Efeito da Formação Docente Sobre Proficiência no Início do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Filho,Geraldo Andrade da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Economia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402019000300385
Resumo: Resumo Estimam-se efeitos da formação docente do EF em escolas públicas sobre desempenho dos alunos por meio de modelo de valor adicionado, lidando com endogeneidade. Não foram encontrados efeitos estatisticamente significantes da formação superior sobre a proficiência de seus alunos. Entretanto, alunos que tiveram docentes formados em Matemática apresentaram ganho médio de proficiência em Matemática de cerca de 4 pontos na escala SAEB (7% do ��) superior aos alunos que tiveram docentes sem formação superior. Já o efeito de docentes formados em Letras foi menor, com ganho médio de proficiência em Matemática de cerca de 1,4 ponto (2,6% do ��).
id FGV-8_6f2fb6490dd21af79ac5ca41736a93f8
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71402019000300385
network_acronym_str FGV-8
network_name_str Revista Brasileira de Economia (Online)
repository_id_str
spelling Efeito da Formação Docente Sobre Proficiência no Início do Ensino FundamentalModelo de valor adicionadoformação docentequalidade do professorprimeiro ciclo do ensino fundamentalResumo Estimam-se efeitos da formação docente do EF em escolas públicas sobre desempenho dos alunos por meio de modelo de valor adicionado, lidando com endogeneidade. Não foram encontrados efeitos estatisticamente significantes da formação superior sobre a proficiência de seus alunos. Entretanto, alunos que tiveram docentes formados em Matemática apresentaram ganho médio de proficiência em Matemática de cerca de 4 pontos na escala SAEB (7% do ��) superior aos alunos que tiveram docentes sem formação superior. Já o efeito de docentes formados em Letras foi menor, com ganho médio de proficiência em Matemática de cerca de 1,4 ponto (2,6% do ��).Fundação Getúlio Vargas2019-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402019000300385Revista Brasileira de Economia v.73 n.3 2019reponame:Revista Brasileira de Economia (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.5935/0034-7140.20190018info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Filho,Geraldo Andrade dapor2019-11-22T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71402019000300385Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbe/issue/archivehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@fgv.br1806-91340034-7140opendoar:2019-11-22T00:00Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da Formação Docente Sobre Proficiência no Início do Ensino Fundamental
title Efeito da Formação Docente Sobre Proficiência no Início do Ensino Fundamental
spellingShingle Efeito da Formação Docente Sobre Proficiência no Início do Ensino Fundamental
Silva Filho,Geraldo Andrade da
Modelo de valor adicionado
formação docente
qualidade do professor
primeiro ciclo do ensino fundamental
title_short Efeito da Formação Docente Sobre Proficiência no Início do Ensino Fundamental
title_full Efeito da Formação Docente Sobre Proficiência no Início do Ensino Fundamental
title_fullStr Efeito da Formação Docente Sobre Proficiência no Início do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Efeito da Formação Docente Sobre Proficiência no Início do Ensino Fundamental
title_sort Efeito da Formação Docente Sobre Proficiência no Início do Ensino Fundamental
author Silva Filho,Geraldo Andrade da
author_facet Silva Filho,Geraldo Andrade da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Filho,Geraldo Andrade da
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo de valor adicionado
formação docente
qualidade do professor
primeiro ciclo do ensino fundamental
topic Modelo de valor adicionado
formação docente
qualidade do professor
primeiro ciclo do ensino fundamental
description Resumo Estimam-se efeitos da formação docente do EF em escolas públicas sobre desempenho dos alunos por meio de modelo de valor adicionado, lidando com endogeneidade. Não foram encontrados efeitos estatisticamente significantes da formação superior sobre a proficiência de seus alunos. Entretanto, alunos que tiveram docentes formados em Matemática apresentaram ganho médio de proficiência em Matemática de cerca de 4 pontos na escala SAEB (7% do ��) superior aos alunos que tiveram docentes sem formação superior. Já o efeito de docentes formados em Letras foi menor, com ganho médio de proficiência em Matemática de cerca de 1,4 ponto (2,6% do ��).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402019000300385
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402019000300385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/0034-7140.20190018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getúlio Vargas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getúlio Vargas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Economia v.73 n.3 2019
reponame:Revista Brasileira de Economia (Online)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Revista Brasileira de Economia (Online)
collection Revista Brasileira de Economia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@fgv.br
_version_ 1754115905998028800