Educação além da escola: acolhida a outros saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Eliana Perez Gonçalves
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Zucchetti, Dinora Tereza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/180
Resumo: Nossa inserção na temática da educação no campo social advém de pesquisas que se baseiam nos princípios teórico-metodológicos da etnografia. Neste texto ensaiamos, na forma de um estudo teórico, nosso posicionamento sobre as práticas de educação além da escola, ancorado em quatro eixos balizadores. São eles: a urgente superação do debate sobre suas diversas formas de nomeação; o olhar mais minucioso para a questão da intencionalidade presente (ou não) nas práticas de educação no campo social; uma concepção ampliada de educação, designando-a como uma prática social que é também um ato político; a possibilidade de instauração de outras bases teóricas para uma prática de educação que se constitua, pela atitude de abertura e acolhimento, um corpo de saberes transdisciplinar.
id FCC-1_9d488debc4ac522575fa68be806d1c87
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/180
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Educação além da escola: acolhida a outros saberesPrática de EnsinoEducaçãoTransdisciplinaridadePapéis SociaisNossa inserção na temática da educação no campo social advém de pesquisas que se baseiam nos princípios teórico-metodológicos da etnografia. Neste texto ensaiamos, na forma de um estudo teórico, nosso posicionamento sobre as práticas de educação além da escola, ancorado em quatro eixos balizadores. São eles: a urgente superação do debate sobre suas diversas formas de nomeação; o olhar mais minucioso para a questão da intencionalidade presente (ou não) nas práticas de educação no campo social; uma concepção ampliada de educação, designando-a como uma prática social que é também um ato político; a possibilidade de instauração de outras bases teóricas para uma prática de educação que se constitua, pela atitude de abertura e acolhimento, um corpo de saberes transdisciplinar.Fundação Carlos Chagas2010-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/180Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 140 (2010); 629-648Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 Núm. 140 (2010); 629-648Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 140 (2010); 629-648Cadernos de Pesquisa; v. 40 n. 140 (2010); 629-6481980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/180/198Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Eliana Perez GonçalvesZucchetti, Dinora Tereza2023-11-08T12:32:16Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/180Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-08T12:32:16Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação além da escola: acolhida a outros saberes
title Educação além da escola: acolhida a outros saberes
spellingShingle Educação além da escola: acolhida a outros saberes
Moura, Eliana Perez Gonçalves
Prática de Ensino
Educação
Transdisciplinaridade
Papéis Sociais
title_short Educação além da escola: acolhida a outros saberes
title_full Educação além da escola: acolhida a outros saberes
title_fullStr Educação além da escola: acolhida a outros saberes
title_full_unstemmed Educação além da escola: acolhida a outros saberes
title_sort Educação além da escola: acolhida a outros saberes
author Moura, Eliana Perez Gonçalves
author_facet Moura, Eliana Perez Gonçalves
Zucchetti, Dinora Tereza
author_role author
author2 Zucchetti, Dinora Tereza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Eliana Perez Gonçalves
Zucchetti, Dinora Tereza
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de Ensino
Educação
Transdisciplinaridade
Papéis Sociais
topic Prática de Ensino
Educação
Transdisciplinaridade
Papéis Sociais
description Nossa inserção na temática da educação no campo social advém de pesquisas que se baseiam nos princípios teórico-metodológicos da etnografia. Neste texto ensaiamos, na forma de um estudo teórico, nosso posicionamento sobre as práticas de educação além da escola, ancorado em quatro eixos balizadores. São eles: a urgente superação do debate sobre suas diversas formas de nomeação; o olhar mais minucioso para a questão da intencionalidade presente (ou não) nas práticas de educação no campo social; uma concepção ampliada de educação, designando-a como uma prática social que é também um ato político; a possibilidade de instauração de outras bases teóricas para uma prática de educação que se constitua, pela atitude de abertura e acolhimento, um corpo de saberes transdisciplinar.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/180
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/180/198
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 140 (2010); 629-648
Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 Núm. 140 (2010); 629-648
Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 140 (2010); 629-648
Cadernos de Pesquisa; v. 40 n. 140 (2010); 629-648
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330308420141056