Avaliação institucional: primeiras aproximações. Teoria e crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1939 |
Resumo: | A teoria de avaliação institucional vem sendo bastante estudada e sua acelerada vulgarização não tem sido acompanhada por análises críticas que captem seu significado. Regra geral é aceita e aplicada sem a apreensão e interpretação dos aspectos e valores difundidos, acabando por embasar políticas públicas de avaliação das instituições de educação superior no Brasil. O presente estudo é um esforço inicial de analisá-la criticamente; para tanto recorremos ao método da economia política, desenvolvido inicialmente por Karl Marx. |
id |
FCC-2_6ef5597d0284369fcf851ece1a165e6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1939 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação institucional: primeiras aproximações. Teoria e críticaAvaliação InstitucionalSinaesUniversidadesCapital SocialA teoria de avaliação institucional vem sendo bastante estudada e sua acelerada vulgarização não tem sido acompanhada por análises críticas que captem seu significado. Regra geral é aceita e aplicada sem a apreensão e interpretação dos aspectos e valores difundidos, acabando por embasar políticas públicas de avaliação das instituições de educação superior no Brasil. O presente estudo é um esforço inicial de analisá-la criticamente; para tanto recorremos ao método da economia política, desenvolvido inicialmente por Karl Marx.Fundação Carlos Chagas2012-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/193910.18222/eae235220121939Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 254-272Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 52 (2012); 254-272Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 254-272Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 52 (2012); 254-272Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 52 (2012); 254-2721984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1939/1922Gama, Zacariasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:32:40Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1939Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:32:40Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação institucional: primeiras aproximações. Teoria e crítica |
title |
Avaliação institucional: primeiras aproximações. Teoria e crítica |
spellingShingle |
Avaliação institucional: primeiras aproximações. Teoria e crítica Gama, Zacarias Avaliação Institucional Sinaes Universidades Capital Social |
title_short |
Avaliação institucional: primeiras aproximações. Teoria e crítica |
title_full |
Avaliação institucional: primeiras aproximações. Teoria e crítica |
title_fullStr |
Avaliação institucional: primeiras aproximações. Teoria e crítica |
title_full_unstemmed |
Avaliação institucional: primeiras aproximações. Teoria e crítica |
title_sort |
Avaliação institucional: primeiras aproximações. Teoria e crítica |
author |
Gama, Zacarias |
author_facet |
Gama, Zacarias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gama, Zacarias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Institucional Sinaes Universidades Capital Social |
topic |
Avaliação Institucional Sinaes Universidades Capital Social |
description |
A teoria de avaliação institucional vem sendo bastante estudada e sua acelerada vulgarização não tem sido acompanhada por análises críticas que captem seu significado. Regra geral é aceita e aplicada sem a apreensão e interpretação dos aspectos e valores difundidos, acabando por embasar políticas públicas de avaliação das instituições de educação superior no Brasil. O presente estudo é um esforço inicial de analisá-la criticamente; para tanto recorremos ao método da economia política, desenvolvido inicialmente por Karl Marx. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1939 10.18222/eae235220121939 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1939 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae235220121939 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1939/1922 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 254-272 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 52 (2012); 254-272 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 254-272 Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 52 (2012); 254-272 Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 52 (2012); 254-272 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419802365952 |