UTILIZAÇÃO DA COLAGEM NO ENSINO DAS ARTES - PARTE II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valadares, Sonia Maria Monteiro
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Zygmunt Bauman
Texto Completo: http://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/64
Resumo: Neste segundo momento será analisado o movimento artí­stico Pop Art. Tal intento será realizado a partir do estudo das criações de Richard Hamilton e da percepção de imagem que o mesmo propõe ao mundo contemporãneo por meio da técnica da colagem. Este estudo sobre o ensino da arte e a colagem na escola trata da necessidade da arte, e a sua capacidade transformadora, na qual os educadores estarão contribuindo para que o acesso à arte seja um direito de todo ser humano. Tornando assim, as abordagens diversas e as práticas diferenciadas propostas eficazes para uma pedagogia eficiente. Sendo com isso, possí­vel identificar relações com alguma concepção de arte, filosofia e pedagogia nas bases de cada uma. O ensino da arte precisa sair do improviso, firmando assim sua presença na educação. Pois é uma disciplina com origem, história, questões e metodologia. Palavras-Chave: Pop Art – Richard Hamilton – Colagem – Pedagogia
id FC-1_6b811c773b8d3a1872348d601b02973b
oai_identifier_str oai:ojs.filosofiacapital.org:article/64
network_acronym_str FC-1
network_name_str Cadernos Zygmunt Bauman
repository_id_str
spelling UTILIZAÇÃO DA COLAGEM NO ENSINO DAS ARTES - PARTE IIArtes; EducaçãoEstudo de Gênero; Estudo de CasosNeste segundo momento será analisado o movimento artí­stico Pop Art. Tal intento será realizado a partir do estudo das criações de Richard Hamilton e da percepção de imagem que o mesmo propõe ao mundo contemporãneo por meio da técnica da colagem. Este estudo sobre o ensino da arte e a colagem na escola trata da necessidade da arte, e a sua capacidade transformadora, na qual os educadores estarão contribuindo para que o acesso à arte seja um direito de todo ser humano. Tornando assim, as abordagens diversas e as práticas diferenciadas propostas eficazes para uma pedagogia eficiente. Sendo com isso, possí­vel identificar relações com alguma concepção de arte, filosofia e pedagogia nas bases de cada uma. O ensino da arte precisa sair do improviso, firmando assim sua presença na educação. Pois é uma disciplina com origem, história, questões e metodologia. Palavras-Chave: Pop Art – Richard Hamilton – Colagem – PedagogiaRevista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613Grupo de Pesquisa em Filosofia, Artes e EducaçãoValadares, Sonia Maria Monteiro2008-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Bibliográfica; Pesquisa Empí­rica de Campoapplication/pdfhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/64Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613; v. 3, n. 6 (2008): A Transfiguração da Mulher no Mundo!; 123 - 1421982-6613reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/64/57América LatinaModernismo; ContemporãneoPor idade; Comportamentalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-12-01T22:39:30Zoai:ojs.filosofiacapital.org:article/64Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2010-12-01T22:39:30Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false
dc.title.none.fl_str_mv UTILIZAÇÃO DA COLAGEM NO ENSINO DAS ARTES - PARTE II
title UTILIZAÇÃO DA COLAGEM NO ENSINO DAS ARTES - PARTE II
spellingShingle UTILIZAÇÃO DA COLAGEM NO ENSINO DAS ARTES - PARTE II
Valadares, Sonia Maria Monteiro
Artes; Educação
Estudo de Gênero; Estudo de Casos
title_short UTILIZAÇÃO DA COLAGEM NO ENSINO DAS ARTES - PARTE II
title_full UTILIZAÇÃO DA COLAGEM NO ENSINO DAS ARTES - PARTE II
title_fullStr UTILIZAÇÃO DA COLAGEM NO ENSINO DAS ARTES - PARTE II
title_full_unstemmed UTILIZAÇÃO DA COLAGEM NO ENSINO DAS ARTES - PARTE II
title_sort UTILIZAÇÃO DA COLAGEM NO ENSINO DAS ARTES - PARTE II
author Valadares, Sonia Maria Monteiro
author_facet Valadares, Sonia Maria Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa em Filosofia, Artes e Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Valadares, Sonia Maria Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Artes; Educação
Estudo de Gênero; Estudo de Casos
topic Artes; Educação
Estudo de Gênero; Estudo de Casos
description Neste segundo momento será analisado o movimento artí­stico Pop Art. Tal intento será realizado a partir do estudo das criações de Richard Hamilton e da percepção de imagem que o mesmo propõe ao mundo contemporãneo por meio da técnica da colagem. Este estudo sobre o ensino da arte e a colagem na escola trata da necessidade da arte, e a sua capacidade transformadora, na qual os educadores estarão contribuindo para que o acesso à arte seja um direito de todo ser humano. Tornando assim, as abordagens diversas e as práticas diferenciadas propostas eficazes para uma pedagogia eficiente. Sendo com isso, possí­vel identificar relações com alguma concepção de arte, filosofia e pedagogia nas bases de cada uma. O ensino da arte precisa sair do improviso, firmando assim sua presença na educação. Pois é uma disciplina com origem, história, questões e metodologia. Palavras-Chave: Pop Art – Richard Hamilton – Colagem – Pedagogia
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa Bibliográfica; Pesquisa Empí­rica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/64
url http://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/64
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/64/57
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv América Latina
Modernismo; Contemporãneo
Por idade; Comportamental
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613
publisher.none.fl_str_mv Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613
dc.source.none.fl_str_mv Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613; v. 3, n. 6 (2008): A Transfiguração da Mulher no Mundo!; 123 - 142
1982-6613
reponame:Cadernos Zygmunt Bauman
instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron:FC
instname_str FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron_str FC
institution FC
reponame_str Cadernos Zygmunt Bauman
collection Cadernos Zygmunt Bauman
repository.name.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)
repository.mail.fl_str_mv wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br
_version_ 1754115831021699072