UTILIZAÇÃO DA COLAGEM NO ENSINO DAS ARTES - PARTE II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
Texto Completo: | http://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/64 |
Resumo: | Neste segundo momento será analisado o movimento artístico Pop Art. Tal intento será realizado a partir do estudo das criações de Richard Hamilton e da percepção de imagem que o mesmo propõe ao mundo contemporãneo por meio da técnica da colagem. Este estudo sobre o ensino da arte e a colagem na escola trata da necessidade da arte, e a sua capacidade transformadora, na qual os educadores estarão contribuindo para que o acesso à arte seja um direito de todo ser humano. Tornando assim, as abordagens diversas e as práticas diferenciadas propostas eficazes para uma pedagogia eficiente. Sendo com isso, possível identificar relações com alguma concepção de arte, filosofia e pedagogia nas bases de cada uma. O ensino da arte precisa sair do improviso, firmando assim sua presença na educação. Pois é uma disciplina com origem, história, questões e metodologia. Palavras-Chave: Pop Art – Richard Hamilton – Colagem – Pedagogia |
id |
FC-1_6b811c773b8d3a1872348d601b02973b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.filosofiacapital.org:article/64 |
network_acronym_str |
FC-1 |
network_name_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository_id_str |
|
spelling |
UTILIZAÇÃO DA COLAGEM NO ENSINO DAS ARTES - PARTE IIArtes; EducaçãoEstudo de Gênero; Estudo de CasosNeste segundo momento será analisado o movimento artístico Pop Art. Tal intento será realizado a partir do estudo das criações de Richard Hamilton e da percepção de imagem que o mesmo propõe ao mundo contemporãneo por meio da técnica da colagem. Este estudo sobre o ensino da arte e a colagem na escola trata da necessidade da arte, e a sua capacidade transformadora, na qual os educadores estarão contribuindo para que o acesso à arte seja um direito de todo ser humano. Tornando assim, as abordagens diversas e as práticas diferenciadas propostas eficazes para uma pedagogia eficiente. Sendo com isso, possível identificar relações com alguma concepção de arte, filosofia e pedagogia nas bases de cada uma. O ensino da arte precisa sair do improviso, firmando assim sua presença na educação. Pois é uma disciplina com origem, história, questões e metodologia. Palavras-Chave: Pop Art – Richard Hamilton – Colagem – PedagogiaRevista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613Grupo de Pesquisa em Filosofia, Artes e EducaçãoValadares, Sonia Maria Monteiro2008-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Bibliográfica; Pesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/64Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613; v. 3, n. 6 (2008): A Transfiguração da Mulher no Mundo!; 123 - 1421982-6613reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/64/57América LatinaModernismo; ContemporãneoPor idade; Comportamentalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-12-01T22:39:30Zoai:ojs.filosofiacapital.org:article/64Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2010-12-01T22:39:30Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UTILIZAÇÃO DA COLAGEM NO ENSINO DAS ARTES - PARTE II |
title |
UTILIZAÇÃO DA COLAGEM NO ENSINO DAS ARTES - PARTE II |
spellingShingle |
UTILIZAÇÃO DA COLAGEM NO ENSINO DAS ARTES - PARTE II Valadares, Sonia Maria Monteiro Artes; Educação Estudo de Gênero; Estudo de Casos |
title_short |
UTILIZAÇÃO DA COLAGEM NO ENSINO DAS ARTES - PARTE II |
title_full |
UTILIZAÇÃO DA COLAGEM NO ENSINO DAS ARTES - PARTE II |
title_fullStr |
UTILIZAÇÃO DA COLAGEM NO ENSINO DAS ARTES - PARTE II |
title_full_unstemmed |
UTILIZAÇÃO DA COLAGEM NO ENSINO DAS ARTES - PARTE II |
title_sort |
UTILIZAÇÃO DA COLAGEM NO ENSINO DAS ARTES - PARTE II |
author |
Valadares, Sonia Maria Monteiro |
author_facet |
Valadares, Sonia Maria Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa em Filosofia, Artes e Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valadares, Sonia Maria Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes; Educação Estudo de Gênero; Estudo de Casos |
topic |
Artes; Educação Estudo de Gênero; Estudo de Casos |
description |
Neste segundo momento será analisado o movimento artístico Pop Art. Tal intento será realizado a partir do estudo das criações de Richard Hamilton e da percepção de imagem que o mesmo propõe ao mundo contemporãneo por meio da técnica da colagem. Este estudo sobre o ensino da arte e a colagem na escola trata da necessidade da arte, e a sua capacidade transformadora, na qual os educadores estarão contribuindo para que o acesso à arte seja um direito de todo ser humano. Tornando assim, as abordagens diversas e as práticas diferenciadas propostas eficazes para uma pedagogia eficiente. Sendo com isso, possível identificar relações com alguma concepção de arte, filosofia e pedagogia nas bases de cada uma. O ensino da arte precisa sair do improviso, firmando assim sua presença na educação. Pois é uma disciplina com origem, história, questões e metodologia. Palavras-Chave: Pop Art – Richard Hamilton – Colagem – Pedagogia |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-05-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa Bibliográfica; Pesquisa Empírica de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/64 |
url |
http://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/64 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/64/57 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
América Latina Modernismo; Contemporãneo Por idade; Comportamental |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613 |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613 |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613; v. 3, n. 6 (2008): A Transfiguração da Mulher no Mundo!; 123 - 142 1982-6613 reponame:Cadernos Zygmunt Bauman instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC) instacron:FC |
instname_str |
FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
instacron_str |
FC |
institution |
FC |
reponame_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
collection |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
repository.mail.fl_str_mv |
wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br |
_version_ |
1754115831021699072 |