Avaliação de aulas por crianças: reflexões sobre suas aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Juliana de Melo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Leal, Telma Ferraz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2833
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar quais tipos de aprendizagens foram valorizados por estudantes que participaram de uma sequência didática com o gênero reportagem. Com base na perspectiva sociointeracionista de ensino da língua, defendemos a avaliação na perspectiva formativa-reguladora, focando o aluno como agente da avaliação. Foram observadas 23 aulas de duas professoras e realizadas entrevistas com 51 estudantes. Foram identificados seis tipos de respostas relativas aos conteúdos/habilidades apreendidos (aprendizagens efetivadas), sendo quatro mais relacionados aos eixos do ensino da língua e dois mais gerais, relativos à ampliação de conhecimentos e à aprendizagem da importância de aprender. Observamos que as crianças refletiram sobre suas próprias aprendizagens e avaliaram de forma relevante os conhecimentos apropriados e habilidades desenvolvidas durante a sequência.
id FCC-2_5c0a8fd6c85d558839e93be959a0efd6
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2833
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliação de aulas por crianças: reflexões sobre suas aprendizagensEVALUACIÓN FORMATIVA • APRENDIZAJE • LENGUA PORTUGUESA • DIDÁCTICAO objetivo deste estudo foi analisar quais tipos de aprendizagens foram valorizados por estudantes que participaram de uma sequência didática com o gênero reportagem. Com base na perspectiva sociointeracionista de ensino da língua, defendemos a avaliação na perspectiva formativa-reguladora, focando o aluno como agente da avaliação. Foram observadas 23 aulas de duas professoras e realizadas entrevistas com 51 estudantes. Foram identificados seis tipos de respostas relativas aos conteúdos/habilidades apreendidos (aprendizagens efetivadas), sendo quatro mais relacionados aos eixos do ensino da língua e dois mais gerais, relativos à ampliação de conhecimentos e à aprendizagem da importância de aprender. Observamos que as crianças refletiram sobre suas próprias aprendizagens e avaliaram de forma relevante os conhecimentos apropriados e habilidades desenvolvidas durante a sequência.Fundação Carlos Chagas2014-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/283310.18222/eae255720142833Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 304-333Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 57 (2014): jan./abr. 2014; 304-333Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 304-333Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 57 (2014): jan./abr. 2014; 304-333Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 57 (2014): jan./abr. 2014; 304-3331984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2833/2706Lima, Juliana de MeloLeal, Telma Ferrazinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-11T13:52:25Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2833Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2019-09-11T13:52:25Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de aulas por crianças: reflexões sobre suas aprendizagens
title Avaliação de aulas por crianças: reflexões sobre suas aprendizagens
spellingShingle Avaliação de aulas por crianças: reflexões sobre suas aprendizagens
Lima, Juliana de Melo
EVALUACIÓN FORMATIVA • APRENDIZAJE • LENGUA PORTUGUESA • DIDÁCTICA
title_short Avaliação de aulas por crianças: reflexões sobre suas aprendizagens
title_full Avaliação de aulas por crianças: reflexões sobre suas aprendizagens
title_fullStr Avaliação de aulas por crianças: reflexões sobre suas aprendizagens
title_full_unstemmed Avaliação de aulas por crianças: reflexões sobre suas aprendizagens
title_sort Avaliação de aulas por crianças: reflexões sobre suas aprendizagens
author Lima, Juliana de Melo
author_facet Lima, Juliana de Melo
Leal, Telma Ferraz
author_role author
author2 Leal, Telma Ferraz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Juliana de Melo
Leal, Telma Ferraz
dc.subject.por.fl_str_mv EVALUACIÓN FORMATIVA • APRENDIZAJE • LENGUA PORTUGUESA • DIDÁCTICA
topic EVALUACIÓN FORMATIVA • APRENDIZAJE • LENGUA PORTUGUESA • DIDÁCTICA
description O objetivo deste estudo foi analisar quais tipos de aprendizagens foram valorizados por estudantes que participaram de uma sequência didática com o gênero reportagem. Com base na perspectiva sociointeracionista de ensino da língua, defendemos a avaliação na perspectiva formativa-reguladora, focando o aluno como agente da avaliação. Foram observadas 23 aulas de duas professoras e realizadas entrevistas com 51 estudantes. Foram identificados seis tipos de respostas relativas aos conteúdos/habilidades apreendidos (aprendizagens efetivadas), sendo quatro mais relacionados aos eixos do ensino da língua e dois mais gerais, relativos à ampliação de conhecimentos e à aprendizagem da importância de aprender. Observamos que as crianças refletiram sobre suas próprias aprendizagens e avaliaram de forma relevante os conhecimentos apropriados e habilidades desenvolvidas durante a sequência.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2833
10.18222/eae255720142833
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2833
identifier_str_mv 10.18222/eae255720142833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2833/2706
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 304-333
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 57 (2014): jan./abr. 2014; 304-333
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 304-333
Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 57 (2014): jan./abr. 2014; 304-333
Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 57 (2014): jan./abr. 2014; 304-333
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332421929926656