Uma proposta de indicadores de desempenho para a educação superior brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertolin, Júlio C. G.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1966
Resumo: Este artigo propõe indicadores em nível de sistema para avaliar o desempenho da educação superior brasileira tendo em vista o desenvolvimento social e o crescimento econômico do país. Inicialmente, são apresentados alguns dos principais sistemas de indicadores internacionais de avaliação da educação superior, tais como os da Unesco e da OCDE. A seguir, é realizada uma análise do contexto socioeconômico brasileiro com base em índices utilizados em nível mundial, tais como IDH, GINI, PIB e taxas de atendimento educacionais. Por fim, se desenvolve uma proposta de sistema de indicadores estruturados de forma a avaliar o desempenho da educação superior em relação à desigualdade social, carência de capital humano qualificado, falta de qualidade educacional e atraso tecnológico, ainda presentes no contexto nacional atual.
id FCC-2_d6bf62149fbb7f19954ae33a75f76e12
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1966
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Uma proposta de indicadores de desempenho para a educação superior brasileiraEnsino SuperiorAvaliação de DesempenhoDados EstatísticosAvaliação da EducaçãoEste artigo propõe indicadores em nível de sistema para avaliar o desempenho da educação superior brasileira tendo em vista o desenvolvimento social e o crescimento econômico do país. Inicialmente, são apresentados alguns dos principais sistemas de indicadores internacionais de avaliação da educação superior, tais como os da Unesco e da OCDE. A seguir, é realizada uma análise do contexto socioeconômico brasileiro com base em índices utilizados em nível mundial, tais como IDH, GINI, PIB e taxas de atendimento educacionais. Por fim, se desenvolve uma proposta de sistema de indicadores estruturados de forma a avaliar o desempenho da educação superior em relação à desigualdade social, carência de capital humano qualificado, falta de qualidade educacional e atraso tecnológico, ainda presentes no contexto nacional atual.Fundação Carlos Chagas2011-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/196610.18222/eae225020111966Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 471-490Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 50 (2011); 471-490Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 471-490Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 50 (2011); 471-490Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 50 (2011); 471-4901984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1966/1942Bertolin, Júlio C. G.info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:30:13Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1966Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:30:13Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de indicadores de desempenho para a educação superior brasileira
title Uma proposta de indicadores de desempenho para a educação superior brasileira
spellingShingle Uma proposta de indicadores de desempenho para a educação superior brasileira
Bertolin, Júlio C. G.
Ensino Superior
Avaliação de Desempenho
Dados Estatísticos
Avaliação da Educação
title_short Uma proposta de indicadores de desempenho para a educação superior brasileira
title_full Uma proposta de indicadores de desempenho para a educação superior brasileira
title_fullStr Uma proposta de indicadores de desempenho para a educação superior brasileira
title_full_unstemmed Uma proposta de indicadores de desempenho para a educação superior brasileira
title_sort Uma proposta de indicadores de desempenho para a educação superior brasileira
author Bertolin, Júlio C. G.
author_facet Bertolin, Júlio C. G.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertolin, Júlio C. G.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Avaliação de Desempenho
Dados Estatísticos
Avaliação da Educação
topic Ensino Superior
Avaliação de Desempenho
Dados Estatísticos
Avaliação da Educação
description Este artigo propõe indicadores em nível de sistema para avaliar o desempenho da educação superior brasileira tendo em vista o desenvolvimento social e o crescimento econômico do país. Inicialmente, são apresentados alguns dos principais sistemas de indicadores internacionais de avaliação da educação superior, tais como os da Unesco e da OCDE. A seguir, é realizada uma análise do contexto socioeconômico brasileiro com base em índices utilizados em nível mundial, tais como IDH, GINI, PIB e taxas de atendimento educacionais. Por fim, se desenvolve uma proposta de sistema de indicadores estruturados de forma a avaliar o desempenho da educação superior em relação à desigualdade social, carência de capital humano qualificado, falta de qualidade educacional e atraso tecnológico, ainda presentes no contexto nacional atual.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1966
10.18222/eae225020111966
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1966
identifier_str_mv 10.18222/eae225020111966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1966/1942
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 471-490
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 50 (2011); 471-490
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 471-490
Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 50 (2011); 471-490
Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 50 (2011); 471-490
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419829628928