Os fatores reais de poder como obstáculos ao acesso à educação de qualidade: análise a partir do atual cenário dos cursos jurídicos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabriz, Daury Cesar
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pinheiro, Priscila Tinelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Faculdade de Direito de Vitória
Texto Completo: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/623
Resumo: The teaching situation - in all its stages - faces several problems that contribute to its precariousness. Faced with this situation, the State implemented measures, such as the National Education Plan (PNE), in order to guarantee access to education for all. However, this measure has contributed even more to the crisis faced by all legal higher education - which is the subject of this study - by increasing the number of vacancies in private and public legal courses throughout Brazil without the proper structure. In order to discuss this situation, Ferdinand Lassalle's proposal on the analysis of the Brazilian legal system, especially the Constitution, is based on the pressure exerted by the "real power factors" constituted by social groups that seek the prevalence of their interests in detriment of the interest of all Brazilian society in the legal system. It is intended to analyze, through bibliographic research, who are these groups that present themselves as impediments to access to quality higher education and contribute to the maintenance of the phenomenon of the massification of legal courses. It is therefore proposed to investigate the possible alternatives for achieving quality higher education without restricting access to the lower classes.
id FDV-1_98b941fd8524c478e0ed08b4ef1230fa
oai_identifier_str oai:191.252.194.60:fdv/623
network_acronym_str FDV-1
network_name_str Repositório da Faculdade de Direito de Vitória
repository_id_str
spelling Os fatores reais de poder como obstáculos ao acesso à educação de qualidade: análise a partir do atual cenário dos cursos jurídicos no BrasilDireito à EducaçãoEstadoFatores Reais de PoderMassificaçãoEnsino JurídicoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOThe teaching situation - in all its stages - faces several problems that contribute to its precariousness. Faced with this situation, the State implemented measures, such as the National Education Plan (PNE), in order to guarantee access to education for all. However, this measure has contributed even more to the crisis faced by all legal higher education - which is the subject of this study - by increasing the number of vacancies in private and public legal courses throughout Brazil without the proper structure. In order to discuss this situation, Ferdinand Lassalle's proposal on the analysis of the Brazilian legal system, especially the Constitution, is based on the pressure exerted by the "real power factors" constituted by social groups that seek the prevalence of their interests in detriment of the interest of all Brazilian society in the legal system. It is intended to analyze, through bibliographic research, who are these groups that present themselves as impediments to access to quality higher education and contribute to the maintenance of the phenomenon of the massification of legal courses. It is therefore proposed to investigate the possible alternatives for achieving quality higher education without restricting access to the lower classes.A situação do ensino – em todas as suas etapas – enfrenta diversos problemas que contribuem com a sua precarização. Diante desta situação, o Estado implantou medidas, como o Plano Nacional da Educação (PNE), em busca de garantir o acesso da educação a todos. Todavia, tal medida contribuiu ainda mais para a crise enfrentada por todo o ensino superior jurídico – que constitui objeto do presente estudo – por aumentar de forma demasiada a oferta de vagas nos cursos jurídicos privados e públicos em todo o Brasil sem a devida estrutura. Para discutir tal situação, recorre-se à proposta de Ferdinand Lassalle acerca da análise do sistema jurídico brasileiro, em especial, a Constituição a partir da pressão exercida pelos “fatores reais de poder” constituídos por grupos sociais que buscam a prevalência de seus interesses em detrimento do interesse de toda a sociedade brasileira no ordenamento jurídico. Pretende-se analisar, por meio da pesquisa bibliográfica, quem são estes grupos que se apresentam como impedimentos ao acesso ao ensino superior de qualidade e contribuem com a manutenção do fenômeno da massificação dos cursos jurídicos. Propõe-se, então, investigar quais seriam as possíveis alternativas para se alcançar um ensino superior de qualidade sem restringir o acesso às classes mais baixas.Faculdade de Direito de VitoriaBrasilFDV2019-07-11T20:15:59Z2019-06-262019-07-11T20:15:59Z2018-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFabriz, Daury César; Pinheiro, Priscila Tinelli. Os fatores reais de poder como obstáculos ao acesso à educação de qualidade: análise a partir do atual cenário dos cursos jurídicos no Brasil, Quaestio Iuris, Rio de Janeiro, vol. 11, nº. 03, p. 1398-149, set. 2018.10.12957/rqi.2018.252791516-0351http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/623porQuaestio IurisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFabriz, Daury CesarPinheiro, Priscila Tinellireponame:Repositório da Faculdade de Direito de Vitóriainstname:Faculdade de Direito de Vitória (FDV)instacron:FDV2021-02-09T14:35:09Zoai:191.252.194.60:fdv/623Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPRIhttp://www.repositorio.fdv.br:8080/oai/requestopendoar:2021-02-09T14:35:09Repositório da Faculdade de Direito de Vitória - Faculdade de Direito de Vitória (FDV)false
dc.title.none.fl_str_mv Os fatores reais de poder como obstáculos ao acesso à educação de qualidade: análise a partir do atual cenário dos cursos jurídicos no Brasil
title Os fatores reais de poder como obstáculos ao acesso à educação de qualidade: análise a partir do atual cenário dos cursos jurídicos no Brasil
spellingShingle Os fatores reais de poder como obstáculos ao acesso à educação de qualidade: análise a partir do atual cenário dos cursos jurídicos no Brasil
Fabriz, Daury Cesar
Direito à Educação
Estado
Fatores Reais de Poder
Massificação
Ensino Jurídico
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
title_short Os fatores reais de poder como obstáculos ao acesso à educação de qualidade: análise a partir do atual cenário dos cursos jurídicos no Brasil
title_full Os fatores reais de poder como obstáculos ao acesso à educação de qualidade: análise a partir do atual cenário dos cursos jurídicos no Brasil
title_fullStr Os fatores reais de poder como obstáculos ao acesso à educação de qualidade: análise a partir do atual cenário dos cursos jurídicos no Brasil
title_full_unstemmed Os fatores reais de poder como obstáculos ao acesso à educação de qualidade: análise a partir do atual cenário dos cursos jurídicos no Brasil
title_sort Os fatores reais de poder como obstáculos ao acesso à educação de qualidade: análise a partir do atual cenário dos cursos jurídicos no Brasil
author Fabriz, Daury Cesar
author_facet Fabriz, Daury Cesar
Pinheiro, Priscila Tinelli
author_role author
author2 Pinheiro, Priscila Tinelli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabriz, Daury Cesar
Pinheiro, Priscila Tinelli
dc.subject.por.fl_str_mv Direito à Educação
Estado
Fatores Reais de Poder
Massificação
Ensino Jurídico
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
topic Direito à Educação
Estado
Fatores Reais de Poder
Massificação
Ensino Jurídico
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
description The teaching situation - in all its stages - faces several problems that contribute to its precariousness. Faced with this situation, the State implemented measures, such as the National Education Plan (PNE), in order to guarantee access to education for all. However, this measure has contributed even more to the crisis faced by all legal higher education - which is the subject of this study - by increasing the number of vacancies in private and public legal courses throughout Brazil without the proper structure. In order to discuss this situation, Ferdinand Lassalle's proposal on the analysis of the Brazilian legal system, especially the Constitution, is based on the pressure exerted by the "real power factors" constituted by social groups that seek the prevalence of their interests in detriment of the interest of all Brazilian society in the legal system. It is intended to analyze, through bibliographic research, who are these groups that present themselves as impediments to access to quality higher education and contribute to the maintenance of the phenomenon of the massification of legal courses. It is therefore proposed to investigate the possible alternatives for achieving quality higher education without restricting access to the lower classes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-30
2019-07-11T20:15:59Z
2019-06-26
2019-07-11T20:15:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Fabriz, Daury César; Pinheiro, Priscila Tinelli. Os fatores reais de poder como obstáculos ao acesso à educação de qualidade: análise a partir do atual cenário dos cursos jurídicos no Brasil, Quaestio Iuris, Rio de Janeiro, vol. 11, nº. 03, p. 1398-149, set. 2018.
10.12957/rqi.2018.25279
1516-0351
http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/623
identifier_str_mv Fabriz, Daury César; Pinheiro, Priscila Tinelli. Os fatores reais de poder como obstáculos ao acesso à educação de qualidade: análise a partir do atual cenário dos cursos jurídicos no Brasil, Quaestio Iuris, Rio de Janeiro, vol. 11, nº. 03, p. 1398-149, set. 2018.
10.12957/rqi.2018.25279
1516-0351
url http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Quaestio Iuris
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Direito de Vitoria
Brasil
FDV
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Direito de Vitoria
Brasil
FDV
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Faculdade de Direito de Vitória
instname:Faculdade de Direito de Vitória (FDV)
instacron:FDV
instname_str Faculdade de Direito de Vitória (FDV)
instacron_str FDV
institution FDV
reponame_str Repositório da Faculdade de Direito de Vitória
collection Repositório da Faculdade de Direito de Vitória
repository.name.fl_str_mv Repositório da Faculdade de Direito de Vitória - Faculdade de Direito de Vitória (FDV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801226371002793984