Análise das reflexões de uma professora de ciências do ensino fundamental sobre avaliação escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Lorencini Júnior, Álvaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2086
Resumo: Este trabalho enfoca as idéias reflexivas sobre avaliação escolar de uma professora de Ciências do Ensino Fundamental no desenvolvimento de uma parceria colaborativa na escola. O processo de parceria envolveu uma estratégia de intervenção reflexiva denominada autoscopia trifásica, simulando uma “sala de espelhos” (Schön, 2000), que levou a professora a refletir nas fases pré-ativa e pós-ativa, ou seja, antes e depois da aplicação da prova com consulta aos alunos da 7ª série. Como referencial teórico, utilizamos o conceito de prática reflexiva de Donald Schön (1997, 2000). As reflexões da professora demonstram que a avaliação escolar é um tema do currículo que lhe permite reconsiderar ações, a fim de promover mudanças, se necessárias ou oportunas na sua prática educativa.
id FCC-2_151117b6a16d79c29a8e815a4734260c
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2086
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Análise das reflexões de uma professora de ciências do ensino fundamental sobre avaliação escolarEnsino De CiênciasFormação ContinuadaAvaliação EscolarReflexão Sobre A PráticaEste trabalho enfoca as idéias reflexivas sobre avaliação escolar de uma professora de Ciências do Ensino Fundamental no desenvolvimento de uma parceria colaborativa na escola. O processo de parceria envolveu uma estratégia de intervenção reflexiva denominada autoscopia trifásica, simulando uma “sala de espelhos” (Schön, 2000), que levou a professora a refletir nas fases pré-ativa e pós-ativa, ou seja, antes e depois da aplicação da prova com consulta aos alunos da 7ª série. Como referencial teórico, utilizamos o conceito de prática reflexiva de Donald Schön (1997, 2000). As reflexões da professora demonstram que a avaliação escolar é um tema do currículo que lhe permite reconsiderar ações, a fim de promover mudanças, se necessárias ou oportunas na sua prática educativa.Fundação Carlos Chagas2007-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/208610.18222/eae183820072086Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 38 (2007); 111-136Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 38 (2007); 111-136Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 38 (2007); 111-136Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 38 (2007); 111-136Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 38 (2007); 111-1361984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2086/2043Rosa-Silva, Patrícia de OliveiraLorencini Júnior, Álvaroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-04T17:30:52Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2086Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-03-04T17:30:52Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das reflexões de uma professora de ciências do ensino fundamental sobre avaliação escolar
title Análise das reflexões de uma professora de ciências do ensino fundamental sobre avaliação escolar
spellingShingle Análise das reflexões de uma professora de ciências do ensino fundamental sobre avaliação escolar
Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira
Ensino De Ciências
Formação Continuada
Avaliação Escolar
Reflexão Sobre A Prática
title_short Análise das reflexões de uma professora de ciências do ensino fundamental sobre avaliação escolar
title_full Análise das reflexões de uma professora de ciências do ensino fundamental sobre avaliação escolar
title_fullStr Análise das reflexões de uma professora de ciências do ensino fundamental sobre avaliação escolar
title_full_unstemmed Análise das reflexões de uma professora de ciências do ensino fundamental sobre avaliação escolar
title_sort Análise das reflexões de uma professora de ciências do ensino fundamental sobre avaliação escolar
author Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira
author_facet Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira
Lorencini Júnior, Álvaro
author_role author
author2 Lorencini Júnior, Álvaro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira
Lorencini Júnior, Álvaro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino De Ciências
Formação Continuada
Avaliação Escolar
Reflexão Sobre A Prática
topic Ensino De Ciências
Formação Continuada
Avaliação Escolar
Reflexão Sobre A Prática
description Este trabalho enfoca as idéias reflexivas sobre avaliação escolar de uma professora de Ciências do Ensino Fundamental no desenvolvimento de uma parceria colaborativa na escola. O processo de parceria envolveu uma estratégia de intervenção reflexiva denominada autoscopia trifásica, simulando uma “sala de espelhos” (Schön, 2000), que levou a professora a refletir nas fases pré-ativa e pós-ativa, ou seja, antes e depois da aplicação da prova com consulta aos alunos da 7ª série. Como referencial teórico, utilizamos o conceito de prática reflexiva de Donald Schön (1997, 2000). As reflexões da professora demonstram que a avaliação escolar é um tema do currículo que lhe permite reconsiderar ações, a fim de promover mudanças, se necessárias ou oportunas na sua prática educativa.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2086
10.18222/eae183820072086
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2086
identifier_str_mv 10.18222/eae183820072086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2086/2043
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 38 (2007); 111-136
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 38 (2007); 111-136
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 38 (2007); 111-136
Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 38 (2007); 111-136
Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 38 (2007); 111-136
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420262690816