Educação além da escola: acolhida a outros saberes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/180 |
Resumo: | Nossa inserção na temática da educação no campo social advém de pesquisas que se baseiam nos princípios teórico-metodológicos da etnografia. Neste texto ensaiamos, na forma de um estudo teórico, nosso posicionamento sobre as práticas de educação além da escola, ancorado em quatro eixos balizadores. São eles: a urgente superação do debate sobre suas diversas formas de nomeação; o olhar mais minucioso para a questão da intencionalidade presente (ou não) nas práticas de educação no campo social; uma concepção ampliada de educação, designando-a como uma prática social que é também um ato político; a possibilidade de instauração de outras bases teóricas para uma prática de educação que se constitua, pela atitude de abertura e acolhimento, um corpo de saberes transdisciplinar. |
id |
FCC-1_9d488debc4ac522575fa68be806d1c87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/180 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação além da escola: acolhida a outros saberesPrática de EnsinoEducaçãoTransdisciplinaridadePapéis SociaisNossa inserção na temática da educação no campo social advém de pesquisas que se baseiam nos princípios teórico-metodológicos da etnografia. Neste texto ensaiamos, na forma de um estudo teórico, nosso posicionamento sobre as práticas de educação além da escola, ancorado em quatro eixos balizadores. São eles: a urgente superação do debate sobre suas diversas formas de nomeação; o olhar mais minucioso para a questão da intencionalidade presente (ou não) nas práticas de educação no campo social; uma concepção ampliada de educação, designando-a como uma prática social que é também um ato político; a possibilidade de instauração de outras bases teóricas para uma prática de educação que se constitua, pela atitude de abertura e acolhimento, um corpo de saberes transdisciplinar.Fundação Carlos Chagas2010-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/180Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 140 (2010); 629-648Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 Núm. 140 (2010); 629-648Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 140 (2010); 629-648Cadernos de Pesquisa; v. 40 n. 140 (2010); 629-6481980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/180/198Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Eliana Perez GonçalvesZucchetti, Dinora Tereza2023-11-08T12:32:16Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/180Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-08T12:32:16Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação além da escola: acolhida a outros saberes |
title |
Educação além da escola: acolhida a outros saberes |
spellingShingle |
Educação além da escola: acolhida a outros saberes Moura, Eliana Perez Gonçalves Prática de Ensino Educação Transdisciplinaridade Papéis Sociais |
title_short |
Educação além da escola: acolhida a outros saberes |
title_full |
Educação além da escola: acolhida a outros saberes |
title_fullStr |
Educação além da escola: acolhida a outros saberes |
title_full_unstemmed |
Educação além da escola: acolhida a outros saberes |
title_sort |
Educação além da escola: acolhida a outros saberes |
author |
Moura, Eliana Perez Gonçalves |
author_facet |
Moura, Eliana Perez Gonçalves Zucchetti, Dinora Tereza |
author_role |
author |
author2 |
Zucchetti, Dinora Tereza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Eliana Perez Gonçalves Zucchetti, Dinora Tereza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de Ensino Educação Transdisciplinaridade Papéis Sociais |
topic |
Prática de Ensino Educação Transdisciplinaridade Papéis Sociais |
description |
Nossa inserção na temática da educação no campo social advém de pesquisas que se baseiam nos princípios teórico-metodológicos da etnografia. Neste texto ensaiamos, na forma de um estudo teórico, nosso posicionamento sobre as práticas de educação além da escola, ancorado em quatro eixos balizadores. São eles: a urgente superação do debate sobre suas diversas formas de nomeação; o olhar mais minucioso para a questão da intencionalidade presente (ou não) nas práticas de educação no campo social; uma concepção ampliada de educação, designando-a como uma prática social que é também um ato político; a possibilidade de instauração de outras bases teóricas para uma prática de educação que se constitua, pela atitude de abertura e acolhimento, um corpo de saberes transdisciplinar. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/180 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/180/198 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 140 (2010); 629-648 Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 Núm. 140 (2010); 629-648 Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 140 (2010); 629-648 Cadernos de Pesquisa; v. 40 n. 140 (2010); 629-648 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330308420141056 |