Competência informacional desenvolvida em analfabetos e semi-analfabetos do conjunto Bárbara de Alencar II-Curió-Messejana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Carmo, Ana Virginia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/899
Resumo: Este estudo objetiva analisar a competência informacional nos analfabetos e semi-analfabetos residentes no Conjunto Bárbara de Alencar II- Curió- Messejana. Utilizando-se de revisão de literatura sobre o assunto, objetiva refletir a análise teórica e juntar com a prática de um grupo de leitura semanal na comunidade, desse modo busca entender como as informações chegam aos sujeitos envolvidos, seja de forma oral, escrita ou visual, além de verificar como eles  absorvem o que receberam com o auxilio de uma bibliotecária enquanto mediadora da informação. Nesse sentido, o estudo explorará o método qualitativo de revisão de literatura, além de se utilizar de grupo focal, roda de conversa, diário de bordo e observação para a coleta dos dados.  
id FEBAB-1_0ab2154aea8813bd2f5b8a5656be702d
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/899
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling Competência informacional desenvolvida em analfabetos e semi-analfabetos do conjunto Bárbara de Alencar II-Curió-MessejanaAnalfabetismo. Competência Informacional. BibliotecárioEste estudo objetiva analisar a competência informacional nos analfabetos e semi-analfabetos residentes no Conjunto Bárbara de Alencar II- Curió- Messejana. Utilizando-se de revisão de literatura sobre o assunto, objetiva refletir a análise teórica e juntar com a prática de um grupo de leitura semanal na comunidade, desse modo busca entender como as informações chegam aos sujeitos envolvidos, seja de forma oral, escrita ou visual, além de verificar como eles  absorvem o que receberam com o auxilio de uma bibliotecária enquanto mediadora da informação. Nesse sentido, o estudo explorará o método qualitativo de revisão de literatura, além de se utilizar de grupo focal, roda de conversa, diário de bordo e observação para a coleta dos dados.  Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/899Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 1836-18491980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/899/911Copyright (c) 2017 Ana Virginia Ferreira Carmohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Carmo, Ana Virginia2018-01-10T19:10:41Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/899Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2018-01-10T19:10:41RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência informacional desenvolvida em analfabetos e semi-analfabetos do conjunto Bárbara de Alencar II-Curió-Messejana
title Competência informacional desenvolvida em analfabetos e semi-analfabetos do conjunto Bárbara de Alencar II-Curió-Messejana
spellingShingle Competência informacional desenvolvida em analfabetos e semi-analfabetos do conjunto Bárbara de Alencar II-Curió-Messejana
Ferreira Carmo, Ana Virginia
Analfabetismo. Competência Informacional. Bibliotecário
title_short Competência informacional desenvolvida em analfabetos e semi-analfabetos do conjunto Bárbara de Alencar II-Curió-Messejana
title_full Competência informacional desenvolvida em analfabetos e semi-analfabetos do conjunto Bárbara de Alencar II-Curió-Messejana
title_fullStr Competência informacional desenvolvida em analfabetos e semi-analfabetos do conjunto Bárbara de Alencar II-Curió-Messejana
title_full_unstemmed Competência informacional desenvolvida em analfabetos e semi-analfabetos do conjunto Bárbara de Alencar II-Curió-Messejana
title_sort Competência informacional desenvolvida em analfabetos e semi-analfabetos do conjunto Bárbara de Alencar II-Curió-Messejana
author Ferreira Carmo, Ana Virginia
author_facet Ferreira Carmo, Ana Virginia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Carmo, Ana Virginia
dc.subject.por.fl_str_mv Analfabetismo. Competência Informacional. Bibliotecário
topic Analfabetismo. Competência Informacional. Bibliotecário
description Este estudo objetiva analisar a competência informacional nos analfabetos e semi-analfabetos residentes no Conjunto Bárbara de Alencar II- Curió- Messejana. Utilizando-se de revisão de literatura sobre o assunto, objetiva refletir a análise teórica e juntar com a prática de um grupo de leitura semanal na comunidade, desse modo busca entender como as informações chegam aos sujeitos envolvidos, seja de forma oral, escrita ou visual, além de verificar como eles  absorvem o que receberam com o auxilio de uma bibliotecária enquanto mediadora da informação. Nesse sentido, o estudo explorará o método qualitativo de revisão de literatura, além de se utilizar de grupo focal, roda de conversa, diário de bordo e observação para a coleta dos dados.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/899
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/899/911
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ana Virginia Ferreira Carmo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ana Virginia Ferreira Carmo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 1836-1849
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319777576386560