Análise das reflexões de uma professora de ciências do ensino fundamental sobre avaliação escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2086 |
Resumo: | Este trabalho enfoca as idéias reflexivas sobre avaliação escolar de uma professora de Ciências do Ensino Fundamental no desenvolvimento de uma parceria colaborativa na escola. O processo de parceria envolveu uma estratégia de intervenção reflexiva denominada autoscopia trifásica, simulando uma “sala de espelhos” (Schön, 2000), que levou a professora a refletir nas fases pré-ativa e pós-ativa, ou seja, antes e depois da aplicação da prova com consulta aos alunos da 7ª série. Como referencial teórico, utilizamos o conceito de prática reflexiva de Donald Schön (1997, 2000). As reflexões da professora demonstram que a avaliação escolar é um tema do currículo que lhe permite reconsiderar ações, a fim de promover mudanças, se necessárias ou oportunas na sua prática educativa. |
id |
FCC-2_151117b6a16d79c29a8e815a4734260c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2086 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise das reflexões de uma professora de ciências do ensino fundamental sobre avaliação escolarEnsino De CiênciasFormação ContinuadaAvaliação EscolarReflexão Sobre A PráticaEste trabalho enfoca as idéias reflexivas sobre avaliação escolar de uma professora de Ciências do Ensino Fundamental no desenvolvimento de uma parceria colaborativa na escola. O processo de parceria envolveu uma estratégia de intervenção reflexiva denominada autoscopia trifásica, simulando uma “sala de espelhos” (Schön, 2000), que levou a professora a refletir nas fases pré-ativa e pós-ativa, ou seja, antes e depois da aplicação da prova com consulta aos alunos da 7ª série. Como referencial teórico, utilizamos o conceito de prática reflexiva de Donald Schön (1997, 2000). As reflexões da professora demonstram que a avaliação escolar é um tema do currículo que lhe permite reconsiderar ações, a fim de promover mudanças, se necessárias ou oportunas na sua prática educativa.Fundação Carlos Chagas2007-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/208610.18222/eae183820072086Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 38 (2007); 111-136Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 38 (2007); 111-136Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 38 (2007); 111-136Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 38 (2007); 111-136Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 38 (2007); 111-1361984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2086/2043Rosa-Silva, Patrícia de OliveiraLorencini Júnior, Álvaroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-04T17:30:52Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2086Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-03-04T17:30:52Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das reflexões de uma professora de ciências do ensino fundamental sobre avaliação escolar |
title |
Análise das reflexões de uma professora de ciências do ensino fundamental sobre avaliação escolar |
spellingShingle |
Análise das reflexões de uma professora de ciências do ensino fundamental sobre avaliação escolar Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira Ensino De Ciências Formação Continuada Avaliação Escolar Reflexão Sobre A Prática |
title_short |
Análise das reflexões de uma professora de ciências do ensino fundamental sobre avaliação escolar |
title_full |
Análise das reflexões de uma professora de ciências do ensino fundamental sobre avaliação escolar |
title_fullStr |
Análise das reflexões de uma professora de ciências do ensino fundamental sobre avaliação escolar |
title_full_unstemmed |
Análise das reflexões de uma professora de ciências do ensino fundamental sobre avaliação escolar |
title_sort |
Análise das reflexões de uma professora de ciências do ensino fundamental sobre avaliação escolar |
author |
Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira |
author_facet |
Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira Lorencini Júnior, Álvaro |
author_role |
author |
author2 |
Lorencini Júnior, Álvaro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira Lorencini Júnior, Álvaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino De Ciências Formação Continuada Avaliação Escolar Reflexão Sobre A Prática |
topic |
Ensino De Ciências Formação Continuada Avaliação Escolar Reflexão Sobre A Prática |
description |
Este trabalho enfoca as idéias reflexivas sobre avaliação escolar de uma professora de Ciências do Ensino Fundamental no desenvolvimento de uma parceria colaborativa na escola. O processo de parceria envolveu uma estratégia de intervenção reflexiva denominada autoscopia trifásica, simulando uma “sala de espelhos” (Schön, 2000), que levou a professora a refletir nas fases pré-ativa e pós-ativa, ou seja, antes e depois da aplicação da prova com consulta aos alunos da 7ª série. Como referencial teórico, utilizamos o conceito de prática reflexiva de Donald Schön (1997, 2000). As reflexões da professora demonstram que a avaliação escolar é um tema do currículo que lhe permite reconsiderar ações, a fim de promover mudanças, se necessárias ou oportunas na sua prática educativa. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2086 10.18222/eae183820072086 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2086 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae183820072086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2086/2043 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 38 (2007); 111-136 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 38 (2007); 111-136 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 38 (2007); 111-136 Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 38 (2007); 111-136 Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 38 (2007); 111-136 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420262690816 |