A reforma do ensino médio no Ceará e suas contradições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zibas, Dagmar M. L.
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/428
Resumo: O artigo traz dados de duas pesquisas que focalizaram o ensino médio no Ceará. Por meio desses estudos foi possível acompanhar, por dois anos, o desenvolvimento da reforma em oito escolas estaduais de Fortaleza. Ficou bastante evidente que as políticas dos anos 1990 trataram de introduzir no sistema cearense uma nova racionalidade, com o objetivo, entre outros, de confrontar velhas estruturas eivadas de clientelismo. No entanto, ao lado de alguns avanços, contradições básicas do projeto acabaram por criar obstáculos para a consecução dos objetivos iniciais.
id FCC-1_51b0dbe4cf8aee13445fca632f55c558
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/428
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling A reforma do ensino médio no Ceará e suas contradiçõesReforma do EnsinoEnsino MédioCearáO artigo traz dados de duas pesquisas que focalizaram o ensino médio no Ceará. Por meio desses estudos foi possível acompanhar, por dois anos, o desenvolvimento da reforma em oito escolas estaduais de Fortaleza. Ficou bastante evidente que as políticas dos anos 1990 trataram de introduzir no sistema cearense uma nova racionalidade, com o objetivo, entre outros, de confrontar velhas estruturas eivadas de clientelismo. No entanto, ao lado de alguns avanços, contradições básicas do projeto acabaram por criar obstáculos para a consecução dos objetivos iniciais.Fundação Carlos Chagas2005-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/428Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 124 (2005); 201-226Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 Núm. 124 (2005); 201-226Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 124 (2005); 201-226Cadernos de Pesquisa; v. 35 n. 124 (2005); 201-2261980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/428/431Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZibas, Dagmar M. L.2023-11-01T15:29:45Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/428Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-01T15:29:45Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A reforma do ensino médio no Ceará e suas contradições
title A reforma do ensino médio no Ceará e suas contradições
spellingShingle A reforma do ensino médio no Ceará e suas contradições
Zibas, Dagmar M. L.
Reforma do Ensino
Ensino Médio
Ceará
title_short A reforma do ensino médio no Ceará e suas contradições
title_full A reforma do ensino médio no Ceará e suas contradições
title_fullStr A reforma do ensino médio no Ceará e suas contradições
title_full_unstemmed A reforma do ensino médio no Ceará e suas contradições
title_sort A reforma do ensino médio no Ceará e suas contradições
author Zibas, Dagmar M. L.
author_facet Zibas, Dagmar M. L.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zibas, Dagmar M. L.
dc.subject.por.fl_str_mv Reforma do Ensino
Ensino Médio
Ceará
topic Reforma do Ensino
Ensino Médio
Ceará
description O artigo traz dados de duas pesquisas que focalizaram o ensino médio no Ceará. Por meio desses estudos foi possível acompanhar, por dois anos, o desenvolvimento da reforma em oito escolas estaduais de Fortaleza. Ficou bastante evidente que as políticas dos anos 1990 trataram de introduzir no sistema cearense uma nova racionalidade, com o objetivo, entre outros, de confrontar velhas estruturas eivadas de clientelismo. No entanto, ao lado de alguns avanços, contradições básicas do projeto acabaram por criar obstáculos para a consecução dos objetivos iniciais.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/428
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/428/431
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 124 (2005); 201-226
Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 Núm. 124 (2005); 201-226
Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 124 (2005); 201-226
Cadernos de Pesquisa; v. 35 n. 124 (2005); 201-226
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330309273681920