O pré-escolar e as classes desfavorecidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Zaia
Data de Publicação: 1981
Outros Autores: Abramovay, Miriam, Kramer, Sonia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1619
Resumo: Miriam Abramovay: É alarmante o índice de fracasso escolar nas escolas primárias, sendo que existem diferentes concepções para explicá-lo. A primeira delas é de cunho psicológico, psicopatológico e biológico. A criança que fracassa é vista como desajustada, inapta, preguiçosa, lenta. Não é dotada, não tem disposição. Rotula-se a criança segundo problemas como dislexia, discalculia, disgrafia. Não se nega que determinadas crianças tenham dificuldades expressivas; critica-se é a passagem desta constatação e diagnóstico generalizados.
id FCC-1_1a2db1347e8046244f2a45e8e97192bb
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1619
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling O pré-escolar e as classes desfavorecidasCriançasFracasso escolarMeio socialCondições socioeconômicasMiriam Abramovay: É alarmante o índice de fracasso escolar nas escolas primárias, sendo que existem diferentes concepções para explicá-lo. A primeira delas é de cunho psicológico, psicopatológico e biológico. A criança que fracassa é vista como desajustada, inapta, preguiçosa, lenta. Não é dotada, não tem disposição. Rotula-se a criança segundo problemas como dislexia, discalculia, disgrafia. Não se nega que determinadas crianças tenham dificuldades expressivas; critica-se é a passagem desta constatação e diagnóstico generalizados.Fundação Carlos Chagas1981-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1619Cadernos de Pesquisa; No. 39 (1981); 43-45Cadernos de Pesquisa; Núm. 39 (1981); 43-45Cadernos de Pesquisa; No. 39 (1981); 43-45Cadernos de Pesquisa; n. 39 (1981); 43-451980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1619/1607Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrandão, ZaiaAbramovay, MiriamKramer, Sonia2022-12-19T15:30:13Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1619Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2022-12-19T15:30:13Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv O pré-escolar e as classes desfavorecidas
title O pré-escolar e as classes desfavorecidas
spellingShingle O pré-escolar e as classes desfavorecidas
Brandão, Zaia
Crianças
Fracasso escolar
Meio social
Condições socioeconômicas
title_short O pré-escolar e as classes desfavorecidas
title_full O pré-escolar e as classes desfavorecidas
title_fullStr O pré-escolar e as classes desfavorecidas
title_full_unstemmed O pré-escolar e as classes desfavorecidas
title_sort O pré-escolar e as classes desfavorecidas
author Brandão, Zaia
author_facet Brandão, Zaia
Abramovay, Miriam
Kramer, Sonia
author_role author
author2 Abramovay, Miriam
Kramer, Sonia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Zaia
Abramovay, Miriam
Kramer, Sonia
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Fracasso escolar
Meio social
Condições socioeconômicas
topic Crianças
Fracasso escolar
Meio social
Condições socioeconômicas
description Miriam Abramovay: É alarmante o índice de fracasso escolar nas escolas primárias, sendo que existem diferentes concepções para explicá-lo. A primeira delas é de cunho psicológico, psicopatológico e biológico. A criança que fracassa é vista como desajustada, inapta, preguiçosa, lenta. Não é dotada, não tem disposição. Rotula-se a criança segundo problemas como dislexia, discalculia, disgrafia. Não se nega que determinadas crianças tenham dificuldades expressivas; critica-se é a passagem desta constatação e diagnóstico generalizados.
publishDate 1981
dc.date.none.fl_str_mv 1981-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1619
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1619/1607
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 39 (1981); 43-45
Cadernos de Pesquisa; Núm. 39 (1981); 43-45
Cadernos de Pesquisa; No. 39 (1981); 43-45
Cadernos de Pesquisa; n. 39 (1981); 43-45
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1816431069639999488