The third sector as a field of research and labor market for management professionals
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração Pública |
Texto Completo: | https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/7644 |
Resumo: | Programa de Estudos em Gestão SocialA expressão "terceiro setor" é ainda recente entre os profissionais das ciências sociais. Foi cunhada para conceituar as organizações que, sendo privadas, não se orientam para a conquista do lucro, e que, apesar de apresentarem um modelo organizacional interno típico de uma instituição privada, prestam serviços de interesse público. Essas organizações correspondema um amplo arco de entidades que desenvolvem atividades as mais diversas, desde assistência social e assessoria técnica dosmais diversos tipos até formulação e desenvolvimento de políticas públicas. São entidades com características híbridas, pois formam uma espécie de cunha ou interface entre papéis tradicionais do Estado e os do mercado, atuando simultaneamente nas duas esferas: têm a flexibilidade, agilidade e eficiência do mercado e a fidelidade a compromissos sociais e coletivos que o Estado moderno precisa ter na área social. |
id |
FGV-4_bdc2d69e95683f313e248218a8c48808 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/7644 |
network_acronym_str |
FGV-4 |
network_name_str |
Revista de Administração Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
The third sector as a field of research and labor market for management professionalsEl tercer sector como un campo de investigación y el mercado laboral de los profesionales de gestióno terceiro setor como campo de pesquisas e mercado de trabalho para os profissionais de administraçãoPrograma de Estudos em Gestão SocialA expressão "terceiro setor" é ainda recente entre os profissionais das ciências sociais. Foi cunhada para conceituar as organizações que, sendo privadas, não se orientam para a conquista do lucro, e que, apesar de apresentarem um modelo organizacional interno típico de uma instituição privada, prestam serviços de interesse público. Essas organizações correspondema um amplo arco de entidades que desenvolvem atividades as mais diversas, desde assistência social e assessoria técnica dosmais diversos tipos até formulação e desenvolvimento de políticas públicas. São entidades com características híbridas, pois formam uma espécie de cunha ou interface entre papéis tradicionais do Estado e os do mercado, atuando simultaneamente nas duas esferas: têm a flexibilidade, agilidade e eficiência do mercado e a fidelidade a compromissos sociais e coletivos que o Estado moderno precisa ter na área social.Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE)1999-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/rap/article/view/7644Brazilian Journal of Public Administration; Vol. 33 No. 3 (1999); 187 a 190Revista de Administração Pública; Vol. 33 Núm. 3 (1999); 187 a 190Revista de Administração Pública; v. 33 n. 3 (1999); 187 a 1901982-31340034-7612reponame:Revista de Administração Públicainstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/rap/article/view/7644/6189Barros, Marco Aurélio Nunes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-03-18T16:01:01Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/7644Revistahttps://ebape.fgv.br/publicacoes/rapONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rap@fgv.br1982-31340034-7612opendoar:2013-03-18T16:01:01Revista de Administração Pública - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The third sector as a field of research and labor market for management professionals El tercer sector como un campo de investigación y el mercado laboral de los profesionales de gestión o terceiro setor como campo de pesquisas e mercado de trabalho para os profissionais de administração |
title |
The third sector as a field of research and labor market for management professionals |
spellingShingle |
The third sector as a field of research and labor market for management professionals Barros, Marco Aurélio Nunes de |
title_short |
The third sector as a field of research and labor market for management professionals |
title_full |
The third sector as a field of research and labor market for management professionals |
title_fullStr |
The third sector as a field of research and labor market for management professionals |
title_full_unstemmed |
The third sector as a field of research and labor market for management professionals |
title_sort |
The third sector as a field of research and labor market for management professionals |
author |
Barros, Marco Aurélio Nunes de |
author_facet |
Barros, Marco Aurélio Nunes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Marco Aurélio Nunes de |
description |
Programa de Estudos em Gestão SocialA expressão "terceiro setor" é ainda recente entre os profissionais das ciências sociais. Foi cunhada para conceituar as organizações que, sendo privadas, não se orientam para a conquista do lucro, e que, apesar de apresentarem um modelo organizacional interno típico de uma instituição privada, prestam serviços de interesse público. Essas organizações correspondema um amplo arco de entidades que desenvolvem atividades as mais diversas, desde assistência social e assessoria técnica dosmais diversos tipos até formulação e desenvolvimento de políticas públicas. São entidades com características híbridas, pois formam uma espécie de cunha ou interface entre papéis tradicionais do Estado e os do mercado, atuando simultaneamente nas duas esferas: têm a flexibilidade, agilidade e eficiência do mercado e a fidelidade a compromissos sociais e coletivos que o Estado moderno precisa ter na área social. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-03-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/7644 |
url |
https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/7644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/7644/6189 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Public Administration; Vol. 33 No. 3 (1999); 187 a 190 Revista de Administração Pública; Vol. 33 Núm. 3 (1999); 187 a 190 Revista de Administração Pública; v. 33 n. 3 (1999); 187 a 190 1982-3134 0034-7612 reponame:Revista de Administração Pública instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Revista de Administração Pública |
collection |
Revista de Administração Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração Pública - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rap@fgv.br |
_version_ |
1798943767084924928 |