What are multilevel questions and how might we explore them with quantitative methods?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lee, Valerie E.
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2199
Resumo: Sistemas educacionais possuem uma estrutura hierárquica, na qual estudantes estão agrupados em turmas, que se agrupam em escolas. Essas estruturas hierárquicas têm diferentes níveis - o nível do aluno, o nível da turma, o nível da escola. Questões de pesquisa multiníveis buscam investigar relações entre fatores que atuam em distintos níveis. Este artigo discute as principais limitações das tentativas de abordar questões de pesquisa multiníveis com técnicas analíticas de um único nível e introduz algumas características relevantes da modelagem multinível, uma abordagem capaz de lidar adequadamente com questões multiníveis.
id FCC-2_c438c9ce0a1fdc5a2d38b3ca00a14cc1
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2199
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling What are multilevel questions and how might we explore them with quantitative methods?Modelos MultiníveisMétodos QuantitativosSociologia da EducaçãoSistemas educacionais possuem uma estrutura hierárquica, na qual estudantes estão agrupados em turmas, que se agrupam em escolas. Essas estruturas hierárquicas têm diferentes níveis - o nível do aluno, o nível da turma, o nível da escola. Questões de pesquisa multiníveis buscam investigar relações entre fatores que atuam em distintos níveis. Este artigo discute as principais limitações das tentativas de abordar questões de pesquisa multiníveis com técnicas analíticas de um único nível e introduz algumas características relevantes da modelagem multinível, uma abordagem capaz de lidar adequadamente com questões multiníveis.Fundação Carlos Chagas2001-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/219910.18222/eae02420012199Estudos em Avaliação Educacional; No. 24 (2001); 31-46Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 24 (2001); 31-46Estudos em Avaliação Educacional; No. 24 (2001); 31-46Estudos em Avaliação Educacional; N. 24 (2001); 31-46Estudos em Avaliação Educacional; n. 24 (2001); 31-461984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2199/2156Lee, Valerie E.info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-26T14:14:13Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2199Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-02-26T14:14:13Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv What are multilevel questions and how might we explore them with quantitative methods?
title What are multilevel questions and how might we explore them with quantitative methods?
spellingShingle What are multilevel questions and how might we explore them with quantitative methods?
Lee, Valerie E.
Modelos Multiníveis
Métodos Quantitativos
Sociologia da Educação
title_short What are multilevel questions and how might we explore them with quantitative methods?
title_full What are multilevel questions and how might we explore them with quantitative methods?
title_fullStr What are multilevel questions and how might we explore them with quantitative methods?
title_full_unstemmed What are multilevel questions and how might we explore them with quantitative methods?
title_sort What are multilevel questions and how might we explore them with quantitative methods?
author Lee, Valerie E.
author_facet Lee, Valerie E.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lee, Valerie E.
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos Multiníveis
Métodos Quantitativos
Sociologia da Educação
topic Modelos Multiníveis
Métodos Quantitativos
Sociologia da Educação
description Sistemas educacionais possuem uma estrutura hierárquica, na qual estudantes estão agrupados em turmas, que se agrupam em escolas. Essas estruturas hierárquicas têm diferentes níveis - o nível do aluno, o nível da turma, o nível da escola. Questões de pesquisa multiníveis buscam investigar relações entre fatores que atuam em distintos níveis. Este artigo discute as principais limitações das tentativas de abordar questões de pesquisa multiníveis com técnicas analíticas de um único nível e introduz algumas características relevantes da modelagem multinível, uma abordagem capaz de lidar adequadamente com questões multiníveis.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2199
10.18222/eae02420012199
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2199
identifier_str_mv 10.18222/eae02420012199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2199/2156
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; No. 24 (2001); 31-46
Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 24 (2001); 31-46
Estudos em Avaliação Educacional; No. 24 (2001); 31-46
Estudos em Avaliação Educacional; N. 24 (2001); 31-46
Estudos em Avaliação Educacional; n. 24 (2001); 31-46
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420716724224