Valor de mercado e disclosure voluntário: estudo empírico em companhias listadas na BM&FBOVESPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Claudinéia Boaventura de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/516
Resumo: Este estudo analisou a relação existente entre o valor de mercado (mensurado pelo Q de Tobin) e a divulgação voluntária de informações econômicas, sociais e ambientais, em relatórios de sustentabilidade das companhias listadas na BM&FBovespa. Foram analisados, as Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFPs), os Relatórios Anuais (RA) e os Relatórios de Sustentabilidade Empresarial (RSE), no período de 2007 a 2011. Os resultados apontam a existência de relação significante e positiva entre a divulgação voluntária econômica e o valor de mercado das empresas; o mesmo não se dá em relação à divulgação voluntária ambiental que possui relação significante, porém negativa em relação ao Q de Tobin, demonstrando um trade-off entre a visão do investidor e do gestor, pois tal divulgação é estrategicamente relevante do ponto de vista da gestão dos negócios. Não há evidência de relação significante entre a divulgação social voluntária e valor de mercado das companhias. O estudo poderá contribuir para incentivar as companhias a divulgar informação voluntária de natureza econômica, social e ambiental tanto quantitativa como qualitativa, como medida estratégica, porém alinhada à sua missão e valores como forma de se comunicar com seus stakeholders e através desse canal obter vantagens quanto à eficiência na gestão e nas expectativas de continuidade dos negócios, atendendo ao enforcement de órgãos reguladores, da sociedade e de demais agentes que interferem nos negócios e possuem direitos legítimos. Tal incentivo representa medidas contingenciais e compensatórias capazes de reduzir riscos e transmitir responsabilidade corporativa e acompanham uma tendência global, a qual entende os fatores que envolvem ações de caráter ambiental e social como extensões da função social das empresas
id FECAP-0_31042aaa0c42e20be1b0ade6076ee752
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:tede/516
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Valor de mercado e disclosure voluntário: estudo empírico em companhias listadas na BM&FBOVESPADisclosure in accountingBusiness enterprises - FinanceValueDivulgação de informações contábeisEmpresas - Finanças - DesempenhoValor (Economia)CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISEste estudo analisou a relação existente entre o valor de mercado (mensurado pelo Q de Tobin) e a divulgação voluntária de informações econômicas, sociais e ambientais, em relatórios de sustentabilidade das companhias listadas na BM&FBovespa. Foram analisados, as Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFPs), os Relatórios Anuais (RA) e os Relatórios de Sustentabilidade Empresarial (RSE), no período de 2007 a 2011. Os resultados apontam a existência de relação significante e positiva entre a divulgação voluntária econômica e o valor de mercado das empresas; o mesmo não se dá em relação à divulgação voluntária ambiental que possui relação significante, porém negativa em relação ao Q de Tobin, demonstrando um trade-off entre a visão do investidor e do gestor, pois tal divulgação é estrategicamente relevante do ponto de vista da gestão dos negócios. Não há evidência de relação significante entre a divulgação social voluntária e valor de mercado das companhias. O estudo poderá contribuir para incentivar as companhias a divulgar informação voluntária de natureza econômica, social e ambiental tanto quantitativa como qualitativa, como medida estratégica, porém alinhada à sua missão e valores como forma de se comunicar com seus stakeholders e através desse canal obter vantagens quanto à eficiência na gestão e nas expectativas de continuidade dos negócios, atendendo ao enforcement de órgãos reguladores, da sociedade e de demais agentes que interferem nos negócios e possuem direitos legítimos. Tal incentivo representa medidas contingenciais e compensatórias capazes de reduzir riscos e transmitir responsabilidade corporativa e acompanham uma tendência global, a qual entende os fatores que envolvem ações de caráter ambiental e social como extensões da função social das empresasThis study examined the relationship between the market value (measured by Tobin's Q) and voluntary disclosure economic, social and environmental sustainability reports of companies listed on the BM&FBovespa. We analyzed the Standardized Financial Statements (SFS), Annual Reports (AR) and Sustainability Reports (SR) in the period from 2007 to 2011. The results indicate the existence of significant and positive relationship between voluntary disclosure economic and market value of companies, the same is not true with regard to voluntary disclosure environment that has a significant relationship, but negative in relation to Tobin's Q, demonstrating a trade vision-off between the investor and the manager, as such disclosure is strategically important from the viewpoint of business management. No evidence of a significant relationship between social voluntary disclosure and market value of companies. The study could help to encourage companies to voluntarily disclose information of an economic, social and environmental both quantitative and qualitative, as a strategic, yet aligned their mission and values as a way to communicate with their stakeholders and through that channel as to obtain benefits efficiency in management and business continuity expectations, given the enforcement of regulatory bodies, society and other agents that interfere in business and have direct legitimate. This incentive represents compensatory and contingency measures can reduce risks and transmit corporate responsibility and follow a global trend, which considers factors involving actions of a social and environmental function as extensions of social enterprisesFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoControladoria e ContabilidadeBRFECAPMestrado em Ciências ContábeisSilva, Aldy Fernandes daCPF:81684444691http://lattes.cnpq.br/0190161812948354Weffort, Elionor Farah JreigeCPF:14773512806http://lattes.cnpq.br/3929537799335350Ribeiro, Maísa de SouzaCPF:03206938805http://lattes.cnpq.br/4427718592325203Sousa, Claudinéia Boaventura de2015-12-03T18:35:25Z2013-08-062013-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSOUSA, Claudinéia Boaventura de. Valor de mercado e disclosure voluntário: estudo empírico em companhias listadas na BM&FBOVESPA. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2013.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/516porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:35:26Zoai:tede.fecap.br:tede/516Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:35:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Valor de mercado e disclosure voluntário: estudo empírico em companhias listadas na BM&FBOVESPA
title Valor de mercado e disclosure voluntário: estudo empírico em companhias listadas na BM&FBOVESPA
spellingShingle Valor de mercado e disclosure voluntário: estudo empírico em companhias listadas na BM&FBOVESPA
Sousa, Claudinéia Boaventura de
Disclosure in accounting
Business enterprises - Finance
Value
Divulgação de informações contábeis
Empresas - Finanças - Desempenho
Valor (Economia)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Valor de mercado e disclosure voluntário: estudo empírico em companhias listadas na BM&FBOVESPA
title_full Valor de mercado e disclosure voluntário: estudo empírico em companhias listadas na BM&FBOVESPA
title_fullStr Valor de mercado e disclosure voluntário: estudo empírico em companhias listadas na BM&FBOVESPA
title_full_unstemmed Valor de mercado e disclosure voluntário: estudo empírico em companhias listadas na BM&FBOVESPA
title_sort Valor de mercado e disclosure voluntário: estudo empírico em companhias listadas na BM&FBOVESPA
author Sousa, Claudinéia Boaventura de
author_facet Sousa, Claudinéia Boaventura de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Aldy Fernandes da
CPF:81684444691
http://lattes.cnpq.br/0190161812948354
Weffort, Elionor Farah Jreige
CPF:14773512806
http://lattes.cnpq.br/3929537799335350
Ribeiro, Maísa de Souza
CPF:03206938805
http://lattes.cnpq.br/4427718592325203
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Claudinéia Boaventura de
dc.subject.por.fl_str_mv Disclosure in accounting
Business enterprises - Finance
Value
Divulgação de informações contábeis
Empresas - Finanças - Desempenho
Valor (Economia)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Disclosure in accounting
Business enterprises - Finance
Value
Divulgação de informações contábeis
Empresas - Finanças - Desempenho
Valor (Economia)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description Este estudo analisou a relação existente entre o valor de mercado (mensurado pelo Q de Tobin) e a divulgação voluntária de informações econômicas, sociais e ambientais, em relatórios de sustentabilidade das companhias listadas na BM&FBovespa. Foram analisados, as Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFPs), os Relatórios Anuais (RA) e os Relatórios de Sustentabilidade Empresarial (RSE), no período de 2007 a 2011. Os resultados apontam a existência de relação significante e positiva entre a divulgação voluntária econômica e o valor de mercado das empresas; o mesmo não se dá em relação à divulgação voluntária ambiental que possui relação significante, porém negativa em relação ao Q de Tobin, demonstrando um trade-off entre a visão do investidor e do gestor, pois tal divulgação é estrategicamente relevante do ponto de vista da gestão dos negócios. Não há evidência de relação significante entre a divulgação social voluntária e valor de mercado das companhias. O estudo poderá contribuir para incentivar as companhias a divulgar informação voluntária de natureza econômica, social e ambiental tanto quantitativa como qualitativa, como medida estratégica, porém alinhada à sua missão e valores como forma de se comunicar com seus stakeholders e através desse canal obter vantagens quanto à eficiência na gestão e nas expectativas de continuidade dos negócios, atendendo ao enforcement de órgãos reguladores, da sociedade e de demais agentes que interferem nos negócios e possuem direitos legítimos. Tal incentivo representa medidas contingenciais e compensatórias capazes de reduzir riscos e transmitir responsabilidade corporativa e acompanham uma tendência global, a qual entende os fatores que envolvem ações de caráter ambiental e social como extensões da função social das empresas
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-06
2013-06-17
2015-12-03T18:35:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Claudinéia Boaventura de. Valor de mercado e disclosure voluntário: estudo empírico em companhias listadas na BM&FBOVESPA. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2013.
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/516
identifier_str_mv SOUSA, Claudinéia Boaventura de. Valor de mercado e disclosure voluntário: estudo empírico em companhias listadas na BM&FBOVESPA. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2013.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850328613453824