Universidade: sinal fechado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1980 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1630 |
Resumo: | O principal objetivo deste trabalho é a análise da forma pela qual estudantes universitários, provenientes de diferentes classes sociais, percebem e incorporam ao seu projeto profissional e à própria universidade as alterações em processo na sociedade brasileira, no que se refere às formas de recrutamento da força de trabalho e de sua hierarquização. Um questionário com perguntas abertas foi aplicado a estudantes que, no 1º semestre de 1974, cursavam o ciclo geral da Universidade Federal de Pernambuco. A principal tônica do discurso produzido pelos estudantes, com nuances conforme a classe social, foi a postura de que a aquisição de determinadas competências define o acesso a objetos indicadores de certas posições sociais. O papel dos dons e méritos pessoais subsiste, agora não mais apenas dependentes do empenho individual, como também de sua legitimação por parte de uma instituição educacional que confere os mais altos níveis de escolaridade. |
id |
FCC-1_82201528e29ba62b6f3acef9550cd0a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1630 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Universidade: sinal fechadoEnsino superiorCondições sociaisEstudantesEscolarizaçãoO principal objetivo deste trabalho é a análise da forma pela qual estudantes universitários, provenientes de diferentes classes sociais, percebem e incorporam ao seu projeto profissional e à própria universidade as alterações em processo na sociedade brasileira, no que se refere às formas de recrutamento da força de trabalho e de sua hierarquização. Um questionário com perguntas abertas foi aplicado a estudantes que, no 1º semestre de 1974, cursavam o ciclo geral da Universidade Federal de Pernambuco. A principal tônica do discurso produzido pelos estudantes, com nuances conforme a classe social, foi a postura de que a aquisição de determinadas competências define o acesso a objetos indicadores de certas posições sociais. O papel dos dons e méritos pessoais subsiste, agora não mais apenas dependentes do empenho individual, como também de sua legitimação por parte de uma instituição educacional que confere os mais altos níveis de escolaridade.Fundação Carlos Chagas1980-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1630Cadernos de Pesquisa; No. 33 (1980); 3-28Cadernos de Pesquisa; Núm. 33 (1980); 3-28Cadernos de Pesquisa; No. 33 (1980); 3-28Cadernos de Pesquisa; n. 33 (1980); 3-281980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1630/1618Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWeber, Silke2023-02-09T15:44:05Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1630Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-02-09T15:44:05Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Universidade: sinal fechado |
title |
Universidade: sinal fechado |
spellingShingle |
Universidade: sinal fechado Weber, Silke Ensino superior Condições sociais Estudantes Escolarização |
title_short |
Universidade: sinal fechado |
title_full |
Universidade: sinal fechado |
title_fullStr |
Universidade: sinal fechado |
title_full_unstemmed |
Universidade: sinal fechado |
title_sort |
Universidade: sinal fechado |
author |
Weber, Silke |
author_facet |
Weber, Silke |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weber, Silke |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Condições sociais Estudantes Escolarização |
topic |
Ensino superior Condições sociais Estudantes Escolarização |
description |
O principal objetivo deste trabalho é a análise da forma pela qual estudantes universitários, provenientes de diferentes classes sociais, percebem e incorporam ao seu projeto profissional e à própria universidade as alterações em processo na sociedade brasileira, no que se refere às formas de recrutamento da força de trabalho e de sua hierarquização. Um questionário com perguntas abertas foi aplicado a estudantes que, no 1º semestre de 1974, cursavam o ciclo geral da Universidade Federal de Pernambuco. A principal tônica do discurso produzido pelos estudantes, com nuances conforme a classe social, foi a postura de que a aquisição de determinadas competências define o acesso a objetos indicadores de certas posições sociais. O papel dos dons e méritos pessoais subsiste, agora não mais apenas dependentes do empenho individual, como também de sua legitimação por parte de uma instituição educacional que confere os mais altos níveis de escolaridade. |
publishDate |
1980 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1980-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1630 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1630/1618 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 33 (1980); 3-28 Cadernos de Pesquisa; Núm. 33 (1980); 3-28 Cadernos de Pesquisa; No. 33 (1980); 3-28 Cadernos de Pesquisa; n. 33 (1980); 3-28 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1816431069652582400 |