Avaliação da pós-graduação em educação: revisando contribuições elaboradas a partir dos anos 80. Est. Aval
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2188 |
Resumo: | Na área de educação tem-se um acúmulo de reflexões acerca dos procedimentos e critérios que vêm sendo utilizados pela CAPES para avaliação dos Programas de Pós-Graduação. Neste texto, a autora busca resgatar análises e proposições debatidas no Brasil, a partir dos anos 80, no âmbito da área, que podem representar uma contribuição ao debate ora em curso no Fórum Nacional de Coordenadores de Programas. São sistematizadas informações oriundas de documentos resultantes de iniciativas da ANPEd e de Seminário envolvendo as universidades públicas paulistas, apresentando-se um mapeamento sucinto do conteúdo dos mesmos. A revisão elaborada subsidiou o levantamento de indagações que procuram articular as análises relativas à avaliação às tendências das políticas educacionais em curso no país, apontando o desafio de se construir indicadores de qualidade que se contraponham aos vigentes. |
id |
FCC-2_4cc1119a849a9c3680f4ff8fb16691f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2188 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da pós-graduação em educação: revisando contribuições elaboradas a partir dos anos 80. Est. AvalAvaliaçãoProcedimento e CritériosAvaliação e Políticas PúblicasIndicadores de QualidadeNa área de educação tem-se um acúmulo de reflexões acerca dos procedimentos e critérios que vêm sendo utilizados pela CAPES para avaliação dos Programas de Pós-Graduação. Neste texto, a autora busca resgatar análises e proposições debatidas no Brasil, a partir dos anos 80, no âmbito da área, que podem representar uma contribuição ao debate ora em curso no Fórum Nacional de Coordenadores de Programas. São sistematizadas informações oriundas de documentos resultantes de iniciativas da ANPEd e de Seminário envolvendo as universidades públicas paulistas, apresentando-se um mapeamento sucinto do conteúdo dos mesmos. A revisão elaborada subsidiou o levantamento de indagações que procuram articular as análises relativas à avaliação às tendências das políticas educacionais em curso no país, apontando o desafio de se construir indicadores de qualidade que se contraponham aos vigentes.Fundação Carlos Chagas2002-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/218810.18222/eae02620022188Estudos em Avaliação Educacional; No. 26 (2002); 111-126Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 26 (2002); 111-126Estudos em Avaliação Educacional; No. 26 (2002); 111-126Estudos em Avaliação Educacional; N. 26 (2002); 111-126Estudos em Avaliação Educacional; n. 26 (2002); 111-1261984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2188/2145Sousa, Sandra M. Zákia L.info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:16:52Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2188Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:16:52Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da pós-graduação em educação: revisando contribuições elaboradas a partir dos anos 80. Est. Aval |
title |
Avaliação da pós-graduação em educação: revisando contribuições elaboradas a partir dos anos 80. Est. Aval |
spellingShingle |
Avaliação da pós-graduação em educação: revisando contribuições elaboradas a partir dos anos 80. Est. Aval Sousa, Sandra M. Zákia L. Avaliação Procedimento e Critérios Avaliação e Políticas Públicas Indicadores de Qualidade |
title_short |
Avaliação da pós-graduação em educação: revisando contribuições elaboradas a partir dos anos 80. Est. Aval |
title_full |
Avaliação da pós-graduação em educação: revisando contribuições elaboradas a partir dos anos 80. Est. Aval |
title_fullStr |
Avaliação da pós-graduação em educação: revisando contribuições elaboradas a partir dos anos 80. Est. Aval |
title_full_unstemmed |
Avaliação da pós-graduação em educação: revisando contribuições elaboradas a partir dos anos 80. Est. Aval |
title_sort |
Avaliação da pós-graduação em educação: revisando contribuições elaboradas a partir dos anos 80. Est. Aval |
author |
Sousa, Sandra M. Zákia L. |
author_facet |
Sousa, Sandra M. Zákia L. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Sandra M. Zákia L. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Procedimento e Critérios Avaliação e Políticas Públicas Indicadores de Qualidade |
topic |
Avaliação Procedimento e Critérios Avaliação e Políticas Públicas Indicadores de Qualidade |
description |
Na área de educação tem-se um acúmulo de reflexões acerca dos procedimentos e critérios que vêm sendo utilizados pela CAPES para avaliação dos Programas de Pós-Graduação. Neste texto, a autora busca resgatar análises e proposições debatidas no Brasil, a partir dos anos 80, no âmbito da área, que podem representar uma contribuição ao debate ora em curso no Fórum Nacional de Coordenadores de Programas. São sistematizadas informações oriundas de documentos resultantes de iniciativas da ANPEd e de Seminário envolvendo as universidades públicas paulistas, apresentando-se um mapeamento sucinto do conteúdo dos mesmos. A revisão elaborada subsidiou o levantamento de indagações que procuram articular as análises relativas à avaliação às tendências das políticas educacionais em curso no país, apontando o desafio de se construir indicadores de qualidade que se contraponham aos vigentes. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2188 10.18222/eae02620022188 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2188 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae02620022188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2188/2145 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; No. 26 (2002); 111-126 Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 26 (2002); 111-126 Estudos em Avaliação Educacional; No. 26 (2002); 111-126 Estudos em Avaliação Educacional; N. 26 (2002); 111-126 Estudos em Avaliação Educacional; n. 26 (2002); 111-126 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420700995584 |