Avaliação da pós-graduação em educação: revisando contribuições elaboradas a partir dos anos 80. Est. Aval

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Sandra M. Zákia L.
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2188
Resumo: Na área de educação tem-se um acúmulo de reflexões acerca dos procedimentos e critérios que vêm sendo utilizados pela CAPES para avaliação dos Programas de Pós-Graduação. Neste texto, a autora busca resgatar análises e proposições debatidas no Brasil, a partir dos anos 80, no âmbito da área, que podem representar uma contribuição ao debate ora em curso no Fórum Nacional de Coordenadores de Programas. São sistematizadas informações oriundas de documentos resultantes de iniciativas da ANPEd e de Seminário envolvendo as universidades públicas paulistas, apresentando-se um mapeamento sucinto do conteúdo dos mesmos. A revisão elaborada subsidiou o levantamento de indagações que procuram articular as análises relativas à avaliação às tendências das políticas educacionais em curso no país, apontando o desafio de se construir indicadores de qualidade que se contraponham aos vigentes.
id FCC-2_4cc1119a849a9c3680f4ff8fb16691f1
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2188
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliação da pós-graduação em educação: revisando contribuições elaboradas a partir dos anos 80. Est. AvalAvaliaçãoProcedimento e CritériosAvaliação e Políticas PúblicasIndicadores de QualidadeNa área de educação tem-se um acúmulo de reflexões acerca dos procedimentos e critérios que vêm sendo utilizados pela CAPES para avaliação dos Programas de Pós-Graduação. Neste texto, a autora busca resgatar análises e proposições debatidas no Brasil, a partir dos anos 80, no âmbito da área, que podem representar uma contribuição ao debate ora em curso no Fórum Nacional de Coordenadores de Programas. São sistematizadas informações oriundas de documentos resultantes de iniciativas da ANPEd e de Seminário envolvendo as universidades públicas paulistas, apresentando-se um mapeamento sucinto do conteúdo dos mesmos. A revisão elaborada subsidiou o levantamento de indagações que procuram articular as análises relativas à avaliação às tendências das políticas educacionais em curso no país, apontando o desafio de se construir indicadores de qualidade que se contraponham aos vigentes.Fundação Carlos Chagas2002-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/218810.18222/eae02620022188Estudos em Avaliação Educacional; No. 26 (2002); 111-126Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 26 (2002); 111-126Estudos em Avaliação Educacional; No. 26 (2002); 111-126Estudos em Avaliação Educacional; N. 26 (2002); 111-126Estudos em Avaliação Educacional; n. 26 (2002); 111-1261984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2188/2145Sousa, Sandra M. Zákia L.info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:16:52Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2188Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:16:52Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da pós-graduação em educação: revisando contribuições elaboradas a partir dos anos 80. Est. Aval
title Avaliação da pós-graduação em educação: revisando contribuições elaboradas a partir dos anos 80. Est. Aval
spellingShingle Avaliação da pós-graduação em educação: revisando contribuições elaboradas a partir dos anos 80. Est. Aval
Sousa, Sandra M. Zákia L.
Avaliação
Procedimento e Critérios
Avaliação e Políticas Públicas
Indicadores de Qualidade
title_short Avaliação da pós-graduação em educação: revisando contribuições elaboradas a partir dos anos 80. Est. Aval
title_full Avaliação da pós-graduação em educação: revisando contribuições elaboradas a partir dos anos 80. Est. Aval
title_fullStr Avaliação da pós-graduação em educação: revisando contribuições elaboradas a partir dos anos 80. Est. Aval
title_full_unstemmed Avaliação da pós-graduação em educação: revisando contribuições elaboradas a partir dos anos 80. Est. Aval
title_sort Avaliação da pós-graduação em educação: revisando contribuições elaboradas a partir dos anos 80. Est. Aval
author Sousa, Sandra M. Zákia L.
author_facet Sousa, Sandra M. Zákia L.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Sandra M. Zákia L.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Procedimento e Critérios
Avaliação e Políticas Públicas
Indicadores de Qualidade
topic Avaliação
Procedimento e Critérios
Avaliação e Políticas Públicas
Indicadores de Qualidade
description Na área de educação tem-se um acúmulo de reflexões acerca dos procedimentos e critérios que vêm sendo utilizados pela CAPES para avaliação dos Programas de Pós-Graduação. Neste texto, a autora busca resgatar análises e proposições debatidas no Brasil, a partir dos anos 80, no âmbito da área, que podem representar uma contribuição ao debate ora em curso no Fórum Nacional de Coordenadores de Programas. São sistematizadas informações oriundas de documentos resultantes de iniciativas da ANPEd e de Seminário envolvendo as universidades públicas paulistas, apresentando-se um mapeamento sucinto do conteúdo dos mesmos. A revisão elaborada subsidiou o levantamento de indagações que procuram articular as análises relativas à avaliação às tendências das políticas educacionais em curso no país, apontando o desafio de se construir indicadores de qualidade que se contraponham aos vigentes.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2188
10.18222/eae02620022188
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2188
identifier_str_mv 10.18222/eae02620022188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2188/2145
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; No. 26 (2002); 111-126
Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 26 (2002); 111-126
Estudos em Avaliação Educacional; No. 26 (2002); 111-126
Estudos em Avaliação Educacional; N. 26 (2002); 111-126
Estudos em Avaliação Educacional; n. 26 (2002); 111-126
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420700995584