O debate Piaget/Vygotsky e as políticas educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Solange Jobim e
Data de Publicação: 1991
Outros Autores: Kramer, Sonia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1044
Resumo: Para quem como nós está sempre caminhando na tensão entre a produção científica - a pesquisa - e a inserção esporádica ou sistemática a nível das políticas públicas, algumas questões referentes às teorias do desenvolvimento da criança se colocam como desafiadoras ou instigantes. E não poderia ser de outro modo, pelo menos no que tange àqueles que lidam com a educação infantil. Basta lembrar, por exemplo, que a partir da difusão da teoria e dos experimentos de Jean Piaget nas décadas de 50 e 60, chegamos aos anos 70, no Brasil com uma massa de propostas pedagógicas alternativas, como resposta para os problemas educacionais.
id FCC-1_230ff410706f79003da52dc48e5eb4be
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1044
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling O debate Piaget/Vygotsky e as políticas educacionaisPolíticas EducacionaisPedagogia TradicionalLinguagemPensamentoPara quem como nós está sempre caminhando na tensão entre a produção científica - a pesquisa - e a inserção esporádica ou sistemática a nível das políticas públicas, algumas questões referentes às teorias do desenvolvimento da criança se colocam como desafiadoras ou instigantes. E não poderia ser de outro modo, pelo menos no que tange àqueles que lidam com a educação infantil. Basta lembrar, por exemplo, que a partir da difusão da teoria e dos experimentos de Jean Piaget nas décadas de 50 e 60, chegamos aos anos 70, no Brasil com uma massa de propostas pedagógicas alternativas, como resposta para os problemas educacionais.Fundação Carlos Chagas1991-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1044Cadernos de Pesquisa; No. 77 (1991); 69-80Cadernos de Pesquisa; Núm. 77 (1991); 69-80Cadernos de Pesquisa; No. 77 (1991); 69-80Cadernos de Pesquisa; n. 77 (1991); 69-801980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1044/1052Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Solange Jobim eKramer, Sonia2023-03-31T13:15:49Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1044Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-03-31T13:15:49Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv O debate Piaget/Vygotsky e as políticas educacionais
title O debate Piaget/Vygotsky e as políticas educacionais
spellingShingle O debate Piaget/Vygotsky e as políticas educacionais
Souza, Solange Jobim e
Políticas Educacionais
Pedagogia Tradicional
Linguagem
Pensamento
title_short O debate Piaget/Vygotsky e as políticas educacionais
title_full O debate Piaget/Vygotsky e as políticas educacionais
title_fullStr O debate Piaget/Vygotsky e as políticas educacionais
title_full_unstemmed O debate Piaget/Vygotsky e as políticas educacionais
title_sort O debate Piaget/Vygotsky e as políticas educacionais
author Souza, Solange Jobim e
author_facet Souza, Solange Jobim e
Kramer, Sonia
author_role author
author2 Kramer, Sonia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Solange Jobim e
Kramer, Sonia
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Educacionais
Pedagogia Tradicional
Linguagem
Pensamento
topic Políticas Educacionais
Pedagogia Tradicional
Linguagem
Pensamento
description Para quem como nós está sempre caminhando na tensão entre a produção científica - a pesquisa - e a inserção esporádica ou sistemática a nível das políticas públicas, algumas questões referentes às teorias do desenvolvimento da criança se colocam como desafiadoras ou instigantes. E não poderia ser de outro modo, pelo menos no que tange àqueles que lidam com a educação infantil. Basta lembrar, por exemplo, que a partir da difusão da teoria e dos experimentos de Jean Piaget nas décadas de 50 e 60, chegamos aos anos 70, no Brasil com uma massa de propostas pedagógicas alternativas, como resposta para os problemas educacionais.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1044
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1044/1052
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 77 (1991); 69-80
Cadernos de Pesquisa; Núm. 77 (1991); 69-80
Cadernos de Pesquisa; No. 77 (1991); 69-80
Cadernos de Pesquisa; n. 77 (1991); 69-80
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1816431067372978176