Intercâmbios acadêmicos internacionais: bolsas Capes, CNPq e FAPESP.

Bibliographic Details
Main Author: Mazza, Débora
Publication Date: 2013
Format: Article
Language: por
Source: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Download full: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/235
Summary: Este artigo é parte de pesquisa que atenta para o peso crescente que a circulação internacional de pessoas, saberes e práticas tem alcançado nos processos de escolarização e formação profissional de determinados setores sociais. Considerando os recursos públicos que a Capes, o CNPq e a Fapesp destinam à formação de pesquisadores com vistas ao fomento à pesquisa e aos investimentos em ciência e tecnologia no horizonte da circulação internacional, recortamos para este artigo a descrição e a análise preliminares da base de dados de bolsistas no exterior dessas agências de fomento, no período de 1970 a 2000. O movimento de fluxos, a partir da metodologia quantitativa de correlação de variáveis, desenha as tendências dos intercâmbios acadêmicos internacionais promovidos pelas três agências e nas diversas áreas do conhecimento, sendo que se procura contextualizá-las nas políticas de desenvolvimento científico-tecnológico desenvolvidas pelo Estado brasileiro no período.
id FCC-1_bb5ccd7b0f0e3c2fae80854a355f76e3
oai_identifier_str oai:http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/:article/235
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
spelling Intercâmbios acadêmicos internacionais: bolsas Capes, CNPq e FAPESP.Intercâmbio de EstudantesBolsas de EstudoCapesCNPqFAPESPDesenvolvimento CientíficoEste artigo é parte de pesquisa que atenta para o peso crescente que a circulação internacional de pessoas, saberes e práticas tem alcançado nos processos de escolarização e formação profissional de determinados setores sociais. Considerando os recursos públicos que a Capes, o CNPq e a Fapesp destinam à formação de pesquisadores com vistas ao fomento à pesquisa e aos investimentos em ciência e tecnologia no horizonte da circulação internacional, recortamos para este artigo a descrição e a análise preliminares da base de dados de bolsistas no exterior dessas agências de fomento, no período de 1970 a 2000. O movimento de fluxos, a partir da metodologia quantitativa de correlação de variáveis, desenha as tendências dos intercâmbios acadêmicos internacionais promovidos pelas três agências e nas diversas áreas do conhecimento, sendo que se procura contextualizá-las nas políticas de desenvolvimento científico-tecnológico desenvolvidas pelo Estado brasileiro no período.Cadernos de PesquisaCadernos de PesquisaCadernos de PesquisaCadernos de Pesquisa2013-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/235Cadernos de Pesquisa; v. 39 n. 137 (2009); 521-547Cadernos de Pesquisa; Vol. 39 Núm. 137 (2009); 521-547Cadernos de Pesquisa; Vol. 39 No. 137 (2009); 521-547Cadernos de Pesquisa; Vol. 39 No. 137 (2009); 521-5471980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttp://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/235/249Mazza, Déborainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-12T16:20:11Zoai:http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/:article/235Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttp://www.scielo.br/oai/scielo-oai.php1980-53140100-1574opendoar:null2021-04-12 16:20:12.462Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Intercâmbios acadêmicos internacionais: bolsas Capes, CNPq e FAPESP.
title Intercâmbios acadêmicos internacionais: bolsas Capes, CNPq e FAPESP.
spellingShingle Intercâmbios acadêmicos internacionais: bolsas Capes, CNPq e FAPESP.
Mazza, Débora
Intercâmbio de Estudantes
Bolsas de Estudo
Capes
CNPq
FAPESP
Desenvolvimento Científico
title_short Intercâmbios acadêmicos internacionais: bolsas Capes, CNPq e FAPESP.
title_full Intercâmbios acadêmicos internacionais: bolsas Capes, CNPq e FAPESP.
title_fullStr Intercâmbios acadêmicos internacionais: bolsas Capes, CNPq e FAPESP.
title_full_unstemmed Intercâmbios acadêmicos internacionais: bolsas Capes, CNPq e FAPESP.
title_sort Intercâmbios acadêmicos internacionais: bolsas Capes, CNPq e FAPESP.
author Mazza, Débora
author_facet Mazza, Débora
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazza, Débora
dc.subject.por.fl_str_mv Intercâmbio de Estudantes
Bolsas de Estudo
Capes
CNPq
FAPESP
Desenvolvimento Científico
topic Intercâmbio de Estudantes
Bolsas de Estudo
Capes
CNPq
FAPESP
Desenvolvimento Científico
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo é parte de pesquisa que atenta para o peso crescente que a circulação internacional de pessoas, saberes e práticas tem alcançado nos processos de escolarização e formação profissional de determinados setores sociais. Considerando os recursos públicos que a Capes, o CNPq e a Fapesp destinam à formação de pesquisadores com vistas ao fomento à pesquisa e aos investimentos em ciência e tecnologia no horizonte da circulação internacional, recortamos para este artigo a descrição e a análise preliminares da base de dados de bolsistas no exterior dessas agências de fomento, no período de 1970 a 2000. O movimento de fluxos, a partir da metodologia quantitativa de correlação de variáveis, desenha as tendências dos intercâmbios acadêmicos internacionais promovidos pelas três agências e nas diversas áreas do conhecimento, sendo que se procura contextualizá-las nas políticas de desenvolvimento científico-tecnológico desenvolvidas pelo Estado brasileiro no período.
description Este artigo é parte de pesquisa que atenta para o peso crescente que a circulação internacional de pessoas, saberes e práticas tem alcançado nos processos de escolarização e formação profissional de determinados setores sociais. Considerando os recursos públicos que a Capes, o CNPq e a Fapesp destinam à formação de pesquisadores com vistas ao fomento à pesquisa e aos investimentos em ciência e tecnologia no horizonte da circulação internacional, recortamos para este artigo a descrição e a análise preliminares da base de dados de bolsistas no exterior dessas agências de fomento, no período de 1970 a 2000. O movimento de fluxos, a partir da metodologia quantitativa de correlação de variáveis, desenha as tendências dos intercâmbios acadêmicos internacionais promovidos pelas três agências e nas diversas áreas do conhecimento, sendo que se procura contextualizá-las nas políticas de desenvolvimento científico-tecnológico desenvolvidas pelo Estado brasileiro no período.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/235
url http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/235/249
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa
Cadernos de Pesquisa
Cadernos de Pesquisa
Cadernos de Pesquisa
publisher.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa
Cadernos de Pesquisa
Cadernos de Pesquisa
Cadernos de Pesquisa
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 39 n. 137 (2009); 521-547
Cadernos de Pesquisa; Vol. 39 Núm. 137 (2009); 521-547
Cadernos de Pesquisa; Vol. 39 No. 137 (2009); 521-547
Cadernos de Pesquisa; Vol. 39 No. 137 (2009); 521-547
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1696865778339414016