Contábeis: percepções de alunos a luz da IFAC
Breda, Maria Gabriele
title_short Desenvolvimento de habilidades e competências técnicas no curso de Ciências Contábeis: percepções de alunos a luz da IFAC
title_full Desenvolvimento de habilidades e competências técnicas no curso de Ciências Contábeis: percepções de alunos a luz da IFAC
title_fullStr Desenvolvimento de habilidades e competências técnicas no curso de Ciências Contábeis: percepções de alunos a luz da IFAC
title_full_unstemmed Desenvolvimento de habilidades e competências técnicas no curso de Ciências Contábeis: percepções de alunos a luz da IFAC
title_sort Desenvolvimento de habilidades e competências técnicas no curso de Ciências Contábeis: percepções de alunos a luz da IFAC
author Breda, Maria Gabriele
author_facet Breda, Maria Gabriele
Moraes, Adryan Carla
França Lopes, Iago
Meurer, Alison Martins
author_role author
author2 Moraes, Adryan Carla
França Lopes, Iago
Meurer, Alison Martins
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Breda, Maria Gabriele
Moraes, Adryan Carla
França Lopes, Iago
Meurer, Alison Martins
description O desenvolvimento de competências técnicas e habilidades que o profissional contábil deve desenvolver até o final da graduação são pautas presentes nas diretrizes emitidas pela International Federation of Accountants (IFAC), inscritas na International Education Standard 2 e na International Education Standard 3, respectivamente. Nesta direção, este estudo busca analisar a percepção de alunos de Ciências Contábeis no que tange ao desenvolvimento das competências técnicas e habilidades profissionais definidas por estas diretrizes. Para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo a partir da aplicação de questionário junto a 289 alunos, com uso de estatística descritiva e aplicação de testes de diferenças entre grupos. Os resultados apontam que as competências técnicas que mais apresentam concordância entre os alunos de graduação estão relacionadas com as tomadas de decisões, situação atual e futura da entidade e controles e uso da tecnologia da informação como ferramenta para a tomada de decisões. Com relação às habilidades profissionais, identifica-se que há maior concordância com o desenvolvimento de habilidades gerais, como organização e liderança dentro das organizações. Indica-se ainda que o período cursado pelos alunos seja o agrupamento que apresenta maior número de diferenças significantes entre grupos. Posto isso, espera-se que haja maior fomento por parte das instituições de ensino frente ao desenvolvimento das competências técnicas e habilidades profissionais à luz da IFAC no curso de graduação, pois esse alinhamento entre os currículos pedagógicos e a IFAC podem garantir ganhos mercadológicos e educacionais para o campo disciplinar de Ciências Contábeis.Â
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/433
url https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/433/322
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Refas - Revista Fatec Zona Sul
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Refas - Revista Fatec Zona Sul
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia da Zona Sul
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Tecnologia da Zona Sul
dc.source.none.fl_str_mv Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 7 n. 5 (2021); 1-23
2359-182X
10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v07n05_00
reponame:Revista FATEC Zona Sul
instname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
instacron:FATEC
instname_str Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
instacron_str FATEC
institution FATEC
reponame_str Revista FATEC Zona Sul
collection Revista FATEC Zona Sul
repository.name.fl_str_mv Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)
repository.mail.fl_str_mv revistarefas@gmail.com
_version_ 1797052949525954560