AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: FORMAÇÃO DE COMUNIDADES VIRTUAIS?

Bibliographic Details
Main Author: Backes, Luciana
Publication Date: 2008
Other Authors: Menegotto, Daniela Brun, Schlemmer, Prof. Eliane
Format: Article
Language: por
Source: Cadernos Zygmunt Bauman
Download full: http://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/39
Summary: Este artigo consiste da análise realizada na utilização do TelEduc para a constituição de comunidades virtuais, tendo por base a observação de disciplinas de diferentes cursos de uma universidade. Inicialmente serão abordadas as compreensões de comunidade e a conceituação de comunidade virtual estabelecendo relação entre ambas. Posteriormente, será feita uma apresentação do TelEduc, seguido dos distanciamentos e das aproximações que possam ser estabelecidas com as comunidades virtuais. Então, por meio das análises das observações, serão apontados os distanciamentos e as aproximações para uma prática pedagógica em comunidades virtuais. Finalmente, poderá se chegar a algumas conclusões sobre a possibilidade ou não de construção de comunidades virtuais no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o TelEduc. Palavras-Chave: Comunidade Virtual – Ambiente Virtual de Aprendizagem – Práticas Pedagógicas
id FC-1_8f1b849456a01ade54d76db1403da8bf
oai_identifier_str oai:ojs.filosofiacapital.org:article/39
network_acronym_str FC-1
network_name_str Cadernos Zygmunt Bauman
spelling AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: FORMAÇÃO DE COMUNIDADES VIRTUAIS?Educação; InformáticaEstudo de Gênero; Estudo de CasosEste artigo consiste da análise realizada na utilização do TelEduc para a constituição de comunidades virtuais, tendo por base a observação de disciplinas de diferentes cursos de uma universidade. Inicialmente serão abordadas as compreensões de comunidade e a conceituação de comunidade virtual estabelecendo relação entre ambas. Posteriormente, será feita uma apresentação do TelEduc, seguido dos distanciamentos e das aproximações que possam ser estabelecidas com as comunidades virtuais. Então, por meio das análises das observações, serão apontados os distanciamentos e as aproximações para uma prática pedagógica em comunidades virtuais. Finalmente, poderá se chegar a algumas conclusões sobre a possibilidade ou não de construção de comunidades virtuais no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o TelEduc. Palavras-Chave: Comunidade Virtual – Ambiente Virtual de Aprendizagem – Práticas PedagógicasRevista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613Grupo de Pesquisa em Filosofia, Artes e EducaçãoBackes, LucianaMenegotto, Daniela BrunSchlemmer, Prof. Eliane2008-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Bibliográfica; Pesquisa Empí­rica de Campoapplication/pdfhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/39Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613; v. 2, n. 4 (2007): O Ciberespaço e a Comunicação sem Fronteiras!; 10 - 231982-6613reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/39/32GlobalizadaContemporãneaEducacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:14:24Zoai:ojs.filosofiacapital.org:article/39Revistahttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oai2236-40992236-4099opendoar:null2020-08-05 09:14:25.466Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false
dc.title.none.fl_str_mv AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: FORMAÇÃO DE COMUNIDADES VIRTUAIS?
title AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: FORMAÇÃO DE COMUNIDADES VIRTUAIS?
spellingShingle AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: FORMAÇÃO DE COMUNIDADES VIRTUAIS?
Backes, Luciana
Educação; Informática
Estudo de Gênero; Estudo de Casos
title_short AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: FORMAÇÃO DE COMUNIDADES VIRTUAIS?
title_full AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: FORMAÇÃO DE COMUNIDADES VIRTUAIS?
title_fullStr AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: FORMAÇÃO DE COMUNIDADES VIRTUAIS?
title_full_unstemmed AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: FORMAÇÃO DE COMUNIDADES VIRTUAIS?
title_sort AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: FORMAÇÃO DE COMUNIDADES VIRTUAIS?
author Backes, Luciana
author_facet Backes, Luciana
Menegotto, Daniela Brun
Schlemmer, Prof. Eliane
author_role author
author2 Menegotto, Daniela Brun
Schlemmer, Prof. Eliane
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa em Filosofia, Artes e Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Backes, Luciana
Menegotto, Daniela Brun
Schlemmer, Prof. Eliane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Informática
Estudo de Gênero; Estudo de Casos
topic Educação; Informática
Estudo de Gênero; Estudo de Casos
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo consiste da análise realizada na utilização do TelEduc para a constituição de comunidades virtuais, tendo por base a observação de disciplinas de diferentes cursos de uma universidade. Inicialmente serão abordadas as compreensões de comunidade e a conceituação de comunidade virtual estabelecendo relação entre ambas. Posteriormente, será feita uma apresentação do TelEduc, seguido dos distanciamentos e das aproximações que possam ser estabelecidas com as comunidades virtuais. Então, por meio das análises das observações, serão apontados os distanciamentos e as aproximações para uma prática pedagógica em comunidades virtuais. Finalmente, poderá se chegar a algumas conclusões sobre a possibilidade ou não de construção de comunidades virtuais no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o TelEduc. Palavras-Chave: Comunidade Virtual – Ambiente Virtual de Aprendizagem – Práticas Pedagógicas
description Este artigo consiste da análise realizada na utilização do TelEduc para a constituição de comunidades virtuais, tendo por base a observação de disciplinas de diferentes cursos de uma universidade. Inicialmente serão abordadas as compreensões de comunidade e a conceituação de comunidade virtual estabelecendo relação entre ambas. Posteriormente, será feita uma apresentação do TelEduc, seguido dos distanciamentos e das aproximações que possam ser estabelecidas com as comunidades virtuais. Então, por meio das análises das observações, serão apontados os distanciamentos e as aproximações para uma prática pedagógica em comunidades virtuais. Finalmente, poderá se chegar a algumas conclusões sobre a possibilidade ou não de construção de comunidades virtuais no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o TelEduc. Palavras-Chave: Comunidade Virtual – Ambiente Virtual de Aprendizagem – Práticas Pedagógicas
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa Bibliográfica; Pesquisa Empí­rica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/39
url http://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/39
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/39/32
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Globalizada
Contemporãnea
Educacional
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613
publisher.none.fl_str_mv Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613
dc.source.none.fl_str_mv Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613; v. 2, n. 4 (2007): O Ciberespaço e a Comunicação sem Fronteiras!; 10 - 23
1982-6613
reponame:Cadernos Zygmunt Bauman
instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron:FC
reponame_str Cadernos Zygmunt Bauman
collection Cadernos Zygmunt Bauman
instname_str FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron_str FC
institution FC
repository.name.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1677550258162237440