Avaliação institucional: primeiras aproximações. Teoria e crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama, Zacarias
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1939
Resumo: A teoria de avaliação institucional vem sendo bastante estudada e sua acelerada vulgarização não tem sido acompanhada por análises críticas que captem seu significado. Regra geral é aceita e aplicada sem a apreensão e interpretação dos aspectos e valores difundidos, acabando por embasar políticas públicas de avaliação das instituições de educação superior no Brasil. O presente estudo é um esforço inicial de analisá-la criticamente; para tanto recorremos ao método da economia política, desenvolvido inicialmente por Karl Marx.
id FCC-2_6ef5597d0284369fcf851ece1a165e6e
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1939
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliação institucional: primeiras aproximações. Teoria e críticaAvaliação InstitucionalSinaesUniversidadesCapital SocialA teoria de avaliação institucional vem sendo bastante estudada e sua acelerada vulgarização não tem sido acompanhada por análises críticas que captem seu significado. Regra geral é aceita e aplicada sem a apreensão e interpretação dos aspectos e valores difundidos, acabando por embasar políticas públicas de avaliação das instituições de educação superior no Brasil. O presente estudo é um esforço inicial de analisá-la criticamente; para tanto recorremos ao método da economia política, desenvolvido inicialmente por Karl Marx.Fundação Carlos Chagas2012-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/193910.18222/eae235220121939Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 254-272Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 52 (2012); 254-272Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 254-272Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 52 (2012); 254-272Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 52 (2012); 254-2721984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1939/1922Gama, Zacariasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:32:40Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1939Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:32:40Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação institucional: primeiras aproximações. Teoria e crítica
title Avaliação institucional: primeiras aproximações. Teoria e crítica
spellingShingle Avaliação institucional: primeiras aproximações. Teoria e crítica
Gama, Zacarias
Avaliação Institucional
Sinaes
Universidades
Capital Social
title_short Avaliação institucional: primeiras aproximações. Teoria e crítica
title_full Avaliação institucional: primeiras aproximações. Teoria e crítica
title_fullStr Avaliação institucional: primeiras aproximações. Teoria e crítica
title_full_unstemmed Avaliação institucional: primeiras aproximações. Teoria e crítica
title_sort Avaliação institucional: primeiras aproximações. Teoria e crítica
author Gama, Zacarias
author_facet Gama, Zacarias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama, Zacarias
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Institucional
Sinaes
Universidades
Capital Social
topic Avaliação Institucional
Sinaes
Universidades
Capital Social
description A teoria de avaliação institucional vem sendo bastante estudada e sua acelerada vulgarização não tem sido acompanhada por análises críticas que captem seu significado. Regra geral é aceita e aplicada sem a apreensão e interpretação dos aspectos e valores difundidos, acabando por embasar políticas públicas de avaliação das instituições de educação superior no Brasil. O presente estudo é um esforço inicial de analisá-la criticamente; para tanto recorremos ao método da economia política, desenvolvido inicialmente por Karl Marx.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1939
10.18222/eae235220121939
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1939
identifier_str_mv 10.18222/eae235220121939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1939/1922
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 254-272
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 52 (2012); 254-272
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 254-272
Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 52 (2012); 254-272
Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 52 (2012); 254-272
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419802365952